segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Enganação

O desespero do Banco da Amazonia e da Capaf, por não conseguirem a adesão de aposentados e pensionistas  para a implantação do "Plano Safado", está chegando ao absurdo da manipulação de dados para enganar os incautos. Na demonstração sobre as adesões eles incluem 63 aposentados e 255 pensionistas do Banco, num total de 318, que não tem nada a ver com a Capaf. É com a inclusão desse pessoal que eles dizem que já houve a adesão de 1.990 participantes, o que representa 55,4%. Na verdade, excluindo esses 318, são apenas 1672, o que representa apenas 46,5% de adesão. E mais: eles relacionam na demonstração numérica  148 ex-participantes que também aderiram. Ninguém entendeu. Se são ex-participantes da Capaf eles estão aderindo a que? O objetivo, obviamente, é enganar, mas ninguém mais é bobo para acreditar nisso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Após a campanha de desadesão, promovida pela dupla AEBA/AABA, quantos participantes desistiram da migração para os novos planos? Esses números, porventura, foram divulgados?

Eu tenho conhecimento de um amigo que declinou da pré-adesão, solicitando a devolução dos documentos por ele firmados e o que recebeu foi uma carta do presidente da CAPAF, tentando demovê-lo da decisão. Ratificada sua determinação, o amigo, até o momomento, não teve os documentos devolvidos pela CAPAF.

Por acaso, seu nome permanece incluído na estatística dos aderentes aos novos planos da CAPAF?

Anônimo disse...

Concordo com o teor da postagem. Os números das pré-adesões estão sendo manipulados pela CAPAF, até mesmo para os nossos representantes no Conselho Deliberativo, tenho certeza.

O RF está correto na abordagem que faz sobre o assunto. Apesar de tudo, uma situação precisa ser esclarecida: No placar da CAPAF, estão computadas as 63 pré-adesões de aposentados e de 255 pensionistas que, desde 1981 são de responsabilidade do Banco. O pagamento dos valores equivalentes ao complemento dos seus benefícios previdenciários pelo Banco da Amazônia é obrigação que o mesmo assumiu (com homologação na Justiça do Trabalho, inclusive) atrelada ao estatuto de 1981. São provectos senhores e senhoras (viúvas) que jamais poderiam ser incluídos na “ciranda” dos Planos Saldados, exigência espúria agregada à estrutura dos planos em questão, simplesmente para favorecer o BASA no seu deslavado interesse em se eximir das suas e somente suas responsabilidades na insolvência da CAPAF.

Não resta dívida que essas pessoas jamais migrariam para os Planos Saldados senão premidos pelo assédio criminoso dos solícitos prepostos da Diretoria da CAPAF, (quando não os seus próprios Presidente e Diretores) por todos os meios e argumentos possíveis, inclusive telefonemas onde prometem ganhos extraordinários, em caso de baterem o martelo pelos indigitados planos.
De tudo, é estarrecedor o limite de crueldade a que chega a CAPAF no afã de implantar os capciosos Planos Saldados: dos "velinhos" ainda vivos, até agora, só conseguiram iludir 63; Quanto às pensionistas, provectas senhoras fragilizadas sob todos os aspectos (financeiro e, sobretudo emocional, além de outros), já conseguiram, segundo dizem, atingir 255 pré-adesões.

Uma vergonha, um crime que precisa ser apurada pelo Ministério Público, no âmbito das suas responsabilidades ligadas a Defesa do Idoso.