quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Performance do Basa

Os senadores da Região Amazônica deverão se reunir com a diretoria do Banco da Amazonia nos próximos dias para discutir a performance do Banco na gestão de Abdias Junior, no cargo desde 2007. A realização do encontro foi garantida pelo líder do governo no Senado, senador Romero Jucá, após uma reunião com  os senadores Valdir Raupp, Blairo Maggi, Jaime Campos, Sergio Petecão, Acir Gurgacy, Vanessa Grazzolin e Flexa Ribeiro. Os senadores da Amazonia querem saber por que o Basa, na gestão de Abdias Junior, priorizou os grandes empresários, destinando-lhes 56% dos seus recursos, ao mesmo tempo em que deixou de aplicar na região meio bilhão de reais em 2008 e 1 bilhão e 200 milhões de reais em 2009, recursos constitucionalmente destinados pelo Fundo Constitucional do Norte (FNO) a investimentos no setor produtivo rural. Segundo estudos do Ministério do Planejamento os investimentos do Basa estão sofrendo retração, não conseguindo investir nos últimos cinco anos sequer a metade da dotação anual autorizada. Os senadores também estão preocupados com o índice de inadimplência do Basa que passou de 3,2% em 2007 para 6,4% em 2009. Relatório do Tribunal de Contas da União constatou que há um baixo cumprimento de metas de fiscalização no Banco da Amazônia que chegam a apenas 49%, o que concorre paraos elevados índices de inadimplência do Pronaf. Na raiz do problema, além da forma de gestão da atual diretoria, está a morosidade com que o Banco atua na área de informática. Em 2004 o Banco contratou a empresa Cobra para reformular sua tecnologia e em 2009 o contrato, com 15 aditivos, já estava em R$ 187 milhões e nada melhorou. O banco caminha para um colapso tecnológico, conforme apuraram os senadores. O resultado da atual administração, à frente Abdias Junior, é que o Basa caiu para o oitavo lugar no ranking de desempenho dos bancos, apresentando este ano um lucro de apenas R$ 43,3 milhões. Agora, uma perguntinha: se eles sabem de tudo isso por que Abdias continua presidente?

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ribamar,
Você disse tudo. Mas, por quanto tempo ainda essa perguntinha vai continuar gritando? Que força tem esse abidias!!! É tudo muito estranho. . .

João de Deus Mazzila disse...

Esse tal de Abdias não é aquele que toca sanfona?
Só pode ser. Ou então ele foi para o BASA exatamente para fazer o que faz...
Muito simples, assim.

Angelina Dummond disse...

Nesta semana teve início nas TVs de Belém a divulgação de uma nova peça publicitária do BASA, fazendo louvores à atuação desse banco no desenvolvimento da Região.
Ou os caras estão brincando com o povo amazônida ou é boi de piranha para disfarçar a encampação pelo Banco do Brasil.
Todo sabido safado pensa que os outros todos são idiotas...