quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vaias

A seleção brasileira de futebol foi vaiada pelo público, no novo estádio Mineirão, no final do jogo contra a seleção do Chile, que terminou empatado em 2 x 2. A seleção muda de técnico mas  continua com os mesmos velhos defeitos: jogadas para trás, uma defesa fragil e ausência de marcação. Os jogadores brasileiros, ao que parece, com medo de dribles dos adversários, não marcam, apenas fazendo o cerco de longe. Resultado: os adversários tem espaço livre para suas jogadas e entram na área do Brasil com facilidade. Enquanto isso, todas as outras equipes exercem uma marcação cerrada, sem dar espaço para a equipe brasileira, que fica em dificuldades para chegar ao gol adversário. E o Chile fez  uma marcação tão forte que praticamente não deixou o Brasil jogar. E por milagre o nosso selecionado não perdeu. Mereceu a vaia.

Um comentário:

Anônimo disse...

O maior problema é que os atuais "craques" querem jogar sozinhos. Eles só pensam no valor do próximo contrato que, invariavelmente, é proporcional ao sucesso popular do jogador. E sucesso popular quem faz é a imprensa, mostrando insistentemente os dribles e jogadas de efeito, muito mais apropriadas a um circo que a um gramado de futebol.
Acompanho todos os jogos do Sulamericano de furebol sub-17, em andamento, o que sempre faço. Todos os "meninos", como os chamam a imprensa festiva, jogam sozinhos, não passam a bola, tentam semnpre mais um drible ou uma jogada de efeito. Ninguém ensina a eles que futebol é um esporte que se pratica em CONJUNTO. O individualismo fica para o picadeiro. Basta observar que nos últimos torneios nossa Seleção principal, quando e se venceu, foi com jogadas individuais esporádicas. E isso está cada vez mais difícil de se fazer porque o futebol virou, há muito, esporte de academias também (na Europa sempre foi) e lá das cobertas os caras saem atletas para praticar um esporte social e não para fazer apresentações circenses à la Garrincha ou Neymar (nos treinos, porque nos jogos...). O craque Rivelino falou isso no Sportv/Globo mas ninguém de lá se interessou em comentar porque à mídia não interessa criticar "craques", todo mundo sabe.