segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Pura maldade

Através do combativo Evandro Souza tomo conhecimento de que o Banco da Amazônia decidiu pagar o 13º salário aos aposentados e pensionistas somente no dia 20 deste mes. Sem dúvida é pura maldade do presidente Abdias, uma represália porque grande parte de aposentados e pensionistas não aderiu ao tal plano saldado da Capaf. O que surpreende é que o Basa, além de desrespeitar lei federal que manda pagar o 13º antes daquela data, também ignora solenemente decisão judicial. E não acontece nada??? A seguir transcrevo nota do Evandro sobre a questão: "Continuo incrédulo diante da cruel e desumana atitude do Banco da Amazônia em querer pagar nosso abono natalino somente no dia 20. O Comunicado da CAPAF deixa claro que o banco não cumpre e ainda desafia Sentença Judicial. Isso é grave, gravíssimo. Correndo o risco de pagar multa diária de R$-500.000,00, , mesmo assim a decisão foi tomada. De quem partiu a idéia ? Qual a pretensão da atitude ? Amedrontar um contingente de aposentados e pensionistas que, inteligente e corajosamente não aceitam o oferecimento desses novos planos ? O Dr. Abdias, como funcionário do Banco do Brasil, sabe de cor e salteado que a adesão dos aposentados à PREVI se deu de forma ilegal, compulsória. Foi na época da Ditadura, onde prevalecia o sistema de repressão. E vejam que a PREVI nasceu forte, robusta. Também êle sabe que o BB perdeu todas, TODAS, as ações trabalhistas.Disso, falarei no próximo comentário. Senhor Presidente, tenha mais sensibilidade ! Não sei qual o foco ou o motivo de sua impensada atitude. Mas feriu de morte a ordem jurídica e abateu a dignidade de seus ex-colaboradores, quando deixarão de pagar seus compromissos assumidos para os dias 10 e 11. O senhor acha de pequeno valor a multa diária de quinhentos mil reais ? Quem vai pagar essa conta ? O senhor tem a exata noção das consequências negativas que advirão ? Tem plena consciência do número de idosos que irão parar nos hospitais ou mesmo no cemitério ? Essa queda de braço não serve para ninguem. E em sendo represália, pior ainda. O sentimento de revolta, angústia e sofrimento está correndo nas veias de todos nós, aposentados e pensionistas do plano BD. Essa nefasta e inconsequente decisão sepulta, de vez, tentativas de implantação dos novos planos, tamanho o descrédito a ser imputado a qualquer tipo de compromisso que o banco venha firmar. Se o banco não cumpre Sentença Judicial, vai cumprir algum compromisso logo com a CAPAF ? Senhor Presidente, não temos mais voz para gritar, mas resta-nos as mãos, embora trêmulas, para registrar nosso protesto e nota de repúdio contra à atitude mesquinha que o Banco da Amazônia acabou de praticar. Meus pêsames, senhor Presidente Evandro Fernandes Souza, ex-gerente

3 comentários:

Anônimo disse...

O jornal liberal publicou uma pequena nota no repórter 70 no sábado passado dizendo que a capaf tinha conseguido o número de adesões suficientes para a implantação do novo plano. O que seria feito já em 2013.
Creio ser ameaça aos aposentados que o jornal faz a favor de um anunciante.

Madison Paz de Souza disse...

Nada mais que notinha plantada para influenciar os que não aderiram e que são do tipo que torce pelo time que está ganhando, Com certeza serão pouquíssimos os que se impressionarão com a notícia, até porque o senso da razão ainda não abandonou qualquer dos participantes, principalmente os participando do BD e os ditos de responsabilidade do BASA, já calejados por todo o tipo de assédio a que vêm sendo submetidos desde quando aprovados pela PREVIC os tais planos saldados.
A informação plantada no Repórter 70 de O Liberal tem ainda o condão de fazer parecer que a implantação dos Planos Saldados se fará com a consistência técnica necessária. No entanto, propositalmente lacônica, a notícia não cita o número de adesões necessárias.
Ora, senhores, a implantação desses planos que, anunciado ao final de 2009 precisaria de 95$% de adesões, misteriosamente passou a ser de 95% OU PERCENTUAL TECNICAMENTE ACEITÁVE, lógico que a critério de BASA e PREVIC e não dos participantes que, do futuro desses planos serão nada mais que vítimas. Que esses Planos serão implantados no início de 2013, se nenhuma ação preventiva for tomada pela AABA, AEBA e Sindicato do Maranhão e de São Paulo, em face das ações judiciais em curso ou já transitadas em julgado, não se pode duvidar, seja com 1% ou qualquer outro número porque essa é a única forma do BASA e PREVIC sepultarem as suas responsabilidades na situação a que chegou a CAPAF. Pelo que decorrer de mais uma atitude inconsequente (implantação com baixo número de adesões) responderão em futuro muito breve, não mais o BASA nem a PREVIC, mas, simples e solitariamente, os que aos planos tiverem aderido. A primeira grande "paulada" virá quando ao final do primeiro exercício de funcionamento, esses planos tiverem os seus Planos de Custeio reavaliados. Todo o potencial implosivo contido na implantação com um número de adesões impublicáveis ou, acaso, publicados sem uma estreita consonância com a verdade explodirá de forma impiedosa contras os seus participantes.
Vejam que quando a premissa era a implantação com 95% de adesões, a projeção da contribuição mensal do participante era de 27,16%. A partir desse número, imagine-se, mesmo sem os necessários rigores da ciência atuarial, qual o percentual de contribuição será cobrado depois da primeira reavaliação do Plano de Custeio. E lembre-se que a reavaliação dos Planos de Custeio em qualquer atividade dependente da ciência atuarial acontece anualmente. Combatendo essa perspectiva, argumentos certamente monossilábicos fluirão, raivosos, “assinados” pelos Srs.“BANCÁRIO SENSATO”, “ESSE CARA SOU EU” e outros defensores dos Planos Saldados. É natural; já espero!

evandro show disse...

O número de adesões está guardado no fundo do baú do interventor da CAPAF. Ninguem sabe, ninguem viu.
Estratégia suicida.
Boatos correm soltos de que os planos serão mesmo implantados no próximo janeiro, qualquer que seja o número de adesões. Se já começarem desequilibrados, será simplesmente voo de galinha.
Doido, maluco quem aderir.