quinta-feira, 29 de maio de 2014

Adeus Barbosa

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, comunicou nesta quinta-feira aos seus pares, no inicio da sessão da Corte, a sua decisão de deixá-la neste mês de junho, aposentando-se após quase 41 anos no serviço público. “Tive a felicidade, a satisfação e a alegria de compor essa corte – ele disse, sem modéstia – no que é, talvez, o seu momento mais fecundo, de maior criatividade e de importância no cenário político-institucional do nosso País". Nem todos, porém, pensam o mesmo da sua passagem pelo STF. O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Toldo, por exemplo, disse que "ele fez aquilo tudo que nós não gostaríamos". E acrescentou: "Antes da posse no Supremo, eu o procurei e ele me disse que haveria diálogo franco e aberto com a magistratura federal, o que não houve. Ele não é uma pessoa que vai ser bem lembrada". Por sua vez, o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), João Ricardo dos Santos Costa, acusou Barbosa como responsável por ter "cortado o diálogo com as entidades". Já Paulo Luiz Schmidt, presidente da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) distribuiu nota dizendo que "a passagem de Sua Excelência pelo Supremo Tribunal Federal e pelo CNJ não contribuiu para o aprimoramento do necessário diálogo com as instituições republicanas e com as entidades de classe, legítimas representantes da magistratura, marcando, assim, um período de déficit democrático". Antes de fazer a comunicação aos seus colegas do Supremo, o ministro Barbosa também informou da sua decisão a presidenta Dilma Roussef e os presidentes do Senado e Câmara Federal, respectivamente senador Renan Calheiros e deputado Henrique Alves. Ele não disse, porém, o dia exato da sua saída do STF, mas já tem muita gente comemorando por antecipação.

2 comentários:

Osvaldo Alencar disse...

Ninguém percebeu, será?
Ele não foi à Presidência comunicar sua decisão, o que seria protocolar, já que quem o nomeou foi o Presidente. Foi ao Senado.
Ninguém ouse achar que ele abandonará os holofotes, pois ele passou a viver disso. É orgulhoso. Talvez a Globo o contrate para ser "comentarista' de política. Para isso ele tem o perfil recomendado.

Anônimo disse...

A oposição ecoa por todo o País as lamentações sobre a saída do Joaquinzão. Mas não é assim, CLARO!

Quem desejar saber mais, acesse:

http://www.conjur.com.br/2014-mai-29/nem-advogados-nem-juizes-lamentam-aposentadoria-joaquim-barbosa