segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Fidel sugere robô

Em artigo publicado neste domingo em Havana, o ex-primeiro ministro Fidel Castro sugere que os americanos elejam este ano para a Casa Branca um robô, "pois ele governará os Estados Unidos melhor do que Barack Obama", disse. Acrescentou que Obama é "um bom articulador de palavras mas está anos-luz de distância dos sonhos de Luther King". Fidel mostrou-se preocupado com a falta de um candidato à presidência dos Estados Unidos capaz "de evitar uma guerra nuclear que acabe com a espécie humana". E afirmou: "Qualquer dos congressistas republicanos presidenciáveis carrega mais armas nucleares nas costas do que idéias de paz na cabeça".
A China, por sua vez, através do seu secretário da Defesa, advertiu os Estados Unidos para serem mais cuidadosos com suas palavras e ações, uma resposta ao presidente Barack Obama, que anunciou um plano de defesa preocupado com a ascensão militar dos chineses. A nova estratégia americana promete aumentar a sua força militar na Ásia, numa tentativa para conter a crescente capacidade da China em se contrapor ao poder militar dos Estados Unidos na região. Os chineses dispõem, hoje, de modernos submarinos e porta-aviões, mostrando-se em pé de igualdade com os americanos.
O fato é que todos, no mundo inteiro, estão preocupados com as eleições presidenciais americanas,  porque Barack Obama abandonou sua imagem de pacifista e assumiu agora uma postura mais belicista, certamente uma estratégia para enfrentar seus adversários republicanos que, por sua vez, se mostram igualmente belicistas, confiantes de que o seu país ainda detém o maior poder bélico do mundo. O dragão chinês, no entanto, já mostrou os dentes.

Nenhum comentário: