sábado, 1 de setembro de 2012

NÃO à migração

Funcionários da ativa, aposentados e pensionistas do Banco da Amazonia se reuniram na manhã deste sábado na sede do Sindicato dos Bancários do Maranhão, em São Luís, para um debate sobre o plano saldado que a Caixa de Aposentadoria Complementar do Basa (CAPAF) e o próprio banco estão tentando impor a todos como "solução milagrosa" para o problema da Caixa. Depois de amplo debate, com a participação do advogado do sindicato, que esclareceu todas as dúvidas jurídicas, os presentes decidiram por unanimidade NÃO migrar para o novo plano, considerado extremamente prejudicial sobretudo aos aposentados e pensionistas, porque lhes tira todos os direitos adquiridos. Na oportunidade, foram feitas diversas denúncias sobre o assédio da dupla Basa/Capaf, seja por telefone ou pessoalmente, para que aposentados e pensionistas migrem para o novo plano. Uma funcionária aposentada que se encontra acamada, Maria do Carmo, foi praticamente forçada, por uma emissária da Capaf, a assinar a adesão na cama. Outros velhinhos doentes, incluindo esclerosados, segundo as denúncias, tem sido induzidos a aderir ao Plano Saldado. A recomendação do Sindicato do Maranhão, no entanto, ao contrário da posição do Sindicato do Pará, é para que ninguém migre. NÃO Á MIGRAÇÃO. Por outro lado, a diretoria do sindicato informou, na ocasião, que a Justiça do Trabalho já concedeu uma nova liminar para que o Basa pague a primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas no princípio deste mês de setembro. Se não houver novo recurso do Abdias, que já se habituou a afrontar decisões da Justiça, essa parcela deverá ser paga até o dia 10. De qualquer modo, do dia 20 de dezembro não passa, porque é LEI.

Um comentário:

Anônimo disse...

Senhor Fonseca,
Vejo certa incoerência nessa sua postagem. De início o senhor diz para eu não aderir ao plano saldado, pois eu estaria abrindo mão de meus "direitos adquiridos". Depois o senhor fala sobre o 13º salário e diz que, em último caso, eu tenho que esperar até o dia 20 de dezembro pra receber o valor da primeira parcela. Ora essa! Por muitos e muitos anos eu recebi a primeira parcela do 13º em fevereiro. Pergunto: pra onde foi então meu suposto "direito adquirido"?