quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Propaganda brega

A propaganda veiculada pelo Tribunal Superior Eleitoral nas emissoras de televisão, sobre o plebiscito que decidirá a criação ou não de dois novos Estados no Pará, apresenta os eleitores paraenses como se fossem bregas e caipiras. Basta observar a roupa e o comportamento dos eleitores que, na propaganda,  estariam voltando para exercerem o voto. Além de enorme mau gosto, a propaganda expôe uma imagem falsa do povo paraense. Será que lá no Sul e Sudeste eles pensam que nós, aqui do Norte, somos mesmo daquele jeito?

Restaurando o diploma

O Senado aprovou nesta quarta-feira, em primeiro turno, por 65 votos contra 7, a Proposta de Emenda Constitucional que restabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. A obrigatoriedade do diploma foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal em junho de 2009, quando a maioria dos ministros entendeu que a obrigatoriedade seria limitar o exercício da profissão, em desacordo com a liberdade de expressão. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Na verdade, é dificil entender a decisão do STF, já que  todas as demais profissões exigem o diploma para o seu exercício, o que é o certo, pois de outro modo não haveria necessidade de faculdades. Os bacharéis em Direito, inclusive, além do diploma, necessitam também do exame da OAB para trabalharem. Por que só o jornalismo não precisa de diploma? Ao aprovar a PEC que restaura a obrigatoriedade do diploma de jornalista o Senado faz justiça aos profissionais da imprensa, o que o STF não fez.

Seminário

A Associação dos Empregados do Banco da Amazonia (AEBA) e a Associação dos Aposentados e Pensionistas do Banco da Amazonia (AABA) realizam nesta quarta-feira, 30, um seminário em Belém para discutir o problema da Caixa de Aposentadoria Complementar dos Funcionários do Basa (CAPAF), que está sob intervenção. O seminário começou às 8,30 hrs, no auditório do CREA-Pa, tendo como participantes, entre outros, Roberto Duarte, Madison Souza, Miguel Carneiro, Agildo Monteiro,  Francisco Sidou e Silvio Kanner. O tema do seminário é "Uma solução para a CAPAF". O mais interessante é que o fantasma João Almeida mandou para muita gente um e-mail criticando a iniciativa da AEBA e AABA, sendo fácil perceber a sua frustração por não ter sido aprovado o tal plano safado. Ora, João - ou Salles - quem se esconde atrás de um pseudônimo para atacar os outros não merece crédito nem respeito, porque não tem coragem de assumir o que diz. Melhor, então, continuar nas trevas para não ser identificado.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Greve na Justiça

Cerca de 5.600 magistrados (3.600 juizes do Trabalho e 2.000 juizes federais) deverão paralisar suas atividades nesta quarta-feira por melhores salários. A greve, que implicará na remarcação de mais de 20 mil audiências trabalhistas, foi convocada pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e pela Associação dos Juizes Federais (Ajufe). Nesta terça-feira os juizes federais entregaram à Advocacia Geral da União (AGU) as intimações e citações acumuladas desde o dia 17 de outubro último, quando iniciaram um boicote contra o governo  federal. A decisão do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, de cortar o ponto dos juizes  e servidores grevistas, não intimidou a Anamatra, que manteve a greve para esta quarta-feira. No Maranhão prossegue a greve de policiais militares e bombeiros, engrossada nesta terça-feira pela adesão da Policia Civil, o que obrigou o Exército a patrulhar as ruas da capital. Todas essas greves são notícia destacada nos veículos de comunicação de massa (jornais, radio e televisão), menos a greve dos funcionários do Banco da Amazonia, que já ultrapassou os 60 dias e continua ignorada pela imprensa e autoridades.  Por que será?

Sinecura

O deputado Cândido Vacarezza, líder do governo na Câmara Federal, disse que a maioria dos funcionários dos deputados "jamais pisou" no Congresso. A declaração,  uma tentativa de atenuar a situação do ministro Carlos Lupi, do Trabalho, acusado de ter sido funcionário fantasma da Câmara durante seis anos, acabou expondo  as vísceras do Legislativo Nacional, onde devem existir fantasmas nos gabinetes de quase todos os parlamentares, com a conivência deles. Talvez por isso em algumas ocasiões o Congresso pareça uma casa mal-assombrada. Além dos funcionários-fantasmas tem políticos que são verdadeiros zumbis e outros que parecem ter saido de  sarcófagos, verdadeiras múmias.

Comodidade

Meu velho amigo Sidou reconhece o meu "faro" jornalístico por ter percebido, em contato direto com o povo de Belém, que a divisão do Pará dificilmente acontecerá porque a maioria do eleitorado paraense, concentrado na capital e municipios vizinhos, é contra a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. Isso não significa, no entanto, que eu esteja de acordo com essa posição. Continuo convencido de que a criação de novos Estados ainda é a melhor solução para o desenvolvimento daquelas regiões distantes, onde o poder público não chega. Sidou diz que o problema não é de tamanho, mas de gestão pública. E afirma, enfáticamente, usando a  linguagem dos políticos: ""Precisamos mudar o modelo de gestão pública".  Que é preciso mudar todo mundo sabe,  mas quando? O que você e os que são contra a divisão estão fazendo para mudar esse modelo? Nada. E enquanto não mudam o modelo  os paraenses que vivem naquelas regiões, distante de tudo e de todos, sem infra-estrutura, sem saúde, educação, etc. continuam sobrevivendo por conta da bondade de Deus. Morando em Belém e adjacências, portanto, que tem tudo à disposição, fica  fácil e cômodo ser contra, o que revela total despreocupação com os conterrâneos que vivem naquelas áreas e que, como todo paraense, também merecem usufruir dos benefícios que a capital e a sua proximidade oferecem. Lamento por eles.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Socialistas verdes

Os antigos comunistas, hoje socialistas, poderão ficar verdes. Explica-se: o Partido Popular Socialista  (PPS) , ex-PCB, poderá transformar-se em Partido Socialista Verde (PSV), conforme proposta aprovada em encontro realizado em Pernambuco no último final de semana. A reunião foi preparatória para o 17º Congresso Nacional do partido, de 9 a 11 de dezembro próximo, em São Paulo. O objetivo da mudança de nome é atrair para os seus quadros a ex-ministra Marina Silva, os seus seguidores e os dissidentes do Partido Verde, preparando-se para disputar as eleições presidenciais de 2014 com candidato próprio. A mudança, no entanto, só deverá ocorrer um ano antes do pleito.

Vacina contra o câncer

Cientistas brasileiros conseguiram desenvolver uma vacina contra o câncer utilizando
 o trypanosoma cruzis ( o barbeiro) causador da doença de chagas. A pesquisa foi publicada pela revista científica americana PNAS. O estudo reuniu cientistas do Centro de Pesquisa René Rachou (Fiocruz), da Universidade Federal de Minas Gerais e do Instituto Ludwig, de Nova York. A vacina já foi testada com sucesso em ratos e agora deverá ser testada também em cachorros, antes de ser aplicada em humanos. Sem dúvida uma esperança para o futuro.

domingo, 27 de novembro de 2011

Punição no bolso

A corregedora geral do Conselho Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, defendeu a urgente atualização da Lei Orgânica da Magistratura que regulamenta as penas aos juizes. A Lei, elaborada em 1979, está defasada inclusive em relação à Constituição Federal de 1988. Nessa lei a pena prevista para magistrados envolvidos com corrupção é a aposentadoria compulsória, sem prejuizo dos seus salários. "Hoje em dia aposentadoria não é mais punição", disse a ministra, que criticou o Supremo Tribunal Federal pela demora em elaborar a nova Lei Orgânica da Magistratura. Na opinião dela, as novas punições devem ser pecuniárias. "Tem de se mexer no bolso", acrescentou a ministra, que realiza um penoso trabalho, com o apoio da sociedade, para moralização da Justiça.  O país bem que precisa de outras Elianas Calmons também no Executivo e no Legislativo.

Viagem a Marte

Os Estados Unidos lançaram esta semana da base da Cabo Canaveral, na Flórida, o seu mais moderno foguete não tripulado, o "Atlas", com destino a Marte. O foguete, que custou 2,5 bilhões de dólares, leva em seu bojo o jipe-robô "Curiosity", movido a energia nuclear, que vai investigar com maior precisão o solo do planeta vermelho em busca de indícios de vida. Há muito que os cientistas tentam comprovar a existência de vida em outros mundos, pois a idéia geral é de que a Terra, um dos menores planetas do sistema solar, é o único habitado em todo este imenso universo de quaquilhões (como diria o Tio Patinhas) de planetas. Nos círculos do movimento espírita ninguém tem dúvidas de que todos os planetas são habitados, em seus diferentes níveis de evolução, mas os círculos científicos precisam de provas, embora a lógica nos diga que Deus não teria feito o Universo e privilegiado apenas o nosso pequnino mundo com vida. Lembro o que disse Jesus: "Na casa do Pai há muitas moradas". O "Atlas" deve levar nove meses para chegar a Marte, o que acontecerá no dia 5 de agosto de 2012.

sábado, 26 de novembro de 2011

Divisão dificil

Durante três dias estive ausente do Blog porque fui a Belém sentir de perto o sentimento do povo em relação à divisão do território paraense  para a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. E não foi dificil perceber que é praticamente impossível dividir o Pará, pelo menos neste momento,  porque predomina, no grosso do eleitorado, a idéia, incutida por bem montada campanha, de que a criação dos novos Estados só trará prejuizos aos paraenses. A minha conclusão foi confirmada pela pesquisa da Datafolha, divulgada pelos jornais de Belém, segundo a qual a criação dos Estados do Tapajos e de Carajás foi rejeitada por mais de 60% do eleitorado. Conversei com várias pessoas e fiz a elas a mesma pergunta: "Em que a divisão do Estado afetaria a tua vida?" Não souberam responder. O que mais me impressionou, no entanto, foi o sentimento de indignação com os autores da proposta de criação dos dois Estados e o argumento invocado: "São pessoas de fora que chegaram aqui, enriqueceram e agora querem dividir o Pará". E agora pasmem: ouvi o mesmo indignado argumento, quase com as mesmas palavras, de pessoas que não se davam conta de que também eram de "fora" - mineiros, gauchos, cearenses, maranhenses, amazonenses há anos radicados em Belém. E que também adotaram o Pará como berço. Esquecem que  se alguém "de fora" enriqueceu obviamente é porque trabalhou, contribuindo para o desenvolvimento do Estado, a exemplo de tantos outros "de fora" que fazem parte da história do Pará, terra que aprenderam a amar até mais do que o seu próprio torrão-natal. De qualquer modo, a julgar pelo que vi e ouvi - e que a pesquisa confirmou -  o Pará  vai continuar do mesmo jeito, assim como os paraenses que mourejam nos rincões mais distantes onde o poder público não chega.

Prossegue a greve

Os trabalhadores do Banco da Amazonia completaram na última sexta-feira, dia 25, dois meses em greve. E não parece haver  perspectiva para o  encerramento do movimento a curto prazo,  porque a diretoria do Basa continua irredutível em sua posição, negando-se a negociar com os trabalhadores, e a Justiça do Trabalho ainda não marcou a data do julgamento do dissídio coletivo.  "O Banco não está interessado em promover a valorização dos seus funcionários", disse Maria do Socorro, diretora do Sindicato dos Bancários de Rondonia. Enquanto as outras instituições de crédito negociaram com seus funcionários, fazendo acordos que atenderam os interesses das duas partes e puzeram fim à greve, a diretoria do Basa  ignora solenemente as reivindicações dos bancários e promove o enfraquecimento do Banco, sob o olhar estranhamente complacente e conivente dos governadores  e demais políticos dos Estados que integram a Região Amazônica, além do surpreendente silêncio de uma imprensa que vive clamando por liberdade. E não se pode deixar de reconhecer a competência de Abdias Junior na tarefa de calar todo mundo: ministros, governadores, senadores, deputados e a imprensa. Valha-nos, quem???

PM em greve

Homens do Exército e da Força Nacional de Segurança iniciaram neste sábado o policiamento das ruas nas principais cidades do Maranhão em virtude da greve da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros. A presença do Exército foi determinada pela própria presidente Dilma Roussef em atendimento a  um pedido da governadora Roseana Sarney. Os militares reivindicam melhores salários, mas a greve já foi declarada ilegal pela Justiça do Estado, ao mesmo tempo em que foi solicitada, à Justiça Militar,  a prisão preventiva dos líderes do movimento grevista. A procuradora militar Maria do Socorro Gomes disse que a greve fere dispositivos das Constituições Federal e Estadual e os líderes do movimento estão enquadrados no art.255 do Código do Processo Penal Militar. Segundo cálculo do Blog do Décio, cada policial   em greve vai perder R$ 276,00 por dia - R$ 200,00 de multa e desconto de R$ 76,00 por dia não trabalhado - conforme a decisão da Justiça.  Desse modo, se não voltarem ao trabalho poderão passar o Natal sem dinheiro.

Greve na magistratura

Os 3.600 juizes do trabalho de todo o país deverão cruzar os braços  na próxima quarta-feira, dia 30, em atendimento à convocação da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Amatra) para uma greve por melhores salários. O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro João Oreste Dalazen, no entanto, classificou a greve de "injustificável". E acrescentou: "O juiz, diferentemente do servidor, é um agente do Estado e não pode nem deve  deflagrar greve, que deixa a sociedade refém da magistratura". Se a greve se concretizar mesmo cerca de 20 mil audiências deverão ser suspensas e os juizes poderão sofrer cortes nos salários, segundo o presidente do TST.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Moto sem garupa

A Assembléia Legislativa de São Paulo aprovou um pojeto de lei que proibe o uso da garupa das motocicletas em dias úteis. Após sancionada pelo governador Geraldo Alkmin, a nova lei, que estabelece ainda a obrigatoriedade do uso de capacete e colete com o número da placa atrás em tom fluorescente, deverá vigorar apenas nos municipios com mais de 1 milhão de habitantes. Quem infringi-la pagará multa de R$130,00. O objetivo da lei, segundo o autor, deputado Jooji Hato, do PMDB, é reduzir o número de acidentes e de assaltos. A intenção da lei certamente é louvável e merece aplausos, mas como ficarão as pessoas que usam a moto como meio de transporte familiar e, inclusive, para conduzir os filhos para as escolas? É um aspecto a pensar.

Greve continua

Na próxima sexta-feira a greve dos trabalhadores do Banco da Amazonia completará dois meses sem que se vislumbre alguma solução negociada. A diretoria do Banco se mantém irredutível em sua posição e, portanto, aos trabalhadores não resta outra alternativa senão esperar o julgamento do dissídio pelo Tribunal Superior do Trabalho, cuja data ainda não foi marcada. A última proposta, feita durante reunião com o Procurador Geral do Trabalho, não foi aprovada pelos bancários. A greve, portanto, continua diante dos olhares complacentes e cúmplices do governo federal, que mantém Abdias Junior na presidência do Banco. E, também, da oposição, que deveria atuar em defesa dos trabalhadores mas, lamentavelmente, só sabe fazer picuinhas para aparecer na mídia. Oposição de m...

Tucanos divididos

O ex-governador José Serra abalou a direção do  PSDB ao afirmar que o partido não tem candidato viável para disputar a prefeitura de São Paulo nas próximas eleições.  Serra sugeriu que o partido apoie o vice-governador Guilherme Afif, que é filiado ao novo PSD de Kassab. A declaração de Serra provocou imediata reação do diretório tucano que, em nota, afirmou que está disposto a lançar candidato próprio à prefeitura paulista de qualquer maneira. O PSDB pretende realizar prévias em janeiro para escollha do candidato, mas enfrenta dificuldades porque os quatro pretendentes atuais não são conhecidos do eleitorado. Enquanto isso o candidato do PT, o atual ministro da Educação Fernando Haddad, escolhido pessoalmente pelo ex-presidente Lula, começou a ganhar  adesões e espaço depois que a senadora Marta Suplicy desistiu de concorrer, por expontânea pressão.

Lucros

O Governo Federal está estudando a possibilidade de distribuir anualmente parte dos lucros do FGTS entre os trabalhadores. No ano passado o lucro do FGTS foi de R$ 5,4 bilhões e se o projeto do governo já estivesse em vigor esse dinheiro já seria distribuido entre as mais de 200 milhões de contas abertas. O projeto está em estudos no Ministério do Trabalho mas, para funcionar, precisa ser votado pelo Congresso Nacional. A idéia é muito boa, mas o governo também deveria estudar a possibilidade de distribuir entre os trabalhadores os lucros da Vale e da Petrobrás, que  nos últimos nove meses foram acima de R$ 20 bilhões cada uma.

Seleção vai mal

A seleção brasileira de futebol, sob o comando de Mano Menezes,  caiu para o 6º lugar, no ranking da Fifa, atrás da Espanha, Holanda, Alemanha, Uruguai e Inglaterra. As duas últimas vitórias sobre as fracas seleções do Gabão e do Egito em nada contribuiram para melhorar a posição da seleção canarinha. Até onde me lembro, a nossa seleção nunca chegou tão baixo. E se não melhorar vai fazer feio na Copa de 2014 no Brasil.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Cegos e surdos

O Conselho Deliberativo da Sudam se reuniu no último dia 17 em Belém, com a presença de governadores e representantes de todos os Estados que integram a região amazônica, para discutir, entre outras coisas, a aplicação dos fundos de investimentos geridos pelo Banco da Amazonia, ou seja, o Fundo de Desenvolvimento da Amazonia (FDA) e o Fundo Constitucional do Norte (FNO). Surpreendentemente, porém, ninguém falou sobre a greve do Basa que, àquela altura, já ultrapassava os 40 dias. Apesar da importância do Banco para a Amazonia e dos prejuizos decorrentes da paralisação, em função da incompetência e inabilidade da diretoria para conduzir as negociações, todos se fizeram de cegos e surdos ao movimento dos trabalhadores. E são as autoridades que se dizem interessadas no desenvolvimento da Amazonia.

Investigação

O Conselho Nacional de Justiça está investigando o enriquecimento de 62 magistrados. A Corregedoria Nacional de Justiça está fazendo um levantamento sigiloso sobre o patrimônio desses magistrados. A ministra Eliana Calmon, corregedora do CNJ, disse a propósito. "O aprofundamento das investigações pela Corregedoria  começou a gerar uma nova onda de inconformismo com a atuação do Conselho". Vale recordar que associações de juizes acusam o CNJ de abuso de poder e recorreram ao Supremo Tribunal Federal pedindo a redução dos poderes do Conselho. A sociedade, porém, está apoiando o trabalho da ministra Eliana Calmon. Agora, uma sugestão: seria interessante que os organismos correspondentes também investigassem os politicos, especialmente prefeitos, que enriquecem  da noite para o dia. Muitos prefeitos nem bem assumem o cargo e já compram fazendas e mansões. A Constituição Federal fala em sinais exteriores de riqueza, mas parece que todo mundo faz vista grossa para tais sinais.

Descaso

São Luis, a  única cidade brasileira fundada por franceses- e hoje Patrimonio da Humanidade -  completa 400 anos em 2012 e uma grande festa, inclusive com a participação de uma  Escola de Samba  do Rio de Janeiro, está sendo preparada para comemorar a data. A "Folha de São Paulo" fez uma extensa reportagem sobre a cidade mas, infelizmente, destaca os seus aspectos negativos como, por exemplo, o abandono do patrimônio histórico, cujos casarões coloniais estão caindo aos pedaços. Segundo o jornal paulista, só com muita devoção o turista  visita a capital maranhense, pois começa a sofrer a partir da chegada no aeroporto Cunha Machado, cujas instalações improvisadas, como consequência de uma obra que não acaba nunca, é uma verdadeira sauna. E, ainda segundo o jornal, não é por falta de dinheiro, pois  o Estado já foi beneficiado, só de convênios assinados este ano, com R$ 22,8 milhões. Lembra ainda que o ministro do Turismo é o maranhense Gastão Vieira e, portanto, não há razão para tamanho abandono às vésperas do quarto centenário. Um turista de Brasilia, Erasmo Fernandes, ouvido pelo jornal, disse: "É lamentável que um homem culto e inteligente, nascido aqui e que já foi presidente da República, Governador  e hoje preside o Senadio, deixe sua terra-natal nessa degradação". Uma vergonha.

Suspeito

Um policial militar é o principal suspeito da morte de Dudu de Jesus, filho do coreógrafo Carlinhos de Jesus, assassinado a tiros na madrugada de sábado em Realengo, Rio de Janeiro. O PM teria se envolvido numa discussão com integrantes do grupo Samba Firme, da qual Dudu era vocalista, após um show em Bangu. A informação é do delegado Felipe Ettore, que preside o inquérito e já ouviu todos os integrantes da banda. O Disque-Denúncia da policia já recebeu oito ligações sobre o crime, informações que estão sendo investigadas pela Delegacia de Homcidios. A coisa está ficando feia, pois as pessoas já não sabem se temem mais os bandidos ou a policia. Além do assassinato da juiza Patrícia, no Rio, recentemente policiais militares do Maranhão executaram um pedreiro com cinco tiros por causa de R$ 10.

domingo, 20 de novembro de 2011

IstoÉ faz denúncia

Com o titulo de "Os hospitais de Roseana na UTI" a revista "IstoÉ" publica extensa reportagem, assinada por  Claudio Dantas Sequeira,  denunciando fraudes em licitações no programa de construção de hospitais da governadora do Maranhão, um negocio de quase R$ 1 bilhão. Diz a reportagem que o programa para construção de 72 hospitais no Estado, lançado ha dois anos, só tem cumprido até agora 12% do cronograma mas já tem um custo superior a R$ 418 milhões "e corre o risco de virar mais um imenso monumento à corrupção". Relatório da Procuradoria de Contas do Maranhão acusa o governo de fraudar o processo licitatório, pede a devolução de parte  dos repasses e a aplicação de multa ao secretário de Saúde, Ricardo Murad, que, por coincidência, é cunhado da governadora. Segundo a revista, "a investigação, realizada  pelos procuradores Jairo Cavalcanti Vieira e Paulo Henrique Araujo, a partir de uma representação do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Maranhão, revela um cipoal de irregularidades e mostra como o goverrno beneficiou empreiteiras  que, depois, abasteceram o caixa de campanha do PMDB com mais de R$ 2 milhões. O Secretário Ricardo Murad foi convidado a prestar esclarecimentos à Comis:são de Seguridade Social e Familia da Câmara dos Deputados, mas até hoje não se manifestou.  Agora o detalhe: a revista "IstoÉ" com essa reportagem coincidentemente foi a unica que não chegou ao Maranhão.

sábado, 19 de novembro de 2011

Pros e contras

Com a autorização da Justiça Eleitoral para a realização da campanha no rádio e na televisão, as frentes pró e contra  a divisão territorial do Pará estão usando de todos os recursos permitidos para conseguir o voto do eleitorado no plebiscito do dia 11 de dezembro próximo. E nessa luta estão mobilizando inclusive artistas, jogadores e jornalistas. A frente contra a criação dos novos Estados do Tapajós e Carajás conseguiu o apoio das cantoras Fafá de Belém e Leila Pinheiro, da atriz Dira Paes e do jogador Paulo Henrique Ganso, do Santos, enquanto os que são a favor conseguiram um depoimento do jornalista Paulo Henrique Amorim. Não deixa de ser pitoresco, no entanto, para não dizer outra coisa, o depoimento de Fafá de Belém: "Há 55 anos nasci aqui em Belém do Pará e me orgulho de ser paraense. Quando eu canto pelo mundo é a voz do Pará que eu levo na minha garganta".  Quanta tolice! Ela não deixará de ser paraense mesmo que o Estado seja dividido. Todo paraense, obviamente, se orgulha de ser paraense, mas o orgulho não enche a barriga,  não dá educação e saúde e nem melhora as condições de vida dos paraenses que vivem isolados nos confins do Estado. Eles também não deixarão de ser paraenses mesmo que a região onde vivem forme um novo Estado. Fafá foi mais longe ao dizer que "a idéia da criação dos novos Estados é de pessoas de fora do Pará, que vieram para cá, ganharam dinheiro e agora querem poder".  Quanta bobagem! Muitos dos homens que realizaram um trabalho extraordinário em favor do Pará, ocupando inclusive os cargos mais importantres do Estado e dando enorme contribuição para o seu desenvolvimento, não eram paraenses mas se tornaram mais paraenses do que muitos nativos. É o caso, por exemplo, do acreano Jarbas Passarinho, do cearense Hélio Gueiros, dos maranhenses Antonio Lemos e De Campos Ribeiro e do potiguar Rodrigues Pinagé, que ficou conhecido como o "Príncipe dos Poetas Paraenses",  entre outros.

Quem acredita?

A  atriz italiana Sophia Loren, hoje com 77 anos, durante entrevista no México atribuiu a sua beleza ao fato de fazer sexo todos os dias. "Realmente para mim foi um drama me manter bela, mas faço amor todos os dias e creio que isso ajuda", ela disse.  Não é dificil concluir que as mulheres também mentem quando o assunto é sexo.

Fim do prazo

Termina neste sábado, às 20 horas, o prazo dado pela Liga Árabe para que o presidente sirio Bashar Al Assad coloque um ponto final na sangrenta repressão que somente neste dia já causou a morte de 13 pessoas. A Liga Árabe ameaçou a Siria de rigorosas sanções econômicas caso Assad não parasse com o massacre de civis. A partir deste domingo,portanto, Assad deverá começar a sofrer as ações da Liga. Enquanto isso, o resto do mundo, em especial a ONU, faz vista grossa para a matança na Síria, uma atitude completamente diferente da adotada com relação a Kadhafi, na Libia. Ou seja, dois pesos e duas medidas. Portanto, se a Liga Árabe não adotar providências para por fim às ações militares de Assad contra civis, a  matança vai continuar sob os olhares complacentes das grandes nações.

Absurdo

Um jovem doente mental cego, de 21 anos, estava preso há 46 dias no Centro de Triagem da Marambaia, em Belém, Pará, acusado de assaltar e espancar uma pessoa não identificada. E mais: o processo dele - pasmem - tramitava em segredo de Justiça. O jovem Gerbson Galvão foi libertado nesta sexta-feira, graças a uma ordem do juiz Eric Peixoto, no momento em que era preparado para ser transferido para o presídio de Americano. Familiares do rapaz, que há um mes vinham tentando libertá-lo provando a sua inocência, indagaram: "Como uma pessoa cega e doente mental pode assaltar e espancar uma pessoa e depois sair correndo?" Por mais que me esforce não consigo entender o procedimento de policiais e da Justiça diante de um caso como esse. Onde o bom senso? Recordo o caso do homem que foi preso e algemado em Brasilia só porque raspava o tronco de uma árvore para fazer chá para a mulher doente. Raspar um tronco de árvore deve indicar um criminoso de alta periculosidade para merecer algemas. E se não fosse a interferência de um juiz talvez estivesse preso até hoje. Enquanto isso os verdadeiros bandidos  estão por aí, desfilando impunes, inclusive os de colarinho branco.

Plano para idoso

A Agência Nacional de Saúde (ANS) pretende criar um novo modelo de plano de saúde mais barato para idosos, considerando o fato de que na velhice a renda cai e os gastos com saúde sobem. O novo modelo deve unir previdência privada e assistência médica. Existem, porém, alguns obstáculos a serem removidos, entre eles a renúncia fiscal. A proposta foi discutida em encontro realizado em Nova Yorki, segundo Leandro Pessoa, diretor da ANS. A idéia é interessante e precisa ser materializada mas, concomitantemente, o governo deveria melhorar o serviço público de saúde, de modo a oferecer melhor assistência sobretudo ao povo pobre, que vive um verdadeiro inferno nos hospitais públicos. Já é tempo de corrigir-se os êrros cometidos no passado, quando a uniicação dos institutos de previdência deixou a população entregue às baratas.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Basa condenado

O Banco da Amazonia foi condenado, pelo Tribunal de Justiça do Maranhão, a restituir ao Estado mais de R$ 15 milhões do Fundo de Pensão e Aposentadoria (FEPA), que havia sido investido no Fundo Basa Seleto e indisponibilizado pelo Banco. A história é a seguinte: em 2003 o Governo do Maranhão investiu R$ 19 milhões em aplicação financeira no Fundo Basa Investimento Financeiro Seleto. No ano seguinte, 2004,  o governo solicitou o resgate de R$ 10 milhões, mas o Basa negou, alegando que estava impossibilitado de atender o pedido  porque o Banco Santos, gestor dos ativos do Fundo, estava sob intervenção do Banco Central. Conclusão: o governo ajuizou uma ação de cobrança e o Basa foi condenado agora a  restituir o valor investido com juros e correção. Agora cabe uma pergunta: por que o Banco da Amazônia repassou os recursos para serem geridos justo pelo Banco Santos, que faliu? Se houvesse uma investigação séria sobre essa transação sabe Deus o que poderia ser descoberto!

Vergonha

O "Jornal Nacional", da Globo, veiculou nesta sexta-feira uma reportagem sobre a cidade de Vargem Grande, interior do Maranhão, uma das mais pobres do país, mostrando a situação de extrema pobreza da maioria dos seus habitantes. A reportagem, dentro da série do "JN no Ar", revelou dados vergonhosos sobre a situação do municipio, com elevado índice de analfabetismo; mostrou familias usando água barrenta de um açude, gente passando fome, etc. O prefeito, ouvido pela repórter, lançou a culpa no Governo do Estado que, através de nota, apresentou uma justificativa tola para a situação. Uma vergonha para um governo que faz maciça propaganda de uma via em construção na capital. Ironicamente, a reporter da Globo disse no início da matéria que, para fazer a reportagem, contou com a colaboração da TV Mirante, que é de propriedade da familia da governadora Roseana Sarney.

Fim da greve

Deve terminar na próxima terça-feira, dia 22,  a greve dos funcionários  do Banco da Amazonia.  Na reunião desta sexta-feira entre os representantes dos trabalhadores do Basa e  o Procurador Geral do Trabalho, em Brasilia, ficou acertado um reajuste de 9%, retroativo a 1º de setembro último, e mais 1% a partir de 1º de março do próximo ano. As comissões também serão reajustadas em 9%. Ficou acertado ainda que a compensação, pelos dias parados, será feita até o dia 10 de janeiro vindouro. Esse reajuste será  menor que o concedido aos trabalhadores dos outros bancos que estavam em greve. Todos os detalhes da proposição serão conhecidos na assembléia geral que será realizada às 10 horas desta segunda-feira pelos funcionários do Basa em São Luis e  Belém. Parece brincadeira: que diferença faz 1% em março? Por que não foi concedido logo os 10%?  E este governo é do Partido dos Trabalhadores. Nem é bom pensar se não fosse...

Ciro de volta

O ex-ministro Ciro Gomes está de volta à cena política: em entrevista ao programa "Poder e Política" ele disse que vê com naturalidade o fim da aliança do seu partido, o PSB, com o PT em plano nacional. E afirmou que só voltará a disputar uma eleição se for para a presidência da República, em 2014. Ciro se disse um "admirador frustrado" do PT. Sobre a participação dos tucanos nas próximas eleições presidenciais,  disse  acreditar que José Serra e o governador Geraldo Alkmin, de São Paulo, estarão fora da corrida presidencial. Quanto à   possibilidade do senador Aécio Neves ser o candidato tucano à sucessão da presidente Dilma Roussef, disse que o senador mineiro tem dois problemas: o primeiro é que   ele "lê  pouco" e o outro é a dificuldade para fazer alianças. O fato é que se Ciro pretende mesmo concorrer ao Palácio do Planalto em 2014 terá primeiro de tirar do caminho o presidente nacional do seu partido, governador Educardo Campos, de Pernambuco, que vem se insinuando como candidato em potencial à Presidência da República.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Está explicado

Existem fortes suspeitas entre os bancários de  que Abdias Junior veio de encomenda para o Banco da Amazonia com a missão de enfraquecê-lo e, desse modo, facilitar a sua fusão não com o Banco do Brasil, como a princípio se imaginava, mas com o Banco do Nordeste. A sua péssima atuação na presidência do Banco, portanto, não seria  fruto apenas da sua incompetência mas, sobretudo, dessa missão, que mergulhou o Basa num visível processo de deterioração. A tese, em princípio, parece absurda, mas se atentarmos para o fato de que Abdias parece "imexível", apesar da sua desastrosa gestão, conclui-se que as suspeitas têm fundamento. A tese é reforçada pelo estranho comportamento dos políticos, em especial dos governadores dos Estados que integram a região amazônica, mergulhados num  silêncio bastante suspeito, considerando-se a importância do Basa para o desenvolvimento desta imensa área. Até hoje nenhum dos governadores, particularmente os do Maranhão, Pará e Amazonas, abriu a boca para falar qualquer coisa, nem mesmo sobre a greve que já se arrasta ha mais de 50 dias. Ninguém acredita, também, que a presidente Diulma Roussef não tenha conhecimento do que se passa no Basa, inclusive sobre a greve, já que ele é o único Banco que se encontra paralizado. Afinal, de onde vem a força que segura Abdias na presidência do Basa? Esta semana finalmente duas senadoras da região, Marinor Brito, do Pará, e Vanessa, do Amazonas, denunciaram a situação do Basa da tribuna do Senado e, inclusive, pediram a exoneração de Abdias. Será que depois disso a Presidenta e o ministro Mantega vão continuar ignorando a situação? E Abdias, cuja exoneração está sendo revindicada pelos funcionários preocupados com o futuro do Basa,  vai continuar no cargo? Provavelmente teremos uma resposta a essas perguntas na próxima semana.

E agora?

O advogado Rogerio Buratti, que foi o pivô do escândalo da chamada "Máfia  do Lixo" de Ribeirão, que provocou a queda de Antonio Palocci do governo, revelou em entrevista à "Folha de São Paulo" que sofreu violência física para denunciar Palocci em 2005. "Todo aquele cenário montado foi uma grande coação", disse. Para escapar das perseguições, Buratti vive hoje na Itália, onde tenta reconstruir a sua vida. "Preciso trabalhar, viver, educar meus filhos", disse.  O interessante é que a "Folha" ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo deste ano justamente com a reportagem que derrubou Palocci. E agora?

Agora vai

Representantes da diretoria do Banco da Amazonia ficaram de se reunir nesta quinta-feira com o subprocurador da República, Otávio Brito, para tratar da greve dos trabalhadores do Banco. Por sua vez, os representantes  dos trabalhadores também devem se reunir com o mesmo subprocurador nesta sexta-feira e com o mesmo objetivo. As reuniões foram convocadas por Otávio Brito para melhor inteirar-se das questões relacionadas com a greve dos funcionários do Basa e elaborar o parecer que encaminhará ao ministro Fernando Enzo Ono, do Tribunal Supieror do Trabalho, relator do processo do dissidio coletivo. Somente depois de receber esse parecer, o que deve ocorrer na próxima semana, é que deverá ser marcada a data do julgamento do dissidio coletivo pelo TST. Enquanto isso, a greve chegará ao seu 53º dia nesta sexta-feira.

No Senadoi

Até que enfim a voz rouca das ruas, como diria FHC, mais precisamente a voz rouca dos trabalhadores do Banco da Amazonia, chegou aos ouvidos do Senado da República: a senadora Marinor Brito, do PSOL do Pará, fez um pronunciamento da tribuna da Câmara Alta, nesta quarta-feira, denunciando o pouco caso da diretoria do Basa com relação à greve dos seus funcionários. Ela  manifestou solidariedade aos trabalhadores do Basa e disse: "Não é possivel que até esta data a diretoria do Banco não tenha negociado um acordo que atenda minimamente as reivindicações dos grevistas". Disse ainda que os grevistas pedem agora a exoneração da diretoria do Basa. "O presidente Abdias Junior precisa ser colocado para fora", acrescentou. A senadora paraense fez um apelo à presidente Dilma Roussef e ao ministro Guido Mantega, da Fazenda, para que busquem uma solução para o atendimento das reivindicações  dos trabalhadores do Basa. Tomara que a voz rouca agora chegue até aos ouvidos da Presidenta, no Palácio do Planalto.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Extinção do TRE

A governadora Roseana Sarney estaria propensa a extinguir o cargo de Técnico da Receita Estadual, da Secreteria da Fazenda do Maranhão, o que, se se confirmar, causará graves prejuizos à categoria que forma o grosso dos funcionários da Receita Estadual. Prova disso foi a Medida Provisória 106, de 29 de setembro último, que extinguiu 190 vagas do quadro de Técnico da Receita, que caiu de 850 para 660 vagas. Em compensação, a governadora elevou o número de vagas de auditores de 89  para 130. O mais surpreendente é que a justificativa para reduzir o quadro de Técnicos foi a mesma para elevar o de Auditores: a instituição da nota fiscal eletrônica.  Ninguém entendeu. A intenção da governadora, no entanto, parece clara: acabar com  o quadro de Técnicos, que na verdade são os funcionários que carregam a Receita Estadual nas costas e são vítimas de preconceito por parte dos auditores.  Os Técnicos trabalham na área da Arrecadação, IPVA, ITCD, Agências de Atendimento, Dívida Ativa e Postos Fiscais. Se eles cruzarem os braços a Fazenda pára e, consequentemente, a arrecadação. Com toda essa força, não sei porque ainda não foram à luta para garantir seus direitos. Cadê o sindicato da categoria?

Lupi balança

Na companhia do deputado Paulo Pereira, da Força Sindical, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, esteve nesta quarta-feira com a presidente Dilma Roussef, a quem deu explicações sobre as acusações de que vem sendo alvo. Entre outras coisas disse que não sabia quem tinha alugado o avião para a viagem que fez ao Maranhão. Segundo o deputado, a Presidenta teria ficado satisfeita com as explicações de Lupi e, inclusive, pedido para ele permanecer na pasta. "Ele quer ficar para não sair como corrupto", disse o parlamentar. Lupi, no entanto, vem sofrendo pesado bombardeio inclusive do seu partido, o PDT, cujos líderes já discutem um nome para substitui-lo no Ministério do Trabalho. Tudo indica, no entanto,  que ele deixará o cargo.

Estranho assalto

O escritório do senador João Alberto, no diretorio regional do PMDB maranhense, no bairro do São Francisco, foi assaltado na noite de 9 deste mes. Os assaltantes entraram pelo telhado e levaram dois notebooks e um aparelho de TV.  O senador não esconde a sua preocupação com  os notebooks, mas não revela o seu conteúdo. Sem dúvida foi um assalto muito estranho que não mereceu maior divulgação da imprensa local. Ele deve estar torcendo para que os dois aparelhos não tenham caido em mãos de adversários.

Desenho safado

Um desenho animado português tem uma prostituta com sotaque brasileiro. Diante da repercussão negativa no Brasil, um dos criadores do desenho, Henrique Oliveira, disse: "Não queriamos desprezar a imagem da mulher brasileira, mas não podemos ignorar a realidade. Nem todos os portugueses são padeiros também". O desenho, na verdade, revela a realidade portuguesa, ou seja, em Portugal as brasileiras são vistas como prostitutas. E os brasileiros, de um modo geral, não são vistos como irmãos, mas como estrangeiros e, como tal, infelizmente tratados com preconceitos. A recíproca, porém,  não é verdadeira.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Sem sigilo

Em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, nesta segunda-feira, a ministra Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça, falou sobre a ação que a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) move junto ao Supremo Tribunal Federal para reduzir os poderes do CNJ. Ela disse que a AMB "quer que os juizes corruptos sejam investigados sigilosamente, secretamente", mas entende que não pode ser assim, porque "o mundo mudou, ficou transparente com a internet, facebook, etc. Até o mundo árabe caiu. Os juizes não podem mais ser julgados secretamente", acrescentou. A ministra defendeu o endurecimento das penas para magistrados corruptos, pois atualmente as penalidades vão da advertência à aposentadoria compulsória, com os salários preservados. "Aposentadoria não pode ser punição para ninguém", ela afirmou. Na verdade, como eles continuam percebendo normalmente os salários, a pena parece mais um prêmio. A ministra revelou ainda que hoje existem mais de 3.200 juizes respondendo a processo disciplinar. A Justiça, pelo visto, está precisando tirar a venda dos olhos.

Vista grossa

Enquanto a chamada Grande Imprensa faz vista grossa para a ação popular movida por  dois advogados paraenses contra o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, acusando-o de receber ilegalmente uma licença remunerada de R$ 20 mil mensais do Estado do Pará, o jornalista Paulo Henrique Amorim, da Record, mete o dedo na ferida. Amorim disse, sobre o presidente da OAB,  que "o PIG (Partido da Imprensa Golpista) acaba de perder um quadro valiosíssimo". E acrescentou: "O Dr. Ophir falava qualquer coisa que se encaixava direitinho no que o PIG queria".  Parece que nem todo mundo está de olhos fechados para o caso do presidente da OAB que, talvez pela situação incômoda em que se encontra, ainda não deu declarações pedindo a cabeça do ministro Lupi. Afinal, agora ele também virou vidraça.

Cega, surda e muda

A chamada Grande Imprensa continua cega, surda e muda em relação à greve dos funcionários do Banco da Amazonia, o único estabelecimento de crédito do Brasil ainda de braços cruzados porque a sua incompetente e inábil diretoria se recusa a negociar as reivindicações dos trabalhadores.   A greve chega a 50 dias nesta quarta-feira, diversas manifestações foram realizadas na porta das agências do Basa em todo o país e a imprensa, que quer ser livre  para divulgar denúncias  e condenar ministros, continua  solenemente ignorando o movimento grevista,  que envolve o mais importante Banco federal da região amazônica. Os trabalhadores do Basa, já sem esperanças de um acordo com a diretoria do Banco, pedem agora a sua exoneração, enquanto aguardam o julgamento do dissídio pelo Tribunal Superior do Trabalho. E enquanto o próprio governo federal se faz de surdo à gritaria dos trabalhadores por melhores salários, a Amazonia sofre os efeitos da paralização do Banco. Até quando?

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ophir sob fogo

Habituado a disparar sua metralhadora verbal contra todo mundo, como se fosse paladino da moralidade, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, agora virou vidraça. Dois advogados paraenses, Eduardo Castro e João Batista, entraram na Justiça com uma ação popular contra ele, acusando-o de receber ilegalmente, há 13 anos,  licença remunerada do Estado do Pará no valor de R$ 20 mil. Os advogados querem que Ophir devolva o dinheiro recebido aos cofres públicos, no montante de cerca de R$ 1,5 milhão, porque a licença remunerada só é permitida, segundo a legislação, quando o beneficiado ocupa cargos em sindicatos. E a OAB não é entidade de classe. Ophir garante que a remuneração é legal, mas vai ter de explicar o fato junto à Justiça paraense. Ele também é advogado da Caixa de Aposentadoria Complementar dos Funcionários do Banco da Amazonia (Capaf) e participou da campanha terrorista que pretendeu pressionar aposentados e pensionistas a aderirem ao fracassado plano saldado. Quem tem telhado de vidro não deve atirar pedras no telhado alheio.

domingo, 13 de novembro de 2011

Pesquisa

Pesquisa Datafolha sobre a criação dos Estados do Tapajós e Carajás, no Pará, revela que se o plebiscito fosse realizado agora a redivisão do território paraense seria rejeitada por 58% dos eleitores,  que se manifestaram contra. Apenas 33% do eleitorado se manifestaram a favor. A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 10 deste mes de novembro em 42 municipios, onde foram ouvidos 880 eleitores. Com esse resultado aparentemente a questão já estaria decidida, mas não é bem assim, porque dependendo dos municipios onde a pesquisa foi feita os resultados podem ser distorcidos. Explica-se: o Pará tem 144 municipios, dos quais mais da metade está localizado na área que se manteria paraense. Se os 42 municipios pesquisados estão nessa área é óbvio que seus habitantes se manifestarão contra a redivisão territorial. Se a pesquisa fosse realizada nos municipios que integram as áreas dos Estados propostos obviamente que o resultado seria outro. De qualquer modo, para quem mora em Belém e municipios vizinhos é cômodo ser contra a criação dos novos Estados, porque dispõe de todos os recursos (emprego, educação, saúde, saneamento básico, etc) necessários à uma melhor qualidade de vida, ao contrário de quem mora nos confins do Pará, distante de tudo e de todos, isolado e esquecido do poder público. Quem vive nestas regiões certamente desejam a criação dos novos Estados, pois é a única possibilidade de sair do isolamento e receber os benefícios do progresso. Embora o grosso do eleitorado paraense esteja concentrado em Belem e nos municipios vizinhos, o que já é uma vantagem para os que são contra a redivisião territorial, essa pesquisa ainda não pode ser levada em consideração porque, aparentemente, não contém a opinião dos maiores interessados, ou seja, os que vivem nas regiões a serem beneficiadas.

Transparência?

Mais de 700 magistrados (desembargadores e juizes) estão sendo investigados em todo o país, de acordo com o banco de dados  do Conselho Nacional de Justiça que se encontra na web. Tudo indica, porém, que o número é muito maior, porque nem todos os tribunais já mandaram as informações solicitadas pelo CNJ e, também, ainda faltam as informações da Justiça Federal e da Justiça do Trabalho. A transparência prometida pelo presidente do CNJ e do STF, ministro Cesar Peluso, no entanto, ainda não está completa, porque o site não informa os nomes dos investigados e nem os motivos  das investigações. A informação é do Blog do Josias Souza, colunista da "Folha de São Paulo", que pesquisou no site do CNJ. Recorde-se que se encontra no STF para ser julgada uma ação da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) pedindo a redução dos poderes do CNJ, porque a sua corregedora, a minisra Eliana Calmon, não está refrescando. Ela defende os poderes do CNJ para agir em todo o país porque o corporativismo existente nos tribunais protege alguns investigados. Na verdade, se o Supremo reduzir esses poderes será como tirar a venda da Justiça, que não é cega, para que ela veja quem está julgando nos processos internos.

Um novo país?

O governador Sergio Cabral liderou uma manifestação no Rio de Janeiro, com cerca de 150 mil pessoas, em protesto contra o projeto aprovado pelo Senado que redistribui por todos os Estados os royalties do petróleo.  Da manifestação participaram alguns artistas, entre eles a loura Xuxa, que arrancou aplausos entusiásticos ao dizer que "ninguém gosta de ser roubado".  Quem está roubando quem? O Brasil está roubando a si mesmo? A manifestação, na verdade, é apenas um movimento eleitoreiro do governador Cabral, uma vez que a lei da redistribuição já foi aprovada e dificilmente será mudada. Além disso, o Rio de Janeiro não é um país independente. Tudo é Brasil e, portanto, as riquezas devem beneficiar todo o país. O mais pitoresco é que Cabral não quer dividir os royalties com o resto do país, mas quer que o traficante Nem, recentemente preso na Rocinha, seja transferido para um presidio federal no Norte ou Nordeste. O outro Cabral, o que descobriu o Brasil, deve estar envergonhado do comportamento do seu xará.

Vigilância

A Associação dos Magistrados do Maranhão (AMMA) vai exigir explicações e providências da Secretaria de Segurança Pública do Estado e do comando da Policia Militar sobre a morte do pedreiro José Ribamar Batista, abatido com cinco tiros por um cabo e um soldado da PM, por causa de 10 reais, crime que repercutiu em todo o país. Os policiais se defenderam afirmando que tiveram de atirar porque o pedreiro reagiu à prisão com uma faca, mas um vídeo gravado por um popular e o laudo cadavérico comprovam que a vítima foi executada covardemente quando ainda estava sentada no volante do seu carro. O delegado que preside o inquérito não tem mais dúvidas de que foi uma execução, mas a Associação dos Magistrados está disposta a acompanhar o desfecho do inquérito para saber que providências serão tomadas para punir os culpados. "Estamos em alerta e não permitiremos que mais este episódio de violência e desrespeito aos direitos humanos fique impune no Maranhão", disse o juiz Roberto de Paula, da AMMA. A informação é do Blog do Etevaldo. Aplausos à AMMA.

Amor bandido

A declaração pública de amor do ministro Carlos Lupi à presidente Dilma Roussef, durante uma audiência no Congresso, parece que não mudou muito a sua situação, pois a chamada Grande Imprensa não larga do seu pé. Descobriram agora que ele fez uma viagem para o Maranhão num avião fretado por uma ONG que tem convênio com o Ministério do Trabalho e ele transferiu a responsabilidade para seus assessores e para o PDT. Para completar, o deputado Miro Teixeira, do seu próprio partido, pediu a instalação de uma CPI para investigar a administração de Lupi. Embora não exista nenhuma prova contra ele, tudo indica que  vai seguir o mesmo caminho dos outros ministros que tiveram de deixar as pastas por iniciativa própria ou da Presidenta. Existem, pelo menos, duas fortes razões para a sua saída do Ministério do Trabalho: primeiro, suas desastradas declarações que ao longo do tempo vem provocando seu desgaste no Planalto e, segundo, o bombardeio da chamada Grande Imprensa que, a exemplo dos outros, não largará o seu pé enquanto não deixar o Ministério. Afinal, no Brasil de hoje qualquer denúncia veiculada na mídia, mesmo sem fundamento, já condena o denunciado.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Apoio dos Vereadores

A Câmara de Vereadores de Belém aprovou, por unanimidade, requerimento do vereador Otávio Pinheiro (PT), de apoio à greve dos bancários do Banco da Amazonia, que entrou no seu 46º dia nesta sexta-feira. "Nós estamos juntos no apoio aos bancários do Basa nesta luta", disse o vereador. Os trabalhadores do Basa reivindicam, entre outras coisas, aumento real de salários, valorização do piso, maior participação nos lucros, mais contratação de funcionários, melhores condições de atendimento ao cliente  e o fim das metas abusivas e do assédio moral. Parece brincadeira, mas a diretoria do Basa, como resposta, distribuiu pequenas árvores de Natal aos funcionários para enfeitar as suas mesas. A Associação dos Funcionários do Banco da Amazonia (AEBA) mandou esta semana uma carta à presidente Dilma Roussef pedindo a demissão de toda a diretoria do Banco por absoluta incompetência, pois foi a única que se recusou a negociar com os funcionários, impedindo a sua volta ao trabalho. A greve continua.

Mais dinheiro

O Maranhão está entre os seis Estados autorizados pela presidente Dilma Roussef  a contratar empréstimos junto ao BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco Mundial e BID em até R$  2 bilhões. O termo de entendimento para a ampliação do crédito fiscal do Maranhão foi assinado no Palácio do Planalto, em Brasilia, pela governadora Roseana Sarney, na presença da Presidenta e do ministro Guido Mantega. Na oportunidade o ministro da Fazenda disse que a iniciativa permitirá aos Estados a ampliação dos seus investimentos, oferecendo, consequentemente, mais empregos. A oposição maranhense, no entanto, não vê com muitos bons olhos essa autorização, porque teme que esses recursos não sejam empregados como se espera e acabe engordando mais os bolsos de alguns. Os oposicionistas temem, ainda, que o próximo governador, que acreditam será da oposição, encontre  um Estado endividado.

E a Casf?

O problema Capaf ofuscou o problema Casf. Ninguém mais fala na Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco da Amazonia, que parece ter ficado pior do que na gestão de José Prado. O atual presidente, Francisco Erse, tem sido uma enorme decepção, contrariando tudo o que promteu durante a sua campanha eleitoral. Entre outras coisas, aumentou  o valor das mensalidades, criou uma absurda taxa extra e ainda aumentou os gastos com assessores. E está inserindo nos boletos das mensalidades e da co-participação a cobrança da taxa extra, numa tentativa de empurrar a quota goela abaixo  dos associados. A Justiça não já proibiu essa cobrança? E, mais grave ainda, em São Luis a grande maioria de clinicas e médicos não mais aceita a Casf. A coisa chegou a tal ponto que quando se busca um médico  não se pergunta mais o dia e hora da consulta, mas se ele aceita a Casf. Nesse ritmo não vai demorar muito e a Casf não vai servir para nada.

Conselho

O cientista israelense Uzi Even, preocupado com a tensão gerada pela ameaça do seu país de atacar as instalações nucleares do Irã, aconselhou o governo de Israel a "abrir suas instalações nucleares de Dimona para inspeção inernacional, como exemplo aos iranianos".  Israel não é signatário do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, ratificado por 189 paises - entre eles o Irã - e nunca confirmou ou negou que tenha armas nucleares. Também nunca permitiu inspeção às suas instalações nucleares. Interessante é que mesmo não sendo signatário do tratado e não permitindo qualquer inspeção internacional em seu território Israel quer impor regras para os outros. Parece aquele velho ditado: "Faz o que eu digo mas não faz o que eu faço".

Hora de agir

Comentando o tópico "Desatenção", sobre a ausência de representantes dos aposentados e pensionistas do Basa no acompanhamento do processo de  intervenção na Caixa de Previdência Complementar dos Funcionários do Banco (Capaf) ,  um anônimo advertiu para a possibilidade da intervenção ser anulada mediante uma ação ajuizada pela AABA ou AEBA, entidades representativas dos trabalhadores, diante do mistério que cerca o trabalho do interventor. Tudo está sendo feito na surdina e ninguem sabe informar sobre o que está acontecendo. O anônimo manifesta ainda a sua estranheza pelo fato de que isso está acontecendo em plena administração  do Partido dos Trabalhadores, que imaginava ter um procedimento diferente do adotado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, que chamou os aposentados de "vagabundos". Com a palavra a AEBA e a AABA.

Múltiplos casamentos

Mais de 3.300 casais se uniram em matrimônio neste dia 11 de novembro de 2011 somente em Xangai, na China, onde o número 11 é considerado de muita sorte. Em toda a Ásia foram realizados milhares de casamentos por conta da idéia de que a data traria felicidade. Os numerólogos em todo o mundo estiveram concentrados neste dia à espera de algo incomum. Até agora não se tem noticia de nenhum fato extraordinário, mas muita gente, de olho no relógio, fez pedidos às 11 horas e 11 minutos deste dia.

Vida em Marte?

A Nasa lançará ao espaço no próximo dia 25 deste mes a mais cara e sofisticada sonda já construida para verificar se existe vida em Marte. Denominada de "Curiosity", a sonda, que tem 899 quilos e custou 2,5 bilhões de dólares, vai percorrer 570 quilômetros em oito meses e meio, devendo chegar a Marte em agosto do próximo ano. "Este é o sonho de todo cientista especializado em Marte", disse Ashin Vasavada, encarregado do projeto. O objetivo da sonda é detectar se há vida em Marte e estabelecer condições para uma missão tripulada em 2030. Embora já estejamos no século XXI ainda há dúvidas sobre a existência de vida em outros planetas, especialmente em Marte, o mais próximo da Terra. Lembro o que disse Jesus: "Na casa do Pai há muitas moradas". A casa do Pai é o Universo e as muitas moradas são os bilhões de mundos que rolam no espaço. Bastaria um raciocinio simples para concluir que todos os planetas são habitados: será que nessa imensidão do Universo apenas a Terra, um dos menores planetas do sistema solar, seria habitada? Parece não ter lógica.

Cadê a Justiça?

O líder do governo do Maranhão na Assembléia Legislativa, deputado Manoel Ribeiro, fez severas criticas à Justiça por fazer, segundo ele, "vista grossa para a corrupção no municipio de Paço do Lumiar".  O municipio está entregue às baratas e a prefeita Bia Venâncio, acusada de corrupção, já foi afastada várias vezes da prefeitura e várias vezes voltou por decisão judicial. O parlamentar acusou a Justiça de não decidir sobre o  processo de cassação e indagou: "Ela vai ficar porque os desembargadores gostam dela?" Ao final do seu inflamado discurso da tribuna da Assembléia, Manoel Ribeiro finalizou com um apelo ao presidente do Tribunal de Justiça: "Doutor Jamil Gedeon, tome as povidências!"  Pareceu um puxão de orelhas...

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O número 11

Numerólogos e esotéricos do mundo inteiro estão ligados nesta sexta-feira à espera de que algo incomum aconteça, especialmente às 11 horas e 11 minutos deste 11 de novembro de 2011. Isso só acontece de 100 em 100 anos. Pesquisadores lembram que às 11 horas do dia 11 de novembro de 1918 aconteceu o armistício da primeira guerra mundial; que o atentado às torres gêmeas dos Estados Unidos ocorreu no dia 11 de setembro e que o Papa Bento 16 é o 111º Papa. E esta semana será a estréia do filme 11-11-11, que trata justamente do poder do número 11. Dizem que os pedidos feitos exatamente às 11 horas e 11 minutos são sempre atendidos. O fato é que há toda uma atmosfera de mistério em torno do númeo 11 e uma expectativa muito grande quanto ao que poderá acontecer nesta sexta-feira, 11/11/11. Vamos ficar de olho.

Desatenção

Um leitor do blog "Espaço Aberto" postou uma cópia de portaria assinada pelo ministro da Secretaria dos Portos da Presidência da República  que cria uma comissão de acompanhamento do processo de intervenção no Portus - Instituto de Seguridade Social, dos trabalhadores portuários. De acordo com a portaria, a comissão é constituida por seis membros: três representantes do governo e três representantes dos trabalhadores. E aí perguntam: por que não fizeram o mesmo com a intervenção na Caixa de Aposentadoria Complementar dos Funcionários do Banco da Amazonia? Ignoraram completamente os principais interessados, no caso os funcionários, aposentados e pensionistas do Basa. Ninguém sabe o que o interventor da Capaf está fazendo. Aparentemente ninguém, muito menos a diretoria do Banco e o governo, está preocupado com a situação do pessoal do Basa. E os politicos da região também não estão dando a mínima para os trabalhadores do Banco. Afinal, o que está sendo tramado?

Conscientes

Exames de eletroencefalograma (EEG) ajudaram médicos a descobrir que alguns pacientes em estado vegetativo permanente estavam conscientes. O estudo foi publicado nesta quinta-feira pela revista científica "The Lancet". A nova técnica pode ajudar os médicos a fazerem diagnósticos mais precisos de pacientes em estado vegetativo.Os estudos foram realizados por médicos do Centro de Cérebro e Mentes da Universidade de Western Ontário, no Canadá, chefiada pelos cientistas Adrian Owen e Damian Cruse. Eles pesquisaram 16 pacientes e constataram que pelo menos três deles responderam aos estímulos conscienciais. Esses estudos são muito importantes, pois podem evitar que pessoas perfeitamente conscientes, mas em estado vegetativo, possam ser mortas, como aconteceu com uma americana cujo marido ganhou na Justiça o direito de desativar o sistema de alimentação  que a mantinha viva. Os pais dela afirmavam que ela estava consciente, pois respondia aos seus estímulos, sorrindo ou chorando, mas isso não mudou a decisão do juiz. Ela morreu de fome porque deixaram de alimentá-la. Terrível.

Atrás do ouro

Um bando de sete homens encapuzados, armados com fuzis e explosivos, assaltaram nesta quarta-feira o escritório da mineradora Aurizona, no municipio de Godofredo Viana, Maranhão, e levaram um cofre que imaginaram estar cheio de ouro. Eles renderam 30 funcionários, explodiram um cofre grande e de dentro dele carregaram um cofre menor. A empresa, no entanto,  informou que não tinha nada dentro desse cofre pequeno. O delegado Luis Matos, que investiga o assalto, está analisando os vídeos e ouvindo testemunhas em Cândido Mendes, municipio vizinho. Ele acredita que os bandidos são de outros Estados. A mineradora tem o nome da localidade, Aurizona, onde há muitos anos se explora o ouro. O  lugar antigamente tinha o nome de Inglês, porque o ouro era explorado pelos ingleses. A área é muita rica em ouro.

Alcool zero

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado acaba de aprovar o projeto já denominado de "Alcool Zero", que tipifica como crime dirigir embriagado, qualquer que seja o teor de alcool no sangue. . Atualmente a Lei Seca permite dirigir até com 6 decigramas de alcool por litro de sangue, mas com o projeto agora aprovado qualquer quantidade de alcool é crime. E o motorista que se recusar submeter-se ao teste do  bafômetro será enquadrado do mesmo modo, porque serão aceitas como provas videos e testemunhas, entre outras coisas. Como, porém, essa lei ainda não está em vigor, um comerciante paulista de 37 anos, bêbado, bateu nesta quinta-feira com a sua BMW num poste e foi liberado, após prestar exames. A nova lei precisa entrar em vigor urgentemente, a fim de acabar com o assassinato legal praticado por motoristas irresponsáveis que, dirigindo bêbados, matam impunemente.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Renuncia coletiva

Segundo divulgou o blog "Espaço Aberto", nos bastidores do Planalto circulam rumores de que a diretoria do Banco da Amazonia teria sido aconselhada a renunciar coletivamente diante do fracasso na condução do problema Capaf e da greve dos funcionários, que já ultrapassa os 40 dias, o que vem causando graves prejuizos à imagem da tradicional instituição de crédito e, também, do próprio governo federal. A péssima atuação da diretoria teria atrapalhado os planos de fusão do Basa com o Banco do Brasil, cujo principal obstáculo é justamente o problema da Caixa de Previdência Complementar dos Funcionários (Capaf), com um passivo de 5.500 ações trabalhistas de aposentados e pensionistas e um déficit de R$ 1,5 bilhão. A missão dessa diretoria era justamente remover o obstáculo, através do chamado Plano Saldado, para viabilizar a fusão, mas os dirigentes do Banco não souberam conduzir  a solução com habilidade e humanidade, botando tudo a perder. Do mesmo modo, também foram inábeis na condução do problema da greve dos funcionários, recusando-se a negociar, motivo pelo qual os trabalhadores do Basa são os únicos que ainda permanecem de braços cruzados, já que todos os outros Bancos  negociaram com seus servidores e encontraram um denominador comum. Como deu tudo errado, por pura incompetência, a diretoria do Basa teria sido aconselhada a assinar a renúncia coletiva. Na verdade, é o mínimo que pode fazer.

Ameaças

Cresce a tensão internacional em torno da questão nuclear iraniana. Agora, além das ameaças de Israel e dos Estados Unidos, de ataque às instalações nucleares do Irã, também o general iraniano Masud Jazayeri fez ameaças, dizendo que se o seu país for atacado Israel será destruido. O presidente iraniano Marmoud Ahmadinejad classificou de "absurdas" as acusações da Agência Internacional de Energia Atômica, contidas em seu relatório, segundo as quais haveria "indícios" de que o Irã estava fabricando uma bomba. O presidente israelense Shimon Peres disse que a possibilidade de um ataque ao Irã está mais próxima do que uma ação diplomática. A Russia e a China, no entanto, já deram o seu recado: advertiram sobre os riscos de um ataque ao Irã. O chanceler russo Serguei Lavrov disse que um ataque ao Irã "seria um êrro muito grande", capaz de provocar mais conflitos e causar vitimas civis com "consequências imprevisíveis". Na sua opinião, o problema iraniano não pode ser resolvido militarmente, como também nenhum outro problema no mundo contemporâneo. A China, por sua vez, disse que a solução deve ser conseguida através do diálogo e da cooperação. A posição moderada da Russia e da China fez o mundo respirar mais aliviado.

Execução confirmada

O laudo cadavérico do pedreiro José de Ribamar Batista, entregue ao delegado Jefrey Furtado, que preside o inquérito, revela que ele foi morto com cinco tiros pelos soldado Silva Lima e pelo cabo Joniel Farias, ambos da Policia Militar do Maranhão. Os soldados e o seu comandante afirmarm que o pedreiro reagiu à prisão e tentou esfaquear os militares, mas  o laudo desmentiu essa versão, mostrando que ele recebeu os cinco tiros quando estava sentado no volante,sem qualquer possibilidade de defesa. Tres balas atravessaram o corpo do pedreiro. Sete testemunhas já foram ouvidas no inquérito. Frentistas do posto de gasolina confirmaram  a versão de que  o pedreiro teria fugido após colocar 10 reais de gasolina em seu carro, mas familiares de Batista desmentiram os frentistas informando que o tanque do carro estava cheio e que o pedreiro tinha 50 reais em sua carteira. Com base no vídeo, no depoimento das testemunhas e no laudo cadavérico a policia não tem dúvidas de que o pedreiro foi covardemente executado pelos dois PMs. Eles serão processados como homicidas.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Rodizio de governador

Um escândalo! Em apenas uma semana o Maranhão teve quatro governadores: Roseana Sarney, Washington Oliveira, Arnaldo Melo e Jamil Gedeon. A governadora Roseana Sarney, que ficou de reassumir o cargo nesta terça-feira, tirou uma licença, não-se-sabe-pra-que, e viajou para o Rio de Janeiro. O vice-governador Washington Oliveira, então, assumiu o cargo e dois dias depois viajou para o Ceará, para tratar de assuntos particulares, transmitindo o governo ao deputado Arnaldo Melo, presidente da Assembléia Legislativa. Este, por sua vez, logo em seguida, também inventou uma viagem e passou o cargo ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Jamil Gedeon, que passou 24 horas no Palácio dos Leões - e aproveitou a oportunidade para visitar a sua terra, Caxias, como governador - e no dia seguine devolveu novamente o governo ao vice Washington Oliveira.  O Maranhão, pelo visto, virou uma zorra total. Especula-se que esse rodizio de governador teria o objetivo de oferecer alguma vantagem aos interinos, em termos de aposentadoria. E nas ruas o povo já comenta: no Maranhão tudo acontece, até rodízio de governador e greve da Policia Militar.

Policia em greve

Os policiais militares e os bombeiros do Maranhão entraram em greve nesta terça-feira por melhores salários e fizeram uma manifestação em frente da Assembléia Legislativa, com carro de som e tudo.  O comando grevista reuniu-se com os deputados e fez severas criticas ao comandante geral da PM, coronel Franklim Pacheco, por não ter apoiado o movimento; e ao secretário do Planejamento, Fábio Gondim, por não ter incluido o reajuste dos militares no Orçamento do Estado que será votado nos próximos dias pelos parlamentares. As últimas informações dão conta de que os deputados, à frente o lider do governo, deputado Manoel Ribeiro, se comprometeram a intermediar as negociações com o Governo, pedindo um prazo de duas semanas para solucionar a questão. Durante esse tempo os policiais suspenderiam a greve. Tudo indica, porém, que eles continuarão mobilizados, inclusive com passeatas nas ruas, de acordo com a convocação feita pelo carro de som em frente do quartel da PM, onde eles interromperam o trânsito e provocaram um gigantesco engarrafamento. A cidade esta manhã estava um caos, como se não existisse governo. Os policiais, que nada mais são do que trabalhadores fardados, obviamente necessitam de reajuste em seus salários, sendo justa, portanto, a sua reivindicação, mas não podem dar mau exemplo perturbando a ordem pública.

Equivocado

Meu velho amigo Francisco Sidou continua equivocado e insiste em insinuar que sou favorável à redivisão territorial do Pará por ser maranhense. Eu poderia dizer também que ele   é contra por ser amazonense, mas não direi porque entendo que toda pessoa ligada ao Pará tem o direito de se posicionar sobre a criação dos Estados de Carajás e Tapajós. Talvez eu tenha até mais direito do que ele, porque tenho irmãos, filhos e netos paraenses, além de ser Cidadão do Pará, Cidadão de Belém e Cidadão de Monte Alegre. Sou favorável à criação dos dois novos Estados por ver nesse projeto o melhor caminho para o desenvolvimento das regiões  que formarão as novas unidades, a exemplo do que aconteceu com os Estados do Tocanins e de Mato Grosso do Sul. Por isso, também sou favorável à criação do Estado do Maranhão do Sul e gostaria que a ex-senadora Marina Silva, que se revelou favorável à criação do Estado do Tapajós, também se manifestasse a favor da redivisão territorial do Maranhão. Satisfeito Sidou?

domingo, 6 de novembro de 2011

Mais um

O ministro Carlos Lupi, do Trabalho, parece ser a bola da vez nessa ação sistemática da chamada Grande Imprensa, que tem na "Veja" um de seus órgãos de frente,  para desestabilizar o governo da presidente Dilma Rousseff.  A revista publicou neste final de semana um suposto esquema de propina montado no Ministério do Trabalho, apontando como envolvidos o atual deputado federal Weverton Rocha, do PDT do Maranhão, ex-assessor do ministro, e Anderson Santos, coordenador-geral de Qualificação do Ministério. Segundo a denúncia da "Veja" o esquema de propina envolvia algumas ONGs. O ministro Carlos Lupi imediatamente afastou Anderson do cargo e determinou a abertura de investigação para apurar as denuncias, mas lamentou o fato da revista não divulgar a identidade do denunciante e muito menos citar as provas. Virou moda agora no Brasil a prática do denuncismo, com o apoio da chamada Grande Imprensa, o que já causou a queda de cinco ministros do governo Dilma. Basta alguém denunciar qualquer coisa envolvendo integrantes do governo para essa mídia dar o maior destaque, mesmo que não haja provas e que os denuncianes não sejam idôneos ou não sejam identificados. Até hoje não surgiu uma úinica prova contra os ministros derrubados, que foram esquecidos logo depois da queda, como se o objetivo fosse mesmo esse: derrubá-los para desestabilizar o governo. E a oposição faz a festa, pedindo logo a cabeça do denunciado. Com isso, cria-se uma imagem negativa do governo Dilma não apenas dentro do país mas, também, no exterior. Com que objetivo?

Cinegrafista morre

Um cinegrafista da Band, Gelson Domingos, de 46 anos, morreu na manhã deste domingo atingido no peito por uma bala de fuzil quando cobria uma operação policial na favela de Antares, em Santa Cruz, na Zona  Oeste do Rio. Segundo a Band, ele usava colete à prova de balas, mas o projetil que o atingiu, de fuzil, atravessou a proteção. Gelson ainda foi conduzido pela policia a um hospital, mas já chegou lá sem vida. Ele deixou mulher, tres filhos e dois netos. É lamentável que jornalistas ainda morram nessa guerra, que parece interminável, contra o crime organizado no Rio. Até quando esses bandidos vão continuar fazendo vítimas inocentes?

Pretexto

O Irã acusou a Agência Internacional de Energia Atômica de  mentir sobre o programa nuclear do país. O ministro das Relações Exteriores iraniano reafirma que o programa nuclear do seu país tem objetivos pacíficos e afirma que estão fabricando um pretexto falso para atacar o Irã, do mesmo modo que mentiram sobre a existência de armas de destruição em massa no Iraque, o que serviu de pretexto para o ataque dos Estados Unidos, que resultou na morte de milhares de pessoas. Um ataque às instalações nucleares do Irã vem sendo anunciado pelo governo de Israel, mas o governo da França, mais equilibrado,  já descartou essa possibilidade. O presidente Sarkozi, no entanto, criticou o que classificou de  "obsessão do Irã por armas nucleares". Essa política internacional de energia nuclear é esquisita, para não dizer passional, pois segundo ela apenas meia dúzia de paises pode possuir armas nucleares.   O ideal mesmo era que ninguem tivesse armas de destruição, que colocam em risco a sobrevivência do próprio planeta, mas já que alguns têm, inclusive paises reconhecidamente belicistas,  porque outros não podem? Pelo visto o mundo tem donos.

sábado, 5 de novembro de 2011

Covardia

Repercutiu em todo o país o assassinato do pedreiro José de Ribamar Batista por soldados da PM do Maranhão por causa de 10 reais.  Batista foi perseguido por policiais depois de colocar 10 reais de gasolina  num posto de combustivel e  fugir sem pagar. Os policiais disseram que ele reagiu à prisão e por isso tiveram de atirar, versão repetida pelo comandante da PM, tenente-coronel Jefferson  Teles, segundo o qual o pedreiro tentou esfaquear os soldados. A versão, no entanto, foi desmentida por um vídeo gravado por um telefone celular, que mostra claramente o pedreiro sendo executado. O delegado Sebastião Uchoa, da Policial Civil, disse que, depois de ver o vídeo, não tem dúvidas de que o pedreiro foi executado e conduzirá o inquérito como homicidio.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Mudança na diretoria

Os funcionários do Banco da Amazonia completaram 39 dias de greve nesta sexta-feira e vão permanecer de braços cruzados até a próxima semana, quando o Tribunal Superior do Trabalho deverá julgar o dissidio coletivo. Os trabalhadores do Basa são os únicos que permanecem em greve porque a diretoria do Banco, ao contrário das diretorias dos outros estabelecimentos de crédito, continua intransigente em sua posição, ignorando as reivindicações dos funcionários. Por isso, mesmo retornando ao trabalho após o julgamento do TST, os trabalhadores do Banco da Amazonia vão iniciar uma nova luta, agora por mudanças na diretoria,  que, por sua intransigência, se mostrou despreparada para gerir os destinos da instituição regional de crédito.

Melhor avaliação

A ex-senadora Marina Silva disse em São Paulo, durante uma conferência, que a criação do Estado do Tapajós, no Pará,  não deve ser "desconsiderada a priori". Ela lembrou que a criação do novo Estado é uma antiga reivindicação dos moradores daquele região. Disse ainda que "a criação do Estado do Tapajós é uma questão relevante, que precisa ser bem olhada", acrescentando que o Pará é um Estado muito grande que tem regiões isoladas. E recordou o sucesso da criação do Estado do Tocantins.  Marina é acreana mas, como brasileira e conhecedora profunda dos problemas da Amazonia, sabe da importância da redivisão nerritorial do Pará para o desenvolvimento da região.

Pobreza aumenta

O número de americanos que vivem na extrema pobreza aumentou em  mais de um terço na última década, segundo estudo  da Brooklings Institution, publicado nesta quinta-feira. Nos últimos 10 anos o número de americanos vivendo abaixo da linha de pobreza cresceu 12 milhões, atingindo um total de 46,2 milhões, o que equivale a mais de 15% da população dos Estados Unidos. Enquanto lá o  número de pobres cresceu 12 milhões, aqui  no Brasil esse foi o  número de pessoas que sairam da extrema pobreza. Então, viva o Brasil!

Até quando?

O ódio milenar que separa judeus e palestinos continua decidindo a vida dos dois povos. Israel e Estados Unidos suspenderam a sua contribuição à Unesco em represália à entrada da Palestina como membro daquela organização. Israel contribuia com 2 milhões de dólares anuais e os Estados Unidos com 22% do orçamento anual da Unesco, que é de 653 milhões de dólares. A Palestina foi admitida como membro da Unesco por 107 votos a favor, 14 contra e 52 abstenções. Se israelenses e americanos agiram desse modo pelo ingresso dos palestinos na Unesco, imaginem o que farão se eles ingressarem na ONU? Como nenhum dos dois tem o menor respeito pela Organização das Nações Unidas, pois fazem o que bem entendem independente da posição daquele organismo, não é dificil que deixem também de contribuir para ele. Até quando o ódio vai continuar presididindo as decisões sobre a vida de Judeus e palestinos?

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Aneaça de guerra

Se o relatório da Agência Internacional de Energia Nuclear, que será divulgado na próxima terça-feira, dia 8, levantar a suspeita de que o Irã está desenvolvendo armas nucleares - mesmo que não haja provas - existe a possibilidade de que Israel e os Estados Unidos realizem um ataque às instalações nucleares iranianas. Segundo a imprensa israelense o primeiro ministrol Benjamin Netanyahu e o ministro da Defesa, Eruhd Barak, só precisam desse relatório para convencer os demais membros do governo israelense sobre a oportunidade do ataque. Uma pesquisa realizada entre os israelenses mostra que a opinião pública está dividida: 41% estão a favor do ataque e 39% contra, enquanto 20% estão indecisos. Nesta quarta-feira foram realizadas manobras militares que simulam um ataque com mísseis  a centros urbanos de Israel. As sirenes anti-aéreas tocaram em várias cidades da zona metropolitana de Tel-Aviv. Foi testado com sucesso um missil balístico de 6 mil quilômetros de alcance, capaz de carregar ogivas nucleares. Por outro lado, segundo o jornal "Telegraph", o ministro das Relações Exteriores do Irã, Ali Akbar, advertiu os Estados Unidos para os riscos de um confronto com o Irã, acrescentando que  o seu país "está preparado para o pior".  Se toda essa movimentação de Israel não for encenação para intimidar o Irã, já que parece estranho anunciar-se um ataque por antecipação, poderemos ver o mundo  mergujlhado numa guerra de consequências imprevisíveis ainda este ano. E muitos pagarão com a vida a irresponsabilidade de meia dúzia.

Embriaguês é crime

Dirigir embriagado é crime, mesmo que não cause danos a terceiros. A decisão é do Supremo Tribunal Federal. A partir dessa decisão, quem  for  flagrado dirigindo embriagado pode pegar de seis meses a três anos de prisão, além de multa e suspensão da habilitação.  Já era tempo de alguém tomar uma providência para punir irresponsáveis que, nos ultimos tempos, tem provocado a morte de dezenas de pessoas  e ganham a liberdade pagando fiança. O assassinato por atropelamento estava se tornando um crime legal.

Mau exemplo

Um juiz norte-americano, William Adams, está sendo investigado  porque deu uma surra de cinto na filha adolescente Hillary Adams. O espancamento foi causado porque ele não queria a filha acessando a Internet. O vídeo com o espancamento foi postado no Youtube e teve a maior repercussão nos Estados Unidos, provocando a mobilização de organizações de defesa dos direitos humanos. O magistrado continua trabalhando, mas não pode julgar casos envolvendo crianças. Agora eu pergunto: que autoridade moral tem esse juiz para julgar alguém?

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Barbeiragem?

Um avião a jato da empresa Azul, com 80 passageiros a bordo, procedente de Fortaleza, errou o destino e pousou num aeroporto particular no municipio de Timon, no Maranhão.  Os pilotos se enganaram e pensaram que estavam pousando no aeroporto de Teresina, no Piauí, que era o seu destino, a apenas 6 quilômetros de distância de Timon. A empresa, em nota, disse que houve uma "falha operacional". O Infraero informou que há dez anos outro avião cometeu o mesmo erro. Os passageiros tomaram um susto mas, felizmente, tudo acabou bem. Esses pilotos deveriam conhecer melhor a rota em que voam.

Começou o tratamento

O ex-presidente Lula  já voltou para casa  depois da primeira sessão de quimioterapia iniciada segunda-feira no hospital Sirio-Libanês, em São Paulo, primeria fase do combate ao câncer na garganta.  Dentro de dois meses ele iniciará também o tratamento por radioterapia. Além da visita da presidente Dilma Rousseff e do ministro Guido Mantega, o ex-presidente recebeu telefonemas de solidariedade de vários chefes de Estado, entre eles Cristina Kirchner (Argentina); Fernando Lugo (Paraguai); Hugo Chavez (Venezuela);Raul Castro (Cuba); e Ollanta Humala (Peru). Enquanto isso, aqui no Brasil pessoas inescrupulosas estão utilizando a internet de maneira covarde, sem se identificar, para ataca-lo. O colunista Gilberto Dimenstein, da "Folha", condenou a atitude dos internautas e chegou a dizer: "Foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano". E depois de destacar a importância das redes sociais para a democracia no mundo, acrescentou que a internet também pode ser "uma porta aberta para o esgoto do ressentimento e da ignorância".O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também condenou as manifestações de internautas, segundo as quais Lula deveria tratar-se em hospital público. "Acho que isso é uma espécie de recalque", disse. Até a atriz Luana Piovani resolveu dar o ar da sua graça dizendo que Lula deveria tratar-se pelo SUS. Será que ela vai fazer o seu parto através do SUS? Dá pena ver a pobreza de espírito desse pessoal. No caso da Piovani não sei quem é mais mesquinho, se ela ou o jornal que publicou a sua declaração. Lembrei do que disse Jesus: "O escândalo é necessário, mas ai de quem por onde venha o escândalo".

Novo diretor

Tomou posse nesta segunda-feira, dia 31, o novo diretor de Gestão de Recursos do Banco da Amazonia, Wilson Evaristo. Ele é funcionário de carreira do Banco, tem 33 anos de serviço, e já foi superintendente regional em Rondonia e no Amazonas. É formado em Administração de Empresas. Como ele é funcionário do Basa obviamente conhece os seus problemas, especialmente os relacionados com a Capaf, razão pela qual acredita-se que poderá contribuir para solucioná-los, pois é tambem beneficiário. Tomara que o raciocinio esteja correto.