terça-feira, 16 de agosto de 2011

Mais mentiras

Os dois jornais paraenses - Diário do Pará e O Liberal - finalmente publicaram nesta terça-feira uma notícia sobre o problema da Capaf, mas na versão da própria Capaf,  completamente distorcida da verdade.  Depois de informarem  que expirava neste dia o prazo dado pela Previc para implantação do novo  Plano, publicaram  declarações da diretora de benefícios da instituição, Sonia Lisboa, afirmando que a Capaf poderá ser extinta e se isso acontecer "serão suspensos os processos na Justiça e ficará a critério do Banco a continuidade do pagamento dos aposentados e pensionistas". Escandalosa mentira, pois a Justiça já sentenciou o Basa a pagar mensalmente os benefícios, independente da Capaf existir ou não. Outra pérola dela: "Com o encolhimento das aposentadorias e o aumento da expectativa de vida dos funcionários do Banco os valores pagos pela Capaf deixaram de representar um complemento e passaram a ser uma parcela importante do rendimento dos associados, o que representou, ao longo dos anos, prejuizos financeiros para o Fundo, que agora amarga uma dívida bilionária". Ela não disse, porém,  que o que de fato faliu a Capaf foi o não recolhimento, por parte do Basa, ao longo de mais de 20 anos, da sua contribuição, o que somou cerca de R$ 600 milhões,  e a incompetência ou má fé dos seus dirigentes, que malbarataram o fruto da contribuição dos assolciados. O Banco, como entendeu a propria Justiça, é o principal responsável, pois além de não recolher a sua parte ainda é quem nomeia a diretoria da Capaf. Ao finalizar suas declarações, Sonia fala em uma nova data para a solução do problema, ao dizer que "se até o dia 30 de setembro o problema não for solucionado, a Capaf vai sofrer uma intervenção que pode acabar com as aposentadorias complementares". Depois de informar que já havia sido registrada uma adesão de 62%, a reportagem termina lembrando que ainda havia tempo para quem quisesse aderir. A matéria fez jus ao dinheiro pago pelo Banco.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá Ribamar,

Fico perplexo diante de tantas mentiras dos integrantes das diretorias do BASA e da CAPAF. Isto só reforça a minha decisão de não migrar para o novo plano. Não confio nesse pessoal.

José Roberto Duarte
e-mail: robertoduarte2@oi.com.br

Osvaldo Alencar disse...

Dá pena é ver vários colegas, ou melhor ex-colegas, que participaram de muitas lutas em prol da nossa vida na Instituição, agora engajados nesse exdrúxulo e mentiroso "Plano" de aposentadoria. Trata-se de pessoas que ainda nutrem velado desejo de se aboletar em algum cargo no BASA ou na "nova" Caixa, naõ tenho dúvidas.
Pobres de espírito.
Prefiro morrer à míngua que dar minha honra e meu caráter a esses pelegos. Tenho certeza que não será em vão.

Francisco Sidou disse...

Por essas e outras, Riba, é que último artigo publicado na imprensa paraense abordando a questão Capaf sob a ótica de seus Assistidos foi o nosso "S.O.S. Capaf" , que me rendeu três pedidos de cassação do mandato de Conselheiro eleito pelos Aposentados e Pensionistas". Resta esclarecer que os três pedidos formulados pela diretoria da Capaf foram todos desqualifgicados pela própria Assessoria Jurídica da entidade, taL a indigência de sua argumentação legal. No artigo, colocava a questão no seu devido lugar, ou seja , relatava o longo processo de desidratação da Capaf promovido pelo seu próprio patrocinador. Creio que vale a pena ler de novo. O artigo está na página da AEBA e já faz parte do Dossiê Capaf, elaborado pela AEBA e distribuído a vários parlamentares no Congresso Nacional, numa tentativa do jovem e combativo presidente Sílvio Kanner, em parceria com o bravo Raimundo Costa, do Seeb-Ma, de se amplificar o debate em torno da questão Capaf, hoje mantido em regime de censura econômica patrocinada pelo Banco da Amazônia, que abastece a mídia com generosa publicidade, além de pagar cachê para a musa das Diretas-Já Fafá de Belém, que , embora sendo filha do ex-colega Joaquim Figueiredo, infelizmente não conhece da missa nem o ofertório. E também , com certeza, não precisa da pensão da Capaf para sobreviver como a esmagadora maioria das viúvas e dos órfãos que dela dependem. Fafá cantando é uma musa, que encanta o Brasil e o Mundo com sua voz maviosa de sabiá da Amazônia, mas falando em Capaf ela atravessa feio o samba e não "passa" a menor autenticidade.