sábado, 20 de abril de 2013

Mistério

A história da prisão dos dois jovens chechenos acusados de provocar as explosões que mataram três pessoas e feriram mais de 150 na maratona de Boston, nos Estados Unidos, está muito mal contada. Durante  as investigações e as operações para prisão dos suspeitos a  imprensa foi mantida à distância   e todas as informações foram fornecidas pela própria  polícia. Na verdade, ninguém sabe realmente o que aconteceu, nem  mesmo se os dois jovens foram efetivamente os autores do atentado. Até o presidente Barack Obama tem dúvidas quando pergunta: "Por que um jovem estudante de medicina faria tal atentado?" A mãe dos jovens disse que agentes do FBI visitavam frequentemente a sua casa e que o movimento dos dois irmãos era monitorado pela policia federal americana. O pai deles suspeita de armação do FBI  e a tia pede provas convincentes da culpa dos dois. Estudantes que conviveram com eles, inclusive um brasileiro, desacreditaram da ação terrorista dos jovens. Recordo que, por ocasião do assassinato do presidente Kennedy, o suposto assassino, Lee Oswald, foi preso minutos depois do atentado, quando saia de um cinema. O FBI também monitorava os seus movimentos desde que ele voltara da União Soviética. E Oswald foi morto a tiros quando chegava à prisão, o mesmo acontecendo com o seu assassino e com o assassino  do autor da sua morte, numa sequência que evidenciou nitidamente uma queima de arquivo. Ele não teve a menor chance para se defender, dando a sua versão. Oficialmente Lee Oswald entrou para a história como o assassino de Kennedy, mas até hoje existem dúvidas. Tem muitas perguntas sem respostas no caso dos atentados de segunda-feira passada:  em meio àquela multidão apenas os dois jovens chechenos carregavam mochilas? Afora as mochilas e a origem russa, em que a polícia se estribou para considerar os dois como principais suspeitos? Apenas as fotos? Como chegaram rapídamente a eles?  Em que circunstâncias o mais velho foi morto? Como o mais jovem foi ferido? Onde ocorreu o ferimento? Eles estavam mesmo vestidos com coletes contendo explosivos, conforme divulgado?  Lembro que para justificar o ataque ao Iraque o então presidente Bush disse que Saddam Hussein possuía um grande arsenal de  armas de destruição em massa, o que nunca foi encontrado pelas tropas americanas que invadiram aquele país.  É possível que os dois irmãos tenham sido efetivamente os autores do atentado, mas por que matariam gente inocente? Qual a sua motivação? São perguntas que precisam ser respondidas para convencer a opinião pública mundial, passado o clima emocional de revolta, sobre  a culpa dos dois chechenos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Acabei de postar em um blog texto com essas dúvidas e a certeza que por trás disso (nem muito por trás) deve estar o dedo cínico da Dupla BASA/CAP.. , desculpem CIA/FBI, como já fizeram com o o Iraque e em outras tantas ocasiões. Não custa lembrar que as "revoluções" dos anos 60/70 na América do Sul foram todas engendradas pela CIA,
que mandava até dinheiro para os interessados, como já se leu em tantas publicações. Será que os americanos não dispôem de meios mais limpos para prender suspeitos?
JK, Lee Oswald, tentativas contra Fidel...
Acho que é a velha história já contada sob o manto do País da Liberdade, dos Pais da Igualdade. Na verdade, o que se verá depois disso é mais um filme,
mais armas fabricadas e mais, muito mais medalhas. Os gringos são, provavelmente, o país que mais consome medalhas (e não estou falando de olimpíada).
Eles são doidos por medalhas. É só prestar atenção nos filmes deles, desde os de bangue-bangue até os de humor político. Acho estranho ainda não terem medalhado os policiais que detiveram os suspeitos.

Anônimo disse...

OS TERRORISTAS COMEÇARAM COM POSTAGENS? OU NÃO.