quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Na esfera da palavra

Com esse título acabei de ler um livro que trata, num dos capítulos, da utilização da palavra, enfocando as consequências do seu mau uso. O texto, muito interessante, diz o seguinte: "Certa palavra delituosa foi projetada ao mundo por uma boca leviana e, em breves dias, desse quase imperceptível fermento de incompreensão, nasceu vasta epidemia de maledicência. Da maledicência surgiram apontamentos ingratos, estabelecendo grande infestação de calúnia. Da calúnia apareceram observações impróprias, gerando discórdia, perturbação, desânimo e enfermidade. De semelhantes desequilíbrios emergiram conflitos e desvarios, criando aflição e ruína, guerra e morte". E, mais adiante: "Bocas reunidas na exaltação do mal assemelham-se a caixotes de lixo, vazando bacilos de delinquência e desagregação espiritual". Não sei porque, mas ao ler esse texto me veio à mente a ampla cobertura que a chamada Grande Imprensa fez do julgamento do mensalão.

3 comentários:

Georgina Sampaio disse...

Sim, Ribamar!
Mas a Globo está fora disso!
A Globo está muito acima disso tudo. É muito mais degradante e lastimável o que esses Marinhos acumpliciados por vários "jornalistas" de notícia pronta fazem no nosso País.
Ela "apenas" comanda as ilicitudes da imprensa. E flutua como uma grande ave de rapina a sugar o dinheiro de quantos jogam para lá o dinheiro ganho com a publicidade (e botam um bocado nos seus bolsos).

Anônimo disse...

E disso tudo tudo criou-se o PSDB, o DEM, o PPS e quem comanda esses esconderijos de bandidos sem coldre.

Anônimo disse...

Queria eu viver mais 50 anos. Poderia, então, provar, infelizmente, que estou certo quando falo que a Globo continuará a verter ódio, desinformação e politiocagem por todo o Brasil.