sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Escândalo

A China detém 15% da produção brasileira de nióbio, um metal raro e estratégico. Através de um consórcio asiático, os chineses compraram por 1,95 bilhão de dólares parte das ações da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), do grupo Moreira Sales, com sede em Araxá, Minas Gerais, que explora o nióbio em nosso país. A denúncia foi feita pela "Folha de São Paulo", que estranhou o silêncio do governo federal e do governo de Minas sobre a operação. O Ministério das Minas e Energia, procurado, não se manifestou. O Brasil detém 98% das reservas de nióbio do mundo, sendo por isso praticamente o único produtor desse importante minério. O nióbio, um metal raro mas abundante no Brasil, é muito importante para a indústria do aço, usado principalmente nas turbinas de aeronaves por sua resistência a altas temperaturas. Essa operação, com a complacência das autoridades brasileiras, é um escândalo. Depois da privatização da Vale, um escândalo do governo FHC com a cumplicidade silenciosa dos governadores Almir Gabriel, do Pará, e Roseana Sarney, do Maranhão, além das bancadas dos dois Estados no Congresso Nacional, ninguém se surpreenda se os 15% vendidos aos chineses sejam apenas o início de uma futura venda da CBMM para aquele país. E mais uma vez nossas riquezas naturais tomam outro destino. Cadê a Dilma???

2 comentários:

Anônimo disse...

O falecido candidato a Presidente ENÉAS já chamava a atenção de todos para a questão do nióbio no Brasil. E ninguém o levava a sério... Muita gente pensava apenas que ele estava arrumando uma palavra exótica para emoldurar com erudição o seu discurso... O nióbio é pra lá de precioso para nós, os brasileiros!

Anônimo disse...

Ah Brasil! País tão rico e tão saqueado! São 500 anos de pilhagens!98% de reservas de um metal tão nobre e raríssimo dão ao Brasil um extraordinário poder. Veja lá, Dilma!