domingo, 23 de fevereiro de 2014

Trunfo na manga

Embora com ligeira queda nas últimas pesquisas , se a eleição fosse hoje a presidenta Dilma Roussef ainda venceria no primeiro turno. A conclusão é do Datafolha, cuja última pesquisa registra 47% das intenções de voto para Dilma, 17% para Aécio Neves e 12% para Eduardo Campos. Segundo o Datafolha, o único cenário que levaria a eleição para um segundo turno, este ano, seria com a presença de Marina Silva e – pasmem – Joaquim Barbosa na corrida sucessória presidencial. Neste cenário Dilma teria 40%, Marina 17%, Barbosa 14% e Aécio 12%, o que somaria 43% os votos da oposição. Tal situação, porém, parece distante porque Marina Silva deve ser anunciada na próxima semana como vice do governador Eduardo Campos, e Joaquim Barbosa já disse em nota que não pretende concorrer às eleições presidenciais deste ano. De qualquer modo, mesmo que tal cenário se desenhe, o PT tem um trunfo na manga: Lula. O ex-presidente continua o campeão das intenções de votos, com mais de 50%, mesmo declarando que não é candidato.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nenhum, Barbosa e Marina é confiável. Será necessário aguardar as candidaturas. A imprensa, enquanto isso, trabalha sobre a pior hipótese para Dilma.
Não sou cientista político da Globo mas acho que é possível.
Candidatos a um cargo desse, especialmente os da oposição, sujeitam-se a tudo pelo orgulho e pela ânsia descomunal de vitória capaz de destruir o adversário como for possível. E eles farão até o impossível. É da índole do invejoso, do orgulhoso e do vingativo.