terça-feira, 4 de outubro de 2011

Conselhos dispensáveis

O jornal britânnico "Financial Times" criticou nesta terça-feira a presidente Dilma Roussef por ter dado conselhos à União Européia para solucionar a sua crise econômica. O jornal disse que os conselhos soaram "hipócritas". Manifestou, ainda, a sua surpresa por ter a presidente brasileira oferecido ajuda à Itália, pois considera este país muito mais rico do que o Brasil. Dilma, na verdade, disse, durante a reunião da 5a. Cupula Brasil-União Européia, na Béliga: "A União Européia pode contar com o Brasil para enfrentar a crise". O jornal britânico, no entanto, apesar das críticas, reconhece que o Brasil tem excelente estabilidade econômica, o mais sólido sistema bancário do mundo e uma robusta reserva no exterior. `Por isso - acrescenta o periódico - não há dúvidas de que o Brasil se sente agora no direito de distribuir conselhos, apesar de tolos".  Um lembrete ao jornal inglês: só aceita conselhos quem quer. Se ele reconhece que o Brasil é economicamente forte e ainda assim acha os conselhos tolos, então, azar deles.

2 comentários:

Anônimo disse...

É um absurdo o Brasil oferecer ajuda a quem não precisa realmente, com tantas carências aqui dentro, em especial na educação e saúde. Essa crise é mais política que econômica e os gregos fazem bem em se sublevarem.
Ademais, os europeus - em especial a Espanha, Portugal e Inglaterra - vivem deportando brasileiros, boa parte deles com documentação legal, a caminho de outros países, para bolsas de estudo. Que se lixem esses gringos!Quando o Brasil precisou, vinham aqui promover o arrocho salarial, as demissões e a miséria. É por isso que dizem que somos "tão bonzinhos"!
Essa crise vai ainda vai durar, a PIB americano de hoje, mais uns 40 anos, pois existem no mundo MAIS DE 600 TRILHÕES DE DÓLARES EM DERIVATIVOS rolando soltos, SEM LASTRO, no mercado. Uma riqueza fictícia! Mas, quando os ricos precisam realizar "um tantinho" qualquer, botam os pobres para trabalhar como escravos para materializar uma riqueza que só existe no papel! E assim caminha a humanidade... E ainda ficam os economistas teorizando uma questão que é POLÍTICA apenas!

Anônimo disse...

A imprensa inglesa é pródiga em criar polêmicas e não arredam pé da prepotência e da soberba. Já esqueceram dos trambiques dados por vários países do poderíssimo eixo do Euro. Além do mais, tanto a Dilma sabe que a crise é mais política, que aproveitou para fazer um auê em cima dos gringos recalcados com a economia do Brasil. Eles esqueceram que Roma caiu...