terça-feira, 6 de maio de 2014

Interferência

A imprensa estrangeira, em especial a britânica e a americana, tem se ocupado do Brasil com muita assiduidade e sempre apresentando uma imagem negativa do país. Entre os veículos estrangeiros que mais criticam o governo brasileiro estão o “Financial Times” e o “The Economist”, publicando inclusive previsões pessimistas sobre o nosso país. Um deles chegou até a sugerir a demissão do ministro da Fazenda, Guido Mantega, numa desavergonhada interferência nos assuntos internos brasileiros. Existem pelo menos duas explicações para esse comportamento: ou o Brasil de alguma forma os está incomodando ou, então, estão articulados com a chamada Grande Imprensa nacional na campanha para a eleição do candidato tucano Aécio Neves, talvez pela esperança de que o seu eventual governo possa dar continuidade ao governo de FHC, quando o capital estrangeiro é que mandava no Brasil. E se privatize a Petrobrás, cobiçada pelos grandes grupos econômicos internacionais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bingo, Ribamar!
Já escrevi sobre isso e apostando que os artigos dessa ala da imprensa inglesa são redigidos nas editorias da Folha e do O Globo (sem esquecer a famigerada VEJA, claro).
Afinal, por quê esse interesse tamanho dos ingleses com um país como o Brasil, que eles sempre mantiveram sob o tapete da insignificância? Ou é a politicagem internacional praticada pela oposição brasileira (não esquecer as viagens do Serra com o Malan para NY, às vésperas da eleição do Lula), ou é a velha inveja em ver alguém passar a ter importância que só eles poderiam ter...