quinta-feira, 1 de maio de 2014

Presteza

O ex-deputado José Genoino deveria comemorar neste sábado, com a família, em Brasilia, o transcurso do seu aniversário natalício. Por determinação do ministro Joaquim Barbosa, porém, deverá passar a data no presídio da Papuda. Genoino foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão, em regime semiaberto, no julgamento do chamado mensalão, mas cumpria a pena em regime domiciliar devido a um grave problema cardíaco, que o levou a passar mal duas vezes na penitenciária. O presidente do STF, porém, 48 horas depois de receber um laudo do Hospital Universitário de Brasilia, atestando que o estado de saúde do ex-parlamentar não é grave e, portanto, ele pode cumprir pena no presídio, determinou o seu imediato retorno à prisão na Papuda. Ele não teve a mesma presteza quando recebeu o laudo sobre a saúde do ex-deputado Roberto Jefferson, atestando que ele estava curado do câncer, e demorou mais de um mês para mandá-lo para a prisão no Rio. A filha de Genoino, Miruna, indignada, distribuiu nota dizendo: “Graças a médicos muito bem escolhidos por sua ideologia, e a uma mídia que chega ao ponto de se regozijar com uma pessoa doente ter de ir a um presídio, meu pai passará o seu aniversário na Papuda. E estará com a vida em risco, graças à criminalização da política criada para calar aqueles que somente lutaram por projetos e ideias, nunca por dinheiro”.E acrescentou: “ Já não tenho coração. Já não tenho lágrimas. Já não tenho grito. Já não tenho alma. Eu só posso pedir a vocês que rezem, acho que nem pelo meu pai não, porque ele está forte e sua luz é eterna, mas rezem por essa pessoa que decide a desgraça alheia”. Cabe uma pergunta: se o estado de Genoino se agravar na prisão e ele morrer? Creio que não será muito difícil identificar os responsáveis...

Nenhum comentário: