sábado, 30 de abril de 2011
Ataque da OTAN
Um ataque aéreo da OTAN neste sábado contra um alvo de Trípoli, a capital líbia, matou o filho caçula de Khadafi, Said al Arab, de 29 anos, e três netos do ditador. Khadafi, que se encontrava na casa do filho com a mulher, saiu ileso, segundo um porta-voz do governo libio. A sua esposa também não sofreu ferimentos. O ditador líbio propôs um cessar-fogo aos Estados Unidos e à França, mas continua se recusando a renunciar. Aparentemente foi a primeira baixa sofrida entre os familiares do ditador, fato que foi comemorado pelos rebeldes.
Excesso de partidos
O governador paulista Geraldo Alkmin afirmou que o excesso de partidos dificulta a governabilidade e, por isso, defendeu uma redução no número de legendas. Ao mesmo tempo, apoiou a fusão do PSDB, DEM e PPS, o que, para muitos, seria uma forma de fortalecer a oposição diante do processo de esvaziamento dol ninho tucano e dos democratas com a debandada para o novo partido fundado pelo prefeito Gilberto Kassab, o PSD. A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarline, do DEM, disse, no entanto, que não deixará a sua legenda, manifestando a esperança de que o seu partido conseguirá superar a atual crise. Já o presidente do PSDB, deputado Sérgio Guerra, criticou o prefeito paulistano pela criação do novo partido, classificando os seus argumenos de "ética discutível". Essa briga ainda vai ter muitos rounds até as eleições municipais do próximo ano, evidenciando o gradativo processo de encolhimento do principal partido da oposição, o PSDB.
Desrespeito
O Banco da Amazônia parece que resolveu andar na contra-mão da política sindical do governo ao se posicionar sempre contra o trabalhador, seja da ativa ou aposentado. Derrotado pela Justiça em suas tentativas de deixar o aposentado e pensionista a pão e água, suspendendo o pagamento dos seus benefícios, o Basa decidiu agora também desrespeitar o trabalhador da ativa ao cancelar em cima da hora a mesa de negociação permanente de quinta-feira passada, encontro que estava marcado desde o dia primeiro de abril. A reunião tinha por objetivo, entre outras coisas, a discussão do Plano de Cargos e Salários dos Funcionários, que está desatualizado ha 17 anos. O cancelamentol frustrou as expectivas das entidades de classe dos bancários do Maranhão, Pará e Amapá, inclusive do secretário de Organização da Contraf-CUT, Miguel Pereira, que veio especialmente de São Paulo para o encontro. A categoria já pensa em greve.
Classe média
O vice-presidente Michel Temer, a exemplo do ex-presidente Fernando Henrique, também defende prioridade do governo para a classe média. Segundo ele, os pobres já possuem programas de assistência, devendo o governo agora voltar suas vistas para a nova classe média, que mudou a cara com a ascensão de expressiva parcela da população pobre. A declaração foi feita à "Folha de São Paulo". Pelo visto, todo mundo descobriu agora na classe média o grande filão eleitoral, o que significa que nas próximas eleições municipais essa classe social será o alvo principal de todos os aspirantes às prefeituras.
Exoneração
O governador Simão Jatene, do Pará, exonerou José Carlos Antunes, irmão do deputado Manoel Pioneiro, presidente da Assembléia Legislativa, da sua assessoria. A exoneração seria uma resposta às denúcias da OAB paraense sobre a prática de nepotismo cruzado pelo governador tucano. As denúncias envolvem ainda familiares de magistrados. Até agora ninguém conseguiu descobrir o que o assessor exonerado fazia no gabinete do governador Jatene. Resta saber se haverão outras exonerações.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
TV Liberal
A TV Liberal, de Belém, afiliada da Globo,comemora nesta quarta-feira 35 anos de fundação com um coquetel para seus funcionários e um grande show no Cidade Folia, com a participação de Fafá de Belém, a Banda Calypso e o Super Pop. Os festejos contarão ainda com a presença de vários atores globais. Parabéns a TV Liberal que vi nascer graças ao empreendedorismo de um homem que marcou sua presença na história da imprensa do Pará: Rômulo Maiorana.
Ética?
O senador maranhense João Alberto de Souza, do PMDB, foi eleito para a presidência do Conselho de Ética do Senado. Até ai nada demais, já que ele foi eleito outras vezes para o mesmo cargo. O estranho foi afirmar que não vê nenhum problema no fato de integrantes daquela comissão responderem a processos na Justiça. Como alguém que responde a processos pode julgar colegas na mesma situação? O primeiro pepino que João Alberto terá nas mãos será a representação que o Sindicato dos Jornalistas do Distribo Federal protocolou contra o senador Roberto Requião, do Paraná, que arrancou um gravador das mãos de um reporter que o entrevistava. O Sindicarto quer que ele seja advertido e censurado. O novo presidente da Comissão de Ética, no entanto, disse que só vai se manifestar depois que redeber a documentação da presidência do Senado.
Virou moda
Três ex-soldados da Aeronáutica escalaram nesta quarta-feira o mastro da bandeira situado na Praça dos Três Poderes em Brasilia, com mais de 100 metros de altura, para reivindicar sua reintegração nas Forças Armadas. E ainda cortaram a bandeira. Agora parece que virou moda escalar aquele mastro para protestar. No úiltimo dia 13 um homem também subiu no mastro e queimou a bandeira, sendo preso pela policia federal. Segundo ele, protestava contra o assassinato de negros.Se apenas escalassem o mastro, tudo bem, mas por que destruir a bandeira? Se a moda pega mesmo o fabricante de bandeiras gigantes vai ganhar muito dinheiro. A não ser que o governo coloque uma guarda permanente ao pé do mastro.
Americano mesmo
O presidente norte-americano Barack Obama se viu obrigado a divulgar a sua certidão de nascimento para provar que é americano. Parece estranho que depois de mais de dois anos no comando da mais poderosa nação do planeta Obama tenha questionada a sua nacionalidade, uma polêmica boba estimulada no país por aqueles que até hoje não engoliram a eleição de um negro para a presidência da República. Obama nasceu no Havai, que é território norte-americano, mas os seus adversários diziam que ele havia nascido no Quênia que, na verdade, é a terra do seu pai. "Tenho coisas muito mais importantes a fazer do que me preocupar com essa bobagem", ele disse. A partir de agora certamente ninguém mais duvidará da sua nacionalidade.
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Cadê a liberdade?
Enquanto os órgãos de imprensa e os organismos da classe dos jornalistas gritam a plenos pulmões para garantir a liberdade de manifestação de pensamento, fundamental para a consolidação da democracia em nosso país, algumas pessoas lamentavelmente trafegam na contra-mão tentando amordaçar quem as critica, esquecidas talvez de que o tempo da censura e da ditadura já passou. Na próxima quinta-feira, dia 28, estou sendo ouvido em audiência de instrução e julgamento na 1a. Vara do Juizado Especial Criminal de Belém, em virtude de uma queixa-crime feita contra mim pelo Sr. José Prado de Souza, ex-presidente da Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco da Amazonia (Casf). Meu crime: ter criticado a sua administração em três artigos publicados pelo jornal "O Liberal". Ele me acusa de difamação, calunia e injuria por ter dito que após muitos anos à frente da Casf ele já a administrava como se fosse sua propriedade particular e que a sua administração foi um desastre. Parece que o que mais o irritou, no entanto, foi tê-lo chamado de "Dom Prado". Nunca ouvi dizer que os imperadores Pedro I e Pedro II tenham se ofendido por serem chamados de Dom Pedro. Se presidentes, governadores, prefeitos, parlamentares, etc, pocessassem todo jornalista que os critica a Justiça não teria tempo para mais nada: só trabalharia nesses processos. Bem, mas vamos lá...
Acomodação
Vários políticos derrotados nas eleições passadas estão tentando acomodação em órgãos do Governo Federal. Entre eles estão o ex-governador José Maranhão, da Paraiba; a ex-governadora Ana Julia Careppa, do Pará; O ex-senador Hélio Costa, de Minas Gerais, o ex-governador Iris Rezende, de Goiás, e a ex-senadora Fatima Cleide, de Rondonia. Até agora a presidente Dilma Roussef só contemplou o ex-senador Aloisio Mercandante, nomeado para o Ministério da Ciência e Tecnologia, e a ex-senadora Ideli Salvatti, para o Ministério da Pesca. Entre os órgãos federais na mira dos políticos desempregados estão o Banco da Amazonia e a Sudam.
Atrevimento
Com o título de "Cel. Riod manda recado atrevido à governadora Roseana Sarney", circula na Internet um vídeo com um trecho de um pronunciamento do coronel Riod, por ocasião da posse do tenente-coronel Silva Filho na direção da Caixa Beneficente da Polícia Militar do Maranhão, em que afirma, enfático, que "a governadora tem obrigação de dar saúde aos nossos soldados e familiares", arrancando entusiásticos aplausos dos presentes. "Ela preste atenção - continuou - que não adianta ter esse prédio aqui se a assistência de saúde aos nossos soldados é nenhuma". E depois de lembrar a alguém presente que levasse o recado à governadora, amenizou: "Diga a ela que ela foi cobrada, não por Riod, porque sou amigo dela, sou doido por ela, sou tarado por ela, sou até apaixonado por ela". Depois disso, fiquei sem saber se o "atrevimento" contido no título se refere à cobrança sobre a saúde dos militares ou à declaração de paixão e tara pela governadora.
Sem validade
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) não reconhece a validade das multas aplicadas por guardas municipais ou agentes municipais de trânsito contratados sem concurso público. Eles não são considerados autoridades do trânsito. A informação é do promotor Benedito Wilson Sá, de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural de Belém, que vai entrar com uma ação civil pública contra a Companhia de Transportes do Municipio de Belém e a Guarda Municipal e, também, vai anular todas as 165 mil multas aplicadas por guardas municipais e agentes de trânsito no ano passado. A notícia, publicada pelo jornal "O Liberal", deve levar a Secretaria Municipal de Trânsito de São Luis a colocar as suas barbas de molho, porque certamente alguém na capital maranhense também vai questionar a autoridade dos agentes de trânsito para mujltar. Aliás, alguém precisa fazer alguma coisa, já que a SMT não faz absolutamente nada e o trânsito em São Luis continua um caos, constatado até mesmo pelos turistas.
Acidentes
A Policia Rodoviária Federal registrou 55 acidentes nas rodovias maranhenses, com 7 mortos e 47 feridos, no feriadão da Semana Santa. O Maranhão foi o segundo Estado com maior índice de acidentes no feriado deste ano, apesar da rigorosa fiscalização da Policia Rodoviária Federal, que realizou a Operação Semana Santa. A imprudência dos motoristas foi a principal causa dos acidentes.
Fantasmas
A Assembléia Legislativa do Pará está sob investigação do Ministério Público. Acolhendo denúncia do deputado Edmilson Rodrigues (Psol), o MP descobriu que existem centenas de funcionários fantasmas naquele Legislativo, o que significa um grande rombo nos cofres públicos. A ex-chefe do Departamento de Pessoal da Assembléia, Mônica Pinto, beneficiada pela delação premiada, revelou que existem entre 200 a 300 assessores fantasmas lotados no gabinete do ex-presidente Domingos Juvenil, além de cerca de 700 estagiários, a maioria também fantasma. A investigação promete descobrir muito mais maracutaia, envolvendo não apenas o ex-presidente mas, também, outros parlamentares, entre eles o deputado conhecido como Robgol, ex-artilheiro do Paysandu, em cuja residência a polícia encontrou meio milhão de reais em dinheiro vivo. Recordando: Domingos Juvenil, hoje sem mandato, foi candidato do PMDB paraense a governador nas eleições passadas.
domingo, 24 de abril de 2011
Governadores
Dez governadores eleitos ano passado estão pendurados na Justiça Eleitoral, acusados, entre outras coisas, de abuso do poder econômico, compra de votos e uso indevido dos meios de comunicação. São eles Antonio Anastasia, de Minas Gerais; Tião Viana, do Acre; Roseana Sarney, do Maranhão; José de Anchieta Junior, de Roraima; Wilson Martins, do Piauí; Siqueira Campos, do Tocantins; Rosalba Ciarlini, do Rio Grande do Norte; Omar Aziz, do Amazonas; Cid Gomes., do Ceará; e Teotônio Vilela, de Alagoas. Todos eles, mesmo que se mantenham no poder, vão ter muita dor de cabeça. Diante disso, conclui-se que a eleição de 2010 ainda não acabou.
Casamento
O mundo se surpreendeu porque o nome do presidente Barack Obama não consta da lista de convidados da coroa inglesa para o casamento do príncipe William com a plebéia Kate Middleton. Mais surpreendente ainda porque entre os convidados estão o cantor Elton John, o jogador David Beckham e o ator Rowan Atikson, que interpreta Mr. Bean. São mais de mil convidados. O casamento, que reacende entre as moças casadoiras o sonho do príncipe encantado, será no próximo dia 29 deste mes.
sábado, 23 de abril de 2011
Fichas-sujas
Políticos fichas-sujas viraram judas em Belém. O presidente da Associação de Malhadores de Judas de São Miguel, no Pará, Hildevando Mesquita, disse que "o povo vai mostrar, com a malhação, toda a sua indignação com a liberação dos políticos fichas-sujas". Ou seja, vão estraçalhar e queimar os bonecos representando os políticos beneficiados com a decisão do STF, que adiou a aplicação da Lei da Ficha Limpa para as eleições municipais do próximo ano. Será que estamos regredindo ao tempo da Idade Média, quando as pessoas eram assadas em fogueiras?
Judas
Todos os anos, no sábado de aleluia, bonecos representando Judas são pendurados em postes nas ruas das cidades de todo o país e depois malhados pela garotada, um castigo simbólico ao homem acusado de trair Jesus. A malhação do Judas é uma tradição no Brasil. Em Belém existe até um clube, com socios, diretoria e sede, destinado a promover a malhação do Judas todos os anos, uma festa que mobiliza todo o bairro da Cremação. Alguém já parou pra pensar que a traição aconteceu ha mais de dois mil anos! E que o próprio Cristo perdoou Judas! Por que, então, continuar castigando-o, embora simbolicamente, e, inclusive, estimulando as crianças à violência na prática de um linchamento mesmo de brincadeira? O próprio Judas, aliás, arrependido do seu gesto, enforcou-se. Será que vale a pena prosseguir numa ação de barbárie, mesmo simbolicamente? Que ensinamento tal tradição transmite às crianças? Que se deve linchar os traidores? Foi isso o que Jesus nos ensinou? Claro que não. Ele não apenas disse para que nos amemos uns aos outros mas, também, para amarmos os inimigos. Não custa refletir sobre isso.
Turismo
Muitos turistas de outros Estados e do exterior aproveitaram o feriadão da Semana Santa para conhecer as belezas naturais e arquitetônicas de São Luis, cidade que é patrimînio da Humanidade. As queixas, porém, foram muitas. Embora maravilhados com as belezas naturais e, também, com a arquitetura colonial da única cidade brasileira fundada pelos franceses, os turistas foram unânimes em criticar as falhas, que vão desde o descaso com os casarões, alguns ameaçando desabar sobre a cabeça das pessoas, à sujeira nas praias e ao trânsito caótico. Houve turista, que visita São Luis pela segunda vez, que não escondeu sua decepção.Eles reclamaram também da falta de preparo dos funcionários dos hotéis e da inexistência de folders com informações sobre os pontos turísticos da capital e interior. Se nada for feito - e com urgência - pelas autoridades estaduais e municipais, as comemorações pelos 400 anos da cidade será um fracasso. E uma vergonha para os maranhenses.
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Cão herói
Um cachorro vira-lata se tornou herói em Belém ao salvar a sua dona, Graça Lopes Gomes, de 60 anos, de ser morta por uma cobra sucuri de 4 metros. Ao acordar pela manhã em sua casa na Passagem Amoras, no Bairro do Tapanã, em Icoaraci, dona Graça se assustou com e enorme cobra dentro de casa já se preparando para dar o bote. A idosa foi salva pelo seu cachorro vira-lata que enfrentou a cobra mas acabou morto por ela. A sucuri não é venenosa mas mata as suas vítimas enroscando-se nelas e apertando os seus anéis até sufocá-las, triturando os seu ossos. "Ele foi muito valente mas perdeu a vida para nos salvar", disse a velhinha. Foram os vizinhos, atraidos pelos gritos de dona Graça, que vieram em seu socorro e acabaram imobilizando a cobra, entregue depois ao Corpo de Bombeiros.
Numero do PSD
O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, rejeitou o número que seria dado pela Justiça Eleitoral ao seu novo partido, o PSD, por estar associado a uma marca de cachaça: 51. Na verdade, seria um prato cheio para os seus adversários. Existem poucos números disponíveis e um deles é o 30, mas Kassab acredita que pode encontrar outro. O prefeito paulista informou que seu partido continua crescendo: já conta na Bahia com o vice-governador, 7 deputados federais, 10 deputados estaduais e dezenas de prefeitos. Kassab, pelo visto, abriu a porteira para os dissidentes de várias agremiações partidárias que, até o surgimento do PSD, estavam constrangidos em suas respecdtivas legendas.
Assatoi diferente
A policia de Belém prendeu em flagrante um assaltante surdo-mudo que atacava uma mulher com uma faca. A mulher, Maria do Rosário, de 59 anos, recebeu dele um papel onde estava escrito: "Isto é um assalto, sua coroa safada. Passa o dinheiro senão eu te mato". A principio ela pensou que era brincadeira mas quando viu a faca na mão do mudinho começou a gritar. Por sorte dela e azar do assaltante silencioso uma viatura da Policia passava na hora pelo local e prendeu o mudinho. Ao ser levado para a delagacia ele quase matou o delegado de rir ao entregar-lhe o papel com o aviso de assalto, escrito em letra de fôrma.
Feriadão
Nada menos de 32 acidentes foram registrados nas rodovias do Maranhão somente no primeiro dia do feriadão. Três pessoas da mesma familia morreram em Timon quando um voyage se chocou com uma Van. Na quinta-feira o engarrafamento na BR-135, em virtude da saída de São Luis dos que buscavam as cidades do interior do Estado, foi o maior já registrado pela Policia Rodoviária Federal, que realiza a Operação Semana Santa. Muita gente chegou a desistir, retornando do Campo de Perizes. A PRF, que recomenda cautela e atenção aos motoristas, sobretudo diante das chuvas, informou que o feriadão este ano está sendo mais violento, em termos de acidentes, do que no ano passado.
Ana no Basa
A ex-governador Ana Julia Careppa poderá integrar a diretoria do Banco da Amazonia. Além de liderança petista no Pará ela também é bancária, funcionária de carreira do Banco do Brasil. As conversações nesse sentido estão em andamento no Planalto. Tudo leva a crer que além do presidente, outras diretorias do Basa também serão substituidas por novos ocupantes. A expectativa quanto aos novos nomes cresce entre os funcionários do Banco.
PT na frente
Pesquisa Datafolha divulgada neste feriado pela "Folha de São Paulo" revela que o PT passou na frente do PSDB na luta pelos votos da classe média. O Partido dos Trabalhadores, de acordo com a pesquisa, tem a preferência dos eleitores com renda entre três e 10 salários mínimos. Já o PSDB é melhor na preferência dos que possuem renda acima de 10 salários mínimos. Parece que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chegou atrasado quando recomendou ao seu partido para que esquecesse o povão e buscasse os votos da classe média. A julgar pela pesquisa, o PSDB continua sendo um partido da elite e diante dos sinais emitidos em São Paulo já deverá ter dificuldades de manter a hegemonia nas eleições municipais paulistas do próxinmo ano.
Os 100 mais
A presidente Dilma Roussef está entre as 100 personalidades mais influentes do mundo, segundo lista publicada pela revista norte-americana "Time".
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Liberdade vigiada
Nada menos de 17 mil presos de São Paulo ficaram de ser liberados nesta quarta-feira para que possam visitar suas familias nos feriados de Tiradentes e Páscoa. A informação foi dada pela Secretaria de Adminmistração Penitenciária, acrescentando que 24 mil presos tem direito à saída mas nem todos ganharão a liberdade. Eles devem voltar aos presídios até às 17 horas da próxima segunda-feira.Uma parte dos presos liberados usará a tornezeleira que permitirá sejam rastreados via satélite durante 24 horas, o que, no entanto, não significa garantia de que retornarão. No Natal do ano passado dos 23.639 presos liberados 1.686 não voltaram, sendo que dos 3.944 que usavam tornezeleiras 226 não retornaram. Em 2009, Ananias dos Santos, acusado de matar as irmãs Josely e Juliana na cidade de Cunha, no interior de São Paulo, foi um dos que fugiram depois de receber permissão para uma saída temporária. Cabe uma pergunta: apesar da liberdade temporária estar prevista em lei e ser uma medida humanitária, será que vale a pena correr o risco? Quantos desses 17 mil presos não voltarão e quantos vão aproveitar a oportunidade para novos crimes?
terça-feira, 19 de abril de 2011
Lula lá em SP
Enquanto a chamada Grande Imprensa tenta desmontar a sua imagem, na mesma proporção em que busca reabilitar FHC, o ex-presidente Lula está empenhado em fortalecer o PT paulista com vistas às eleições municipais do próximo ano. Derrotado pelo PSDB em duas eleições consecutivas, o PT quer reocupar seus espaços na capital paulista e pensa, inclusive, em aliar-se ao novo PSD do prefeito Gilberto Kassab. O projeto, segundo revelaram fontes petistas, é definir o seu candidato à prefeitura de São Paujlo ainda este ano. O ex-presidente Lula garantiu que vai subir no palanque dos candidatos petistas. Vai ser uma briga boa porque o ex-governador José Serra estaria propenso a concorrer de novo à prefeitura e terá, certamente, agora abertamente, a participação do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que não vê a hora de impor mais uma derrota ao ex-presidente operário.
PSD infla
O PSD do prefeito Gilberto Kassab está inflando na mesma proporção em que o PSDB paulista murcha. Seis dos 13 vereadores tucanos da Câmara Municipal de São Paulo já decidiram migrar para a nova agremiação partidária descontentes com o tratamento recebido do seu partido. Não atenderam sequer aos apelos do governador Geraldo Alkmin para desistirem da revoada. Eles reclamam, entre outras coisas, que foram excluidos da cúpula tucana no diretorio municipal. O PSDB da capital paulista ficou agora reduzido a sete vereadores. O prefeito Kassab, como previsto, está provocando um estrago nas outras agremiações, principalmente no DEM, e ainda vai dar muita dor de cabeça, sobretudo nos partidos pequenos. Sem duvida é uma força política emergente.
Palavrão
Dois pesquisadores ingleses - Richard Stephens e Claudia Umland - da Keele University, após anos de pesquisas descobriram que xingar com palavrão ajuda a aliviar a dor. Eles utilizaram vários voluntários nessas pesquisas. Segundo eles, ao dizer palavrões as pessoas mobilizam certas substâncias quimicas que aliviam a dor, mas só funciona com adulto e com quem fala pouco palavrão. Aqui no Brasil se for criança que xingar com palavrão ao invés de aliviar faz aumentar a dor, porque ela entra na taca. Resta saber, ainda, se a coisa só funciona com palavrão em inglês ou vale também para palavrão em portugues.
Desopção
Muitos dos associados da CAPAF que se arrependeram de ter aderido ao novo plano da instituição, considerado prejudicial aos interesses de aposentados e pensionistas, podem voltar atrás. Ainda há tempo. A solução foi apresentada pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão, mediante remessa à Capaf de documento nos seguintes termos:
"À CAPAF
Senhor Presidente
Fui levado a assinar termo de adesão a novo plano de benefícios, denominado “Plano Saldado”, exclusivamente porque informou essa Caixa de Previdência que não pagaria mais os benefícios do Plano de Benefício Definido ao qual estou vinculado.
Foi compelida judicialmente essa Capaf a realizar os pagamentos. Assim sendo, tendo presente que o único motivo que levou à adesão ao novo plano foi a ameaça que sofri de não receber minha verba de subsistência, solicito a V.Sa que providencia o CANCELAMENTO de minha opção àquele novo plano, eis que não foi efetivada de livre vontade.
De outra parte, não recebi qualquer informação relativa à forma de pagamento da dívida do Banco da Amazônia frente à Capaf, aí incluído o montante, o valor mensal de cada prestação, os indexadores e juros e o quinhão destinado a cada plano de benefícios, inclusive as denominadas “aposentadorias de responsabilidade do Basa”. Há, portanto, completa falta de informação, diferentemente do que obriga a legislação.
Informo, ainda, que cumpri todas minhas obrigações frente ao Plano que participo, na exata forma como era exigido, e, justamente por isso, faço jus ao pagamento dos benefícios que me são devidos".
Data e assinatura
"À CAPAF
Senhor Presidente
Fui levado a assinar termo de adesão a novo plano de benefícios, denominado “Plano Saldado”, exclusivamente porque informou essa Caixa de Previdência que não pagaria mais os benefícios do Plano de Benefício Definido ao qual estou vinculado.
Foi compelida judicialmente essa Capaf a realizar os pagamentos. Assim sendo, tendo presente que o único motivo que levou à adesão ao novo plano foi a ameaça que sofri de não receber minha verba de subsistência, solicito a V.Sa que providencia o CANCELAMENTO de minha opção àquele novo plano, eis que não foi efetivada de livre vontade.
De outra parte, não recebi qualquer informação relativa à forma de pagamento da dívida do Banco da Amazônia frente à Capaf, aí incluído o montante, o valor mensal de cada prestação, os indexadores e juros e o quinhão destinado a cada plano de benefícios, inclusive as denominadas “aposentadorias de responsabilidade do Basa”. Há, portanto, completa falta de informação, diferentemente do que obriga a legislação.
Informo, ainda, que cumpri todas minhas obrigações frente ao Plano que participo, na exata forma como era exigido, e, justamente por isso, faço jus ao pagamento dos benefícios que me são devidos".
Data e assinatura
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Pegou mal
A noticia de que o senador Aécio Neves (PSDB) foi flagrado no Rio dirigindo sem carteira de habilitação pegou mal. Quem pretende ser Presidente da República não pode escorregar desse jeito, pois os seus adversários estão aí mesmo para explorar todo e qualquer erro, mesmo os mais inofensivos. Aliás, o virtual candidato tucano ao Palácio do Planalto deve começar a pensar que hoje está no foco da mídia nacional e, portanto, deve redobrar os cuidados para evitar mancadas desse tipo, pois com isso está dando munição para seus concorrentes, especialmente dentro do seu próprio partido, que também sonham com a Presidência da República. Desde o momento em que deixou de ser um político regional, ultrapassando as fronteiras de Minas Gerais, para ganhar colorido nacional passou a ter sobre si todas as atenções, o que significa que qualquer dscuido pode ser fatal para as suas pretensões.
Gás no Maranhão
A MPX, empresa do bilionário Eike Batista, bateu às portas da Sudam em busca de financiamento para o seu projeto energético na bacia do rio Parnaiba, no Maranhão, onde ano passado encontrou gás natural. A perfuração no Maranhão revelou a existência de um depósito de 10 a 15 trilhões de pés cúbicos de gás, cuja exploração poderá equivaler a 25% de toda a produção do Brasil, hoje em torno de 60 milhões de metros cúbicos/dia. A MPX pretendo construir usinas termelétricas a gás e também fornecer gás natural às indústrias de mineração do norte. O empreendimento, sem dúvida, vai proporcionar um grande impulso ao desenvolvimento do Maranhão, cuja capital, São Lujis, poderá ser a cidade de maior crescimento no país até 2025, segundo projeções científicas.
sábado, 16 de abril de 2011
Financiando desmatamento
O Ministério Público Federal do Pará entrou com uma ação na Justiça contra o Banco do Brasil e o Banco da Amazonia, acusando-os de emprestarem dinheiro para fazendas com irregularidades trabalhistas e ambientais. A ação é assinada por nove procuradores da República. De acordo com a denúncia, os dois bancos estatais concederam 55 empréstimos, no valor total de R$ 26 milhões, a propriedades rurais localizadas nos 10 municipios paraenses campeões de desmatamento. Foram beneficiadas fazendas inclusive com ocorrências de trabalho escravo. Os dois estabelecimentos federais de crédito estão, desse modo, na contra-mão do governo federal, que vem se esforçando para reduzir o desmatamento na Amazonia. Será que alguém vai ser punido por isso?
Desafio
Em entrevista à Radio Cultura de São Paulo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso desafiou o ex-presidente Lula a disputar outra eleição com ele. A informação foi dada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, na edição deste sábado. Segundo a colunista, FHC disse: "Ele esquece que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira? Eu topo". Parece coisa de galinho de briga. O ex-presidente FHC não atentou, porém, para o fato de que quando derrotou Lula as circunstâncias eram outras: o sociólogo estava embalado pelo Plano Real, fruto de uma propaganda enganosa sobre a autoria do plano econômico de Itamar Franco, e o operário era uma incógnita. Agora quem está na vantagem é Lula, que deixou o governo com uma aprovação de mais de 80%. De qualquer modo, seria interessante um novo embate entre os dois, o que, no entanto, não tem a menor chance de acontecer, porque a candidatura de ambos não depende apenas da vontade deles. Tem muita coisa e interesses em jogo.
Onda assassina
Uma onda assassina varre o país depois da brutalidade registrada numa escola de Realengo, Rio de Janeiro, cujo criminoso pretendeu justificar o massacre de crianças por ter sido vítima de bullyng. Diversos casos com a mesma coloração, embora de menor gravidade, já foram registrados em diversos pontos do país. O mais recente assassinato por causa de bullyng aconteceu no interior do Piauí, na cidade de Corrente, onde um adolescente de l4 anos matou o colega a facadas. Ele alegou que todos os dias a vítima, um ano mais velho e mais forte, o agredia fisica e verbalmente. O vasto noticiário do massacre de Realengo, com fotos enormes do criminoso nos jornais e vídeos na TV, parece ter o dom de estimular quem já tem tendências homicidas e quer ganhar notoriedade. O próprio Wellington, além do bullyng, se deixou entusiasmar pelo massacre em Columbine, nos Estados Unidos. Vale recordar ainda que o assassino de John Lennon não tinha nada contra o ex-Beatle, matando-o a tiros apenas para ganhar notoriedade.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Novo mínimo
O Governo Federal mandou nesta sexta-feira para o Congresso Nacional um projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2012, onde prevê, entre outras coisas, um salário mínimo de R$ 616,34 para o próximo ano. A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, disse que o valor do mínimo será reavaliado no fim deste ano e deverá ser arredondado para facilitar a retirada nos caixas eletrônicos. O novo valor representa um aumento de 13,09% em relação ao atual salário mínimo, que é de R$ 545. O projeto prevê ainda um PIB de 5% e uma inflação de 4,5% para 2012. É bem provável, no entanto, a julgar pelas declarações da ministra, que o novo mínimo atinja um valor superior a R$ 617.
Morrem imortais
Mais dois imortais da Academia Paraense de Letras morreram nesta sexta-feira: o cônego Ápio Campos e o ex-governador Helio Gueiros. Foi a terceira perda da APL em pouco tempo: ha cerca de um mes morreu o poeta Alonso Rocha, presidente da Academia e considerado o príncipe dos poetas paraenses. Dos três o mais conhecido era Hélio Gueiros, que foi deputado estadual e federal, cassado pelo governo militar, prefeito de Belém e governador do Pará. Jornalista e escritor, durante muito tempo ele manteve uma coluna polêmica na imprensa paraense. Daqui o meu pesar à Academia, da qual também sou membro, e aos familiares dos conrfades Ápio Campos e Hélio Gueiros.
Novo presidente do Basa
O governo da presidente Dilma Roussef acaba de definir o novo presidente do Banco do Nordeste: Miguel Cícero Terra de Lima. As atenções do Planalto agora se voltarão para as mudanças no comando do Banco da Amazonia, com a definição do seu novo presidente e diretores. Aposentados e pensionistas estão torcendo para que o novo presidente do Basa seja mais sensível à sua situação, já que o atual está pouco se lixando para os velhos servidores. Enquanto isso, cresce a expectativa quanto ao pagamento dos benefícios deste mes de abril, situação dolorosa que está provocando o agravamento das doenças de muitos aposentados e pensionistas. E a pergunta é: o Basa e a Capaf vão pagar no próximo dia 23 ou vão esperar serem obrigados por uma decisão judicial?
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Esquecer o povão?
Não foram apenas os oposicionistas, em especial os tucanos, que criticaram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso por sugerir o esquecimento do povão. Também o ex-presidente Lula, de Londres, onde se encontra, criticou FHC: "Eu, sinceramente, não sei o que ele quis dizer. Nós já tivemos políticos que preferiam o cheiro de cavalo ao do povo. Agora tem um presidente que diz que não precisa ficar atrás do povão. Eu, sinceramente, não sei como alguém estuda tanto e depois quer esquecer o povão". Lula foi o principal palestrante de um seminário promovido em Londres, para empresários, pela Telefônica. Da capital britânica ele viaja para a Espanha, onde tem encontro com o presidente Zapatero.
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Novo partido
O prefeito Gilberto Kassab, de São Paulo, assinou nesta quarta-feira a ata de fundação do novo partido criado por ele, o PSD, que de imediato recebeu a adesão de 32 deputados, 2 senadores, 5 vice-governadores e um governador. O governador que aderiu ao novo partido é Omar Aziz, do Amazonas, eleito pelo PMN. A cerimonia foi realizada na Câmara dos Deputados e o prefeito paulista, no seu discurso, desejou sucesso ao governo da presidente Dilma Roussef, sinalizando a posição do novo PSD, e desejou também, mas ironicamente, felicidades ao seu antigo partido, o DEM. Tem muita gente preocupada, pois Kassab ameaça atrair mais políticos com mandato para a sua agremiação partidária, sobretudo dos pequenos partidos, contribuindo dessa forma para o encolhimento e consequente desaparecimento de alguns. O ranger de dentes será audível em toda parte.
Efeito contrário
A tese do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de que a oposição deve esquecer o povão e focar na classe média, não pegou bem entre os oposicionistas. Produzindo um efeito contrário ao esperado, a tese de FHC atraiu-lhe críticas de todos as correntes da oposição, sobretudo de integrantes do próprio PSDB, partido do qual é presidente de honra. Os senadores tucanos Aécio Neves e Álvaro Dias, entre outros, discordaram publicamente do ex-presidente, assim como o deputado Roberto Freire (PPS) e o líder do DEM na Câmara, deputado ACM Neto. Ao contrário do que pregou o ex-presidente, todos foram unânimes em dizer que a oposição precisa, sim, conquistar o povão. Depois disso, como fica o rótulo de "ideólogo da oposição" que lhe foi pespegado por alguns colunistas. Que ideólogo é esse cujas idéias a oposição não aceita?
terça-feira, 12 de abril de 2011
Viagem espacial
Há 50 anos, mais precisamente no dia 12 de abril de 1961, um baixinho de apenas 1,60m decolava num foguete na primeira viagem do homem ao espaço. O russo Yuri Gagarin foi o primeiro homem a aventurar-se nessa viagem e retornar inteiro à Terra depois de uma permanência de 108 minutos no espaço. "A terra é azul", ele chegou a dizer ao observar o nosso planeta da janelinha da apertada cápsula espacial. Depois dele 500 homens e mulheres, inclusive um brasileiro, já estiveram no espaço e alguns tiveram o privilégio de passear na superfície da Lua, transformando em realidade o sonho de Julio Verne quando escreveu "Viagem a Lua". Nem tudo, porém, foi sucesso. Em dois acidentes morreram 14 astronautas norte-americanos. E Gagarim morreu num acidente de avião em 1968. É claro que ainda estamos engatinhando em termos de viagens espaciais, mas ninguém tem dúvidas de que num futuro não muito distante estaremos viajando para outros planetas e, então, o homem se conscientizará, finalmente, de que não está só no Universo. E bem vivas na memória de todos estarão as palavas de Jesus: "Na casa do pai há muitas moradas".
Ideólogo da oposição
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ganhou manchete do jornal "Folha de São Paulo" em razão de uma entrevista em que aponta os erros da oposição e dá conselhos para que possa fazer frente ao Governo da presidente Dilma Roussef. FHC, que passou a ver qualidades na presidenta depois de classificá-la de "boneca de ventríloquo", segundo o colunista Josias de Souza, aconselha a oposição a não mais procurar aproximação com o povão, mas com a classe média. O ex-presidente deixa no ar uma certa mágoa por ter sido escondido nas campanhas presidenciais de Serra e Alkmin, o que impediu o eleitorado de recordar as suas realizações. O colunista Josias de Souza, a propósito, escreveu: "Dificil dizer ao ex-peão (hoje na classe média) que recorde agora que a estabilidade econômica traz em sua gênese o Plano Real, que FHC costurou como ministro de Itamar". Percebe-se hoje a dificuldade em afirmar-se ter sido FHC o autor do Plano Real, o que se disse exaustivamente por ocasião da sua reeleição, quando todos sabem que o pai da criança foi o ex-presidente Itamar Franco. Afinal, todos os planos econômicos trazem a marca do Presidente e não do ministro, que é mero auxiliar. O senador Aécio Neves sabe tão bem disso que quando do seu recente discurso da tribuna do Senado, ao falar do Plano Real, citou apenas Itamar Franco. E ninguém chiou.
Sem trégua
A chamada Grande Imprensa não perdoa mesmo o operário Lula por ter sido presidente. A manchete de um jornal reflete bem o ânimus predominante: "Ministério Público flagra trabalho degradante em obras do PAC". A notícia dá conta de que o Procurador Regional do Trabalho encontrou várias irregularidades num canteiro de obras na cidade de Americano, Campinas, interior de São Paulo, onde a empresa MRV Engenharia e Participações está construindo 640 apartamentos do programa "Minha Casa, Minha Vida". Informa ainda quje 44 trabalhadores oriundos do Maranhão e Goiás estavam trabalhando em condições precárias, em alojamentos sem ventilação e só com um banheiro, etc. Muito bem. A Procuradoria Regional do Trabalho deve ser aplaudida pela fiscalização em todos os canteiros de obras - essa, afinal, é a sua função - de modo a garantir trabalho dígno para o trabalhador da construção civil, evitando a sua exploração. Mas o destaque à obra do PAC tem endereço certo. Será que a descoberta de irregularidades em outras construções financiadas por bancos particulares haveria alguma manchete do tipo "Flagrado trabalho degradante em obras do Banco Tal"?
Temporada de caça
Vai começar a temporada de caça aos governadores eleitos em outubro do ano passado, segundo se comenta nos círculos juridicos do Distrito Federal. De fevereiro até esta data já chegaram ao Tribunal Superior Eleitoral, procedentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, 11 recursos contra a diplomação, com pedido de cassação de mandato, de 10 governadores: 5 do Nordeste, 4 do Norte e um do Sudeste (Minas Gerais). Entre os governadores do Nordeste está a governadora Roseana Sarney, do Maranhão, contra quem existem dois recursos, um do suplente de deputado estadual José Maria Fontenele (PRTB) e outro do ex-governador José Reinaldo (PSB), derrotado nas eleições para o Senado. Roseana é acusada de abuso do poder econômico e político, de uso indevido dos meios de comunicação e de compra de votos. Brevemente, portanto, vamos ter algumas batalhas judiciais no âmbito do TSE.
Petróleo
A Petrobrás e a empresa estatal chinesa Sinopec firmaram acordo para a exploração de petróleo em águas profundas das costas do Maranhão e Pará. A informação é do presidente da Petrobrás, Sergio Gabrielli, que se encontra em Pequim, China, na comitiva da presidente Dilma Roussef, que visita aquele país. Segundo ele, a China é o segundo maior comprador de petróleo do Brasil depois dos Estados Unidos, em torno de 160 mil barris por dia. Gabrielli, na oportunidade, reafirmou a possibilidade de aumento do preço da gasolina no Brasil. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, no entanto, na qualidade de presidente do Conselho da Petrobrás, desautorizou o seu presidente afirmando que não haverá aumento. Criou-se uma situação muito dificil: se houver aumento o minisro Mantega terá abalada a sua autoridade e se não ocorrer o aumento anunciado quem ficará com cara de tacho será o presidente da Petrobrás.
segunda-feira, 11 de abril de 2011
Juros
O Banco da Amazonia comunicou nesta segunda-feira que vai pagar R$ 110,9 milhões de Juros sobre Capital Próprio (JCP) em substituição aos dividendos obrigatórios relativos ao exercício de 2010. O pagamento será feito através do Bradesco, onde estão depositadas as ações escriturais do Basa, mediante crédito em conta corrente dos acionistas. E os seus aposentados e pensionistas? Quando o Basa pretende pagá-los?
Retrato
No livro "Agonia das Religiões", escrito ha alguns anos, o autor, J. Herculano Pires, desenhou praticamente um retrato de Wellington Menezes de Oliveira, o jovem perturbado que no dia 7 deste mes matou a tiros 13 estudantes e feriu outros 11, numa ação brutal na Escola Tasso da Silveira, em Realengo, Rio de Janeiro, e cuja personalidade doentía continua, até agora, envolta em mistério. No capítulo XIII, sob o título "O Problema da Violência", diz o autor:
"A violência do homem civilizado tem as suas raizes profundas e vigorosas na selva. O Homo brutalis tem as suas leis: subjugar, humilhar, torturar, matar. O seu valor está sempre acima do valor dos outros. A sua crença é a única válida. O seu modo de ver o mundo e os homens é o único certo. O seu Deus é o único verdadeiro. Só o que é bom para ele é bom para a comunidade. Os que se opõem aos seus designios devem ser eliminados pelo bem de todos. A violência é o seu método de ação, justificado pelo seu valor pessoal, pela sua capacidade única de julgar. Tece ele mesmo a trama de fogo do seu futuro nas encarnações dolorosas que terá de enfrentar. As religiões da violência fizeram de Deus uma divindade implacável e os livros básicos de suas revelações estão cheios de homicidios e genocídios em nome de Deus".
"A violência do homem civilizado tem as suas raizes profundas e vigorosas na selva. O Homo brutalis tem as suas leis: subjugar, humilhar, torturar, matar. O seu valor está sempre acima do valor dos outros. A sua crença é a única válida. O seu modo de ver o mundo e os homens é o único certo. O seu Deus é o único verdadeiro. Só o que é bom para ele é bom para a comunidade. Os que se opõem aos seus designios devem ser eliminados pelo bem de todos. A violência é o seu método de ação, justificado pelo seu valor pessoal, pela sua capacidade única de julgar. Tece ele mesmo a trama de fogo do seu futuro nas encarnações dolorosas que terá de enfrentar. As religiões da violência fizeram de Deus uma divindade implacável e os livros básicos de suas revelações estão cheios de homicidios e genocídios em nome de Deus".
domingo, 10 de abril de 2011
Afagos em Dilma
A chamada Grande Imprensa, situada no eixo Rio-São Paulo, está se desdobrando em afagos à presidente Dilma Roussef. E na mesma proporção em que acarinha a presidenta não economiza pauladas no ex-presidente Lula. Esse comportamento, visível a observadores mais atentos, reflete resquícios de desagrados e ressentimentos pela eleição de um operário nordestino para a Presidência da República e sua postura diante da elite nacional. As comparações entre os dois se tornaram uma rotina no noticiário. E mesmo 100 dias depois de Lula ter deixado o Palácio do Planalto esse pessoal não larga o pé dele: insiste na história dos passaportes especiais dados aos seus filhos e se esforça em encontrar o menor fiapo que possa ligá-lo ao mensalão. Daqui por diante qualquer coisa que ele faça será motivo para bombardeá-lo até inviabilizar uma possível aspiração de retorno ao Planalto em 2014. O afago em Dilma, além dos inegáveis méritos do seu governo, tem uma razão muito forte: a atenção que ela dispensa ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ao contrário de Lula, que não perdia oportunidade para cutucá-lo. E FHC é o xodó desse pessoal por muitas razões, entre elas o fato de ser paulista.
Suplente
Em entrevista publicada neste domingo pelo jornal "O Imparcial" o senador em exercício Edinho Lobão se manifesta contrário à extinção da figura do suplente de senador, extinção já aprovada pela Comissão de Reforma Política do Senado. A Comissão decidiu que no caso de vacância do cargo de senador, o mandato deve ser exercido pelo segundo mais votado. Ele afirma ainda que não procede o argumento de que o suplente não tem voto. A posição de Edinho é óbvia: ele é suplente do pai, Edson Lobão, que deixou-lhe a vaga ao assumir o Ministério das Minas e Energia. Na verdade, seria melhor que ele nem tivesse se manifestado a respeito, porque, embora não seja ilegal, não pega bem o filho ser suplente do pai. Parece coisa de capitania hereditária. Essa prática, aliás, de colocar parente como suplente, já vinha sendo questionada no próprio Congresso. Além disso, ao contrário do que afirmou, suplente não tem voto mesmo (por isso é suplente) e seu nome não consta sequer da propaganda eleitoral. Prova disso é que a grande maioria dos eleitores maranhenses não sabe quem são os suplentes dos senadores João Alberto e Epitácio Cafeteira.
sábado, 9 de abril de 2011
Entre tucanos
A briga no ninho tucano pela liderança da oposição ao governo da presidente Dilma Roussef, que definirá também o seu candidato às eleições presidenciais de 2014, promete esquentar já na mobilização para as eleições municipais do próximo ano. E tudo indica que o duelo principal ficará entre o senador mineiro Aécio Neves e o ex-governador paulista José Serra. As diferenças entre os dois ficaram bem visíveis já no discurso que Aécio fez no Senado, cuja tônica não mereceu inteira aprovação de Serra. O ex-governador paulista, no entanto, que ficou sem mandato ao ser derrotado nas eleições presidenciais do ano passado mas não desistiu ainda do sonho de conquistar o Palácio do Planalto, está sem muita visibilidade, ficando em desvantagem em relação ao mineiro que, como senador, está sempre na vitrine e, portanto, com espaço garantido na midia. Portanto, se Serra não conquistar a presidência do PSDB ou não se candidatar a alguma coisa vai ficar na obscuridade, enquanto Aécio estará sempre diante dos holofotes. E mais: o senador mineiro, que se viu preterido ano passado em suas aspirações de concorrer à Presidência da República, dificilmente abrirá mão da sua candidatura em 2014. Inteligentemente, ele está se firmando como o candidato natural dos tucanos à sucessão da Presidente Dilma.
Oposição no Maranhão
Com a morte do ex-governador Jackson Lago a oposição no Maranhão ficou órfã. Jackson era o principal líder oposicionista no Estado e o vazio deixado por ele ainda vai demorar a ser ocupado. Alguns políticos que pululavam em torno dele já procuram movimentar-se com esse objetivo, movimento observado ainda no seu velório, mas os nomes só começarão a destacar-se quando chegar a temporada de conversações com vistas às eleições municipais do próximo ano. O PDT maranhense, no entanto, não será o mesmo depois de Jackson, pois ninguém jamais conseguirá se identificar tanto com a legenda do que ele. E dentro do pedetismo local não existem nomes capazes de aglutinar a oposição como o ex-governador. Observando-se melhor o panorama atual da política maranhense, desenhado a partir das últimas eleições de 2010, o nome que está surgindo como liderança oposicionista é o do ex-deputado Flavio Dino, que ocupou o segundo lugar na disputa pelo governo do Estado. O seu futuro político, no entanto, vai depender do seu posicionamento para as eleições municipais de 2012.
Medicina e espiritualidade
Será realizada em Belém, neste sábado e domingo, a VI Jornada Médico Espírita do Pará. Um dos principais palestrantes é o médico espírita Alberto Almeida, hoje um dos maiores expositores espíritas do país. Serão debatidos importantes temas médicos à luz da Doutrina Espírita. Vale lembrar que Bezerra de Menezes, também conhecido como o Médico dos Pobres, revelou em uma de suas mensagens psicografadas que todos os médicos, qualquer que seja a sua crença religiosa, contam com uma grande assistência espiritual porque lidam com a vida. E enfatizou a necessidade da oração antes de qualquer procedimento, sobretudo os cirúrgicos, porque o médico que ora tem uma assistência redobrada.
O perigo
Um escrivão da Policia Civil cearense, que também é estudante de Engenharia na Universidade Federal do Ceará, sacou da sua arma e ameaçou os colegas no interior do campus porque alguém riscou o seu carro e esvaziou os pneus, além de escrever a palavra "Otário" no parabrisa. Tudo porque ele estacionou em local que impedia a saída dos outros veículos e não atendeu aos apelos dos colegas para que retirasse o seu carro. O policial foi detido e apreendida a sua arma e vai responder a inquérito criminal e administrativo em liberdade. Já imaginaram se ele resolve atirar? Quantas vítimas faria, já que não sabia quem havia riscado o seu carro? Quando é que vão proibir alguém, mesmo policial, de entrar armado em escolas? Alguma coisa precisa ser feita - e com urgência - para evitar a repetição da brutalidade registrada na escola municipal de Realengo, no Rio de Janeiro.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Lucro
O Banco da Amazonia encerrou o ano de 2010 com um lucro líquido de R$ 142,2 milhões, um aumento de 440,5% em relação a 2009, cujo lucro líquido foi de R$ 26,3 milhões. Segundo o seu presidente, Abdias Junior, o Basa chegou ao final do período com um patrimonio líquido de R$ 1,94 bilhões. Os ativos totais chegaram a R$ 8,4 bilhões, um aumento de 8,41% em relação a 2009. Quanto às contratações em todas as fontes, em 2010, o Banco chegou ao montante de R$ 7,3 bilhões. Diante desse panorama, pergunta-se: com tanto dinheiro por que o Basa se recusa a pagar os seus aposentados e pensionistas, que dedicaram a sua vida inteira àquela instituição de crédito? Será que o seu pecado foi viver mais de 69 anos, como entende o presidente da Capaf, José Sales, para explicar os seus problemas de caixa? Se o problema é êsse, ao invés de matá-los de fome, suspendendo o pagamento dos seus benefícios, não seria mais humano mandar fuzilá-los?
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Cota para mulheres
Em sua última reunião, nesta quinta-feira, a Comissão de Reforma Política do Senado aprovou a adoção de cotas para as mulheres nas eleições proporcionais. A comissão determinou que 50% das vagas para deputados e vereadores sejam destinadas a mulheres, com alternância enre homens e mulheres, nas listas fechadas de candidatos. A cota atual, segundo a Lei Eleitoral em vigor, é de 30%. Além do aumento da cota, a novidade é a lista fechada de candidatos, também aprovada pela Comissão, que decidiu ainda submeter a adoção da lista a uma consulta popular. Com o novo dispositivo da lista fechada, se aprovado, os eleitores votarão nos partidos e não nos candidatos. E quem não quiser votar nos partidos vota nos candidatos avulsos, o que também foi aprovado pela Comissão. Votaram contra apenas os senadores Itamar Franco e Roberto Requião. Agora a Comissão vai elaborar o seu relatório e apresentá-lo na próxima semana ao presidente do Senado, José Sarney, que o encaminhará à apreciação da Comissão de Justiça. Somente depois disso é que a reforma será submetida à apreciação da Câmara dos Deputados.
Pre-histórico
Uma equipe de cientistas da Sociedade Arqueológica Tcheca encontrou, num sitio arqueológico de Praga, o esqueleto de um homem que viveu entre 4.500 e 5.000 anos atrás e que parece ter sido homossexual. Segundo a arqueóloga Katerina Semradova, os cientistas chegaram a essa conclusão devido à posição em que o homem foi enterrado, posição adotada para as mulheres. Além disso, ao invés das armas normalmente enterradas junto ao corpo dos homens, com o esqueleto havia objetos domésticos, próprios das mulheres. A notícia da descoberta provocou um rebuliço nos meios científicos, pois foi o primeiro homossexual pre-histórico descoberto pelos arqueólogos.
Massacre de crianças
Um jovem de 23 anos, Wellington Menezes de Oliveira, armado com dois revólveres calibre 38, entrou na manhã desta quinta-feira na Escola Municipal Tasso da Silveira em Realengo, Rio de Janeiro, e matou 11 crianças de 12 a 14 anos e feriu outras 13. Nunca, na história do Brasil, havia acontecido brutalidade semelhante, até então só registrada nos Estados Unidos e na Alemanha. O assassino, que se matou depois de baleado pelo sargento PM Marcio Alves, é ex-aluno da escola, não tinha antecedentes criminais e deixou uma carta maluca pedindo que seu corpo fosse lavado, enrolado num lençol branco por "mãos puras" , colocado num caixão e sepultado ao lado do túmulo da sua mãe. Na carta ele não explica os motivos da sua ação, mas fica claro a intenção de matar-se após o massacre. O sargento Márcio contou que estava numa blitz às proximidades da escola quando foi chamado por dois alunos feridos. Quando viu o assassino de armas em punho já subindo para o terceiro andar da escola (ele matou as crianças no segundo andar) disparou contra ele, atingindo-o na perna. O sujeito caiu na escada e, em seguida, se matou com um disparo na cabeça. Especialistas acreditam que Wellington tinha treinamento com armas pois recarregou as armas várias vezes (ele deu mais de 100 tiros) e atingiu todas as crianças na cabeça e no tórax. Alguns dos sobreviventes informaram que logo no inicio dos disparos pensaram que fosse uma brincadeira e só se deram conta da realidade quando viram o sangue. As dez crianças mortas são 10 meninas e um menino. Dos 13 feridos, cinco estão em estado grave. Cenas de desespero dos familiares foram exibidas pela TV. O governador Sergio Cabral e o prefeito Eduardo Paes estiveram presentes na escola e a presidente Dilma Roussef, que chorou ao saber da tragédia, decretou luto oficial de três dias no país. O Brasil inteiro se emocionou com o trágico acontecimento, que teve repercussão também no exterior. Agora, fica no ar a pergunta: o que leva um jovem a semelhante massacre de crianças inocentes?
Intransigência
A recusa do Banco da Amazonia e da Caixa de Previdência Complementar do Banco (Capaf) em cessar o assédio aos aposentados e pensionistas para migrarem para o novo plano e, também, em pagar todo dia 23 de cada mes os benefícios devidos aos participantes, incluindo o 13º salário, provocou o fracasso da reunião de conciliação realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho, 9a. Região, sediado em Belém, terça-feira passada. Após três horas de debates o Basa e Capaf sequer aceitaram a proposta de conciliação feita pelo presidente do tribunal, Dr. José Maria Alencar Quadros, muito menos as reivindicações da Associação de Aposentados e Pensionistas do Basa (Aaba). O corregedor Sérgio Rocha conduziu o processo de mediação. Participaram da reunião representantes do Ministério Publico do Trabalho e os juizes da 8a. e 9a. Varas do Trabalho de Belém, além de representantes do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá, Sindicato dos Bancários do Maranhão, da Aaba e da Associação dos Empregados da Ativa (Aeba).
O Basa defendeu o novo plano de previdência da Capaf, alegando que já possui mais de 50% de adesão do total de participantes da Caixa, comprometendo-se a liberar R$ 1,2 bilhão para o novo plano, mas impondo vários condicionamentos.A Aaba defendeu o aporte dos R$ 1,2 bilhão mas dentro do plano atual, afirmando ainda que os aposentados não abrem mão das ações judiciais. O Ministério Público do Trabalho questionou a adesão ao novo plano, registrando a não concordância dos aposentados com as novas regras. E o Tribunal fez a seguinte proposta: a) -o Basa deve apresentar definitivamente a minuta do novo plano de Previdência; b) - o Basa e a Capaf devem cumprir as liminares recem concedidas em favor dos trabalhadores; e c) - o Basa e a Capaf não emitem, em 30 dias, nenhum comunicado referente à pré-adesão, ou seja, não devem pressionar os participantes. O Basa e a Capaf se mostraram intransigentes e rejeitaram a proposta do Tribunal.
Diante disso, até a reunião do próximo dia 28, quando deverá ser prolatada a sentença, tudo indica que o Basa e Capaf deverão prosseguir na ação nazista para pressionar aposentados e pensionistas a aderirem ao novo plano. E provavelmente não pagarão no dia 23 os benefícios referentes a abril. Além do comportamento nazista do Basa e Capaf, o que mais surpreende é o silêncio da imprensa e dos políticos da região amazônica sobre o problema. As notícias sobre o fato, por isso, estão circulando apenas na Internet, através de blogs e do twitter. Cadê a liberdade de imprensa? Cadê os representantes do povo?
O Basa defendeu o novo plano de previdência da Capaf, alegando que já possui mais de 50% de adesão do total de participantes da Caixa, comprometendo-se a liberar R$ 1,2 bilhão para o novo plano, mas impondo vários condicionamentos.A Aaba defendeu o aporte dos R$ 1,2 bilhão mas dentro do plano atual, afirmando ainda que os aposentados não abrem mão das ações judiciais. O Ministério Público do Trabalho questionou a adesão ao novo plano, registrando a não concordância dos aposentados com as novas regras. E o Tribunal fez a seguinte proposta: a) -o Basa deve apresentar definitivamente a minuta do novo plano de Previdência; b) - o Basa e a Capaf devem cumprir as liminares recem concedidas em favor dos trabalhadores; e c) - o Basa e a Capaf não emitem, em 30 dias, nenhum comunicado referente à pré-adesão, ou seja, não devem pressionar os participantes. O Basa e a Capaf se mostraram intransigentes e rejeitaram a proposta do Tribunal.
Diante disso, até a reunião do próximo dia 28, quando deverá ser prolatada a sentença, tudo indica que o Basa e Capaf deverão prosseguir na ação nazista para pressionar aposentados e pensionistas a aderirem ao novo plano. E provavelmente não pagarão no dia 23 os benefícios referentes a abril. Além do comportamento nazista do Basa e Capaf, o que mais surpreende é o silêncio da imprensa e dos políticos da região amazônica sobre o problema. As notícias sobre o fato, por isso, estão circulando apenas na Internet, através de blogs e do twitter. Cadê a liberdade de imprensa? Cadê os representantes do povo?
Motivos para não adesão
Com o titulo de "Razões para não aderir ao novo plano da Capaf" o aposentado José Roberto Duarte postou no Blog "O Mocorongo" de Belém, o seguinte:
"A proposta levada para a conciliação é a de menor custo para o Basa, porém sem acordo. Vão continuar ameaçando para fins de migração ao novo plano, inclusive com ações visando o não pagamento mensal dos benefícios do pessoal do plano BD. Existem razões para não aderir ao novo plano, sob pressão, tais como:
a) - É o exercício de um direito, principal instrumento de cidadania;
b) - O Basa é apenas patrocinador, retirando-se da condição de instituidor e mantenedor, podendo afastar-se dessa condição a qualquer momento;
c) - Situações formujladas como salvadoras da pátria não deram certo, como é o caso da Amazonvida, que já é deficitário e encontra-se em situação muito dificil, pois em breve não terá dinheiro para pagar seus respectivos assistidos;
d) - Os integrantes das diretorias da Capaf, com a "vista grossa" do Conselho Deliberativo, foram e são incompetentes na aplicação dos recursos disponíveis, promovendo brutais prejuizos à Capaf.
Sou integrante do Plano BD e não vou aderir ao novo plano, em razão de só existirem perdas, tais como:
a) - Não mais terei direito à remuneração igual à dos empregados da ativa, uma vez que serei obrigado a renunciar à cláusula "como se na ativa estivesse";
b) - A questão do custeio está obscura, principalmente no que se refere às obrigações do Basa;
c) - Embora não contribua mais, em razão da cláusula dos 30 anos, voltarei a contribuir com 27,16%;
d) - Serei obrigado a desistir de todas as ações trabalhistas movidas contra o Basa e Capaf, o que ensejará o pagamento, por minha conta, dos honorários advocatícios e das tutelas antecipadas;
e) -Se optar pelo novo plano meu benefício será reajustado anualmente com base no menor INPC, e se as aplicações renderem percentual abaixo do menor INPC o reajuste será com base no índice das aplicações, tudo em prejuizo do meu benefício, que poderá ter reajuste abaixo da inflação;
f) Com base na planilha que me foi enviada, se aderir ao novo plano vou ter um prejuizo muito grande, pois levarei para o novo plano o benefício Capaf líquido de R$ 4.770,48. Porém, cálculos efetuados entre setembro e dezembro indicam um valor de R$ 5.352,90, com a perda de uma diferença de R$ 582,42 todo mes, até o resto da minha vida, sem considerar os reajustes. É perda que não acaba mais.
Mesmo aderindo ao PBDS há o risco de não se alcançar os 95%. Neste caso a Capaf será liquidada, o pagamento dos benefícios será suspenso e as ações judiciais também serão suspensas. O risco de não se receber nada é muito grande, face a necessidade de pagamento aos credores prioritários.
Por outro lado, se não aderir ao novo plano e a meta dos 95% for atingida, as perdas são as seguintes:
a) - Em relação aos participantes remanescentes o Basa retirará o seu patrocínio e o participante receberá sua reserva matemática, após aprovação pela Previc. Aqui já há a possibilidade de se receber alguma coisa;
b) - Enquanto o processo não for aprovado, o pagamento do benefício fica suspenso.
Cheguei à conclusão de que em qualquer situação só existem perdas, daí a minha opção em não aderir ao novo plano, uma vez que há a possibilidade de recebimento da minha reserva matemática, que a Capaf teima em esconder esse valor, já tendo indeferido, por duas vezes, pedido meu nesse sentido. Aliás, sobre a reseva matemática é importante destacar que os planos atuais é que devem ser saldados, para fins de segregação do novo plano, o que implica em cuidado para que tais cálculos não sejam feitos de forma diferente, em prejuizo dos assistidos que permanecerem no plano BD, como ocorreu com a Amazonvisa, em que a segregação foi efetuada com dinheiro do Plano BD de forma fraudulenta".
"A proposta levada para a conciliação é a de menor custo para o Basa, porém sem acordo. Vão continuar ameaçando para fins de migração ao novo plano, inclusive com ações visando o não pagamento mensal dos benefícios do pessoal do plano BD. Existem razões para não aderir ao novo plano, sob pressão, tais como:
a) - É o exercício de um direito, principal instrumento de cidadania;
b) - O Basa é apenas patrocinador, retirando-se da condição de instituidor e mantenedor, podendo afastar-se dessa condição a qualquer momento;
c) - Situações formujladas como salvadoras da pátria não deram certo, como é o caso da Amazonvida, que já é deficitário e encontra-se em situação muito dificil, pois em breve não terá dinheiro para pagar seus respectivos assistidos;
d) - Os integrantes das diretorias da Capaf, com a "vista grossa" do Conselho Deliberativo, foram e são incompetentes na aplicação dos recursos disponíveis, promovendo brutais prejuizos à Capaf.
Sou integrante do Plano BD e não vou aderir ao novo plano, em razão de só existirem perdas, tais como:
a) - Não mais terei direito à remuneração igual à dos empregados da ativa, uma vez que serei obrigado a renunciar à cláusula "como se na ativa estivesse";
b) - A questão do custeio está obscura, principalmente no que se refere às obrigações do Basa;
c) - Embora não contribua mais, em razão da cláusula dos 30 anos, voltarei a contribuir com 27,16%;
d) - Serei obrigado a desistir de todas as ações trabalhistas movidas contra o Basa e Capaf, o que ensejará o pagamento, por minha conta, dos honorários advocatícios e das tutelas antecipadas;
e) -Se optar pelo novo plano meu benefício será reajustado anualmente com base no menor INPC, e se as aplicações renderem percentual abaixo do menor INPC o reajuste será com base no índice das aplicações, tudo em prejuizo do meu benefício, que poderá ter reajuste abaixo da inflação;
f) Com base na planilha que me foi enviada, se aderir ao novo plano vou ter um prejuizo muito grande, pois levarei para o novo plano o benefício Capaf líquido de R$ 4.770,48. Porém, cálculos efetuados entre setembro e dezembro indicam um valor de R$ 5.352,90, com a perda de uma diferença de R$ 582,42 todo mes, até o resto da minha vida, sem considerar os reajustes. É perda que não acaba mais.
Mesmo aderindo ao PBDS há o risco de não se alcançar os 95%. Neste caso a Capaf será liquidada, o pagamento dos benefícios será suspenso e as ações judiciais também serão suspensas. O risco de não se receber nada é muito grande, face a necessidade de pagamento aos credores prioritários.
Por outro lado, se não aderir ao novo plano e a meta dos 95% for atingida, as perdas são as seguintes:
a) - Em relação aos participantes remanescentes o Basa retirará o seu patrocínio e o participante receberá sua reserva matemática, após aprovação pela Previc. Aqui já há a possibilidade de se receber alguma coisa;
b) - Enquanto o processo não for aprovado, o pagamento do benefício fica suspenso.
Cheguei à conclusão de que em qualquer situação só existem perdas, daí a minha opção em não aderir ao novo plano, uma vez que há a possibilidade de recebimento da minha reserva matemática, que a Capaf teima em esconder esse valor, já tendo indeferido, por duas vezes, pedido meu nesse sentido. Aliás, sobre a reseva matemática é importante destacar que os planos atuais é que devem ser saldados, para fins de segregação do novo plano, o que implica em cuidado para que tais cálculos não sejam feitos de forma diferente, em prejuizo dos assistidos que permanecerem no plano BD, como ocorreu com a Amazonvisa, em que a segregação foi efetuada com dinheiro do Plano BD de forma fraudulenta".
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Gasolina
O presidente da Petrobrás, Sergio Gabrielli, admitiu nesta quarta-feira a possibilidade de um aumento no preço do litro da gasolina como consequência do preço elevado do barril de petróleo, em razão dos conflitos nos paises produtores do Oriente Médio. Segundo ele, o preço do litro da gasolina pura tem sido mantido pelas refinarias em um real desde 2009. A variação de preços para os consumidores, nas bombas, ainda segundo Gabrielli, resulta dos impostos estaduais, etc. Se hoje pagamos quase R$ 3,00 o litro nas bombas, com o litro custando um real nas refinarias, quanto teremos de pagar se houver aumento? Ainda bem que o ministro Guido Mantega, da Fazenda, desautorizou o presidente da Petrobrás, afirmando: "A gasolina não vai subir".
Sem acordo
Não houve acordo entre a Associação dos Aposentados do Basa (Aaba) e a Caixa de Previdência Complementar do Banco (Capaf) na reunião de conciliação realizada no Tribunal Regional do Trabalho da 9a. Região. A reunião foi presidida pelo desembargador corregedor Samuel Rocha. A Aaba defende a garantia do pagamento mensal dos benefícios devidos aos aposentados e pensionistas do Banco da Amazonia, enquanto a Capaf defende a implantação de um novo plano para assegurar os recursos necessários. O problema é que, para obrigar os aposentados e pensionistas a aderirem ao novo plano, a Capaf e o Basa suspenderam o pagamento dos benefícios. Uma nova reunião de conciliação está marcada para o próximo dia 28 deste mes, às 10,30 hrs, e somente depois disso é que a Juiza da 8a. Vara do Trabalho dará a sentença. Resta saber se, antes da reunião, o Basa/Capaf fará o pagamento dos benefícios de abril, previstos para o dia 23.
Candidato avulso
A Comissão de Reforma Política do Senado realiza nesta quinta-feira a sua última reunião, devendo apresentar, na próxima semana, o seu relatório ao presidente da Casa, senador José Sarney, que, por sua vez, deverá encaminhá-lo à Comissão de Constituição e Justiça. Na sua reunião desta quarta-feira a Comissão aprovou a candidatura avulsa para prefeitos e vereadores, ou seja, os candidatos não precisarão ser filiados a nenhum partido político. Em compensação, deverão ter pelo menos 10% de apoio dos eleitores do municipio para obterem a aprovação da Justiça Eleitoral. Os senadores decidiram testar a nova modalidade nas eleições municipais para, dependendo dos seus resultados, ampliá-la para os pleitos de Presidente, governadores, senadores e deputados federais e estaduais. A candidatura avulsa já é adotada em alguns paises, inclusive nos Estados Unidos, e certamente abrirá oportunidade para candidatos sérios e competentes que, sem nenhuma chance de homologação pelos partidos políticos, poderão surpreender. O seu sucesso, no entanto, vai depender da maturidade política do eleitor brasileiro.
Aecio fala
Em seu primeiro discurso da tribuna da Câmara Alta o senador Aécio Neves, do PSDB mineiro, fez críticas nesta quarta-feira ao governo da presidente Dilma Roussef, afirmando, entre outras coisas, que ela repete as "contradições" do governo Lula. A certa altura o senador tucano disse que "o mais importante mérito petista foi a manutenção dos fundamentos da política econômica dos governos anteriores". Para Aécio, pelo visto, o governo Lula teria sido mesmo um caos se não tivesse mantido os "fundamentos" da política econômica de FHC. É claro que ele sabe que isso não é verdade mas, como estratégia de campanha, precisa bater nos petistas para ocupar maior espaço na mídia, como líder oposicionista, e pavimentar seu caminho como candidato à Presidência da República. O discurso de Aécio foi assistido, do plenário do Senado, por José Serra, candidato derrotado à Presidência, que, por sua vez, vai precisar inventar alguma coisa para não perder espaço e, consequentemente, o direito de disputar novamente o Palácio do Planalto. Vai ser muito dificil, porque sem mandato ele só terá alguma chance se conquistar a presidência do seu partido. Com um mandato de oito anos e a tribuna do Senado à sua disposição o ex-governador mineiro tem muito mais possibilidades de atingir os seus objetivos.
Adeus a Jackson
Foi sepultado debaixo de chuva no final da manhã desta quarta-feira no Parque da Saudade, em São Luís, o corpo do ex-governador Jackson Lago. Transportado num carro do Corpo de Bombeiros, o corpo do ex-governador percorreu em cortejo as principais ruas e avenidas da capital, acompanhado por centenas de veículos com os faróis acesos, até o cemitério no bairro do Vinhais, recebendo a homenagem dos maranhenses ao longo do percurso. O corpo foi velado na séde do PDT, na rua dos Afogados, de onde o cortejo saiu em direção ao Parque da Saudade, ali chegando debaixo de chuva forte. Mesmo na chuva muita gente não arredou pé até o sepultamento, dando o último adeus a um dos líderes políticos mais importantes do Maranhão.
Radares
Reportagem do Jornal Nacional, da TV Globo, revelou que já existe no mercado um GPS equipado com um dispositivo que localiza os radares ao longo das ruas e avenidas. Esse aparelho já está sendo usado por vários motoristas em diversas cidades do país, o que, segundo a reportagem, foi considerado ilegal pelas autoridades do trânsito, que já pensam, inclusive, em proibir o seu uso. Se se confirmar mesmo a proibição fica provado que o objetivo dos radares não é controlar a velocidade dos veículos, como seria de se esperar, mas multar os motoristas, transformando-se numa fábrica de dinheiro para os cofres das prefeituras. Ou seja, eles (os radares) devem continuar escondidos para poder flagrar os infratores, o que os transforma numa extraordinária indústria de multas. Não existe outra explicação para a proibição, porque se o objetivo fosse controlar a velocidade é óbvio que o motorista com GPS vai reduzi-la todas as vezes em que o aparelho indicar a presença de um radar. E o objetivo terá sido alcançado.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Disque-idoso
O governo do Pará deverá implantar até maio próximo, através da sua Secretaria de Desenvolvimento Social, o programa Disque-Idoso, cujo objetivo é atender gratuitamente os idosos em suas queixas, denúncias, etc. O programa foi instituido em 2004 pela Lei 6.635, sancionada pelo então governador Simão Jatene. Durante sete anos a Lei foi esquecida, até que agora deverá produzir efeitos na administração do mesmo governador que a sancionou. A idéia é boa - e deve ser imitada pelos outros Estados - porque, na verdade, os idosos são desrespeitados a todo momento em todos os setores de atividades e precisam de um mecanismo de defesa. Não tenho dúvidas de que os aposentados e pensionistas do Banco da Amazônia, vítimas de ações terroristas, deverão ser os maiores usuários do disque-idoso. Chegou em boa hora.
Enterro
Será nesta quarta-feira, às 10 horas, no cemitério do Vinhais, o sepultamento do corpo do ex-governador Jackson Lago, que foi velado na sede do PDT, na rua dos Afogados. Alegando o atendimento de um desejo do ex-governador, para que seu velório fosse realizado na sede do partido que o abrigou durante toda a sua vida política, a sua familia não aceitou o oferecimento para que o corpo fosse velado no Palácio dos Leões ou na Assembléia Legislativa. Apesar do pequeno espaço, centenas de pessoas passaram pelo velório do corpo de Jackson, levando o seu último adeus a um dos grandes líderes políticos do Maranhão.
Novo Conselho
A Caixa de Previdência Complementar do Banco da Amazonia (Capaf) terá mesmo de sofrer um radical processo de transformação para melhor atender aos aposentados e pensionistas do Basa. Na recente eleição para os Conselhos Deliberativo e Fiscal da instituição não foi eleito nenhum candidato ligado às diretorias do Banco ou da Capaf. Todos os eleitos foram de oposição. Para o Conselho Deliberativo foram eleitos Madison Paz Souza e Regina Nascimento, representando os aposentados e pensionistas, e Osilênio Moura, representante dos empregados da ativa. Para o Conselho Fiscal os eleitos foram Francisco Sidou, pelos aposentados e pensionistas, e Maria de Belém Costa, pelos funcionários da ativa. Sidou, que se tornou uma grande liderança na luta contra os desmandos da Capaf e da Casf, foi o mais votado, com 526 votos. Com os novos conselhos, ficou muito dificil para a diretoria do Basa/ Capaf impor medidas que prejudiquem os interesses da categoria, como o novo plano, por exemplo.
Crime de Guerra
O ditador Khadafi, da Libia, poderá vir a ser preso e julgado pelo Tribunal Penal Internacional, com sede em Haia, acusado de crime de guerra. Segundo informou o promotor Luis Moreno-Ocampo, o tribunal tem evidências de que o ditador planejou o ataque a civis para controlar as manifestações contrárias ao seu governo. Acrescentou que foi depois que Khadafi mandou atirar contra os civis libios que teve inicio a guerra civil. O problema da Libia foi encaminhado pelo Conselho de Segurança da ONU ao Tribunal Penal Internacional em fevereiro deste ano e dentro em breve poderão ser expedidas algumas ordens de prisão de autoridades libias. Por outro lado, a Otan revelou nesta terça-feira que já destruiu 30% da capacidade militar de Khadafi. O ditador libio não terá mesmo outra saída, a não ser deixar o poder após 42 anos de ditadura.
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Morreu Jackson
O ex-governador Jackson Lago morreu na tarde desta segunda-feira no Hospital do Coração, em São Paulo, onde estava internado desde a última quarta-feira. Com 76 anos de idade, Jackson enfrentava há tempos problemas cardíacos e um câncer de próstata. A notícia deixou consternado o povo maranhense, que tinha no ex-governador e ex-prefeito uma de suas principais lideranças. A governadora Roseana Sarney lamentou o fato e decretou luto oficial de tres dias no Estado, ao mesmo tempo em que ofereceu as instalações do Palácio dos Leões para o velório. Sempre fiel ao PDT, partido pelo qual elegeu-se para a prefeitura de São Luis e para o governo do Estado, Jackson Lago deixa esposa e filhos. Até a noite desta segunda-feira ainda não se sabia a hora e o local do sepultamento.
A luta continua
Embora o Banco da Amazonia e a Caixa de Previdência Complementar (Capaf) já tenham pago os benefícios referentes ao mes de março, por força de decisão da Justiça Federal, os seus aposentados e pensionistas continuam a luta para assegurar a regularização do pagamento mensal dos seus proventos, além do 13º salário, pois persistem as ameaças de suspensão do pagamento àqueles que não aderiram ao novo plano da instituição, considerado prejudicial aos interesses da categoria. A alegação de falta de recursos não procede, não apenas porque o próprio Banco comprometeu-se a liberar cerca de R$ 800 milhões para a Capaf caso haja adesão de pelo menos 95% de participantes ao novo plano como, também, porque o Basa fechou um novo contrato com a Deloitte Tomatsu Consultoria Internacional, no valor de R$ 5 milhões, para a segunda fase da campanha terrorista de "convencimento" dos aposentados, pensionistas e funcionários da ativa para confirmarem a adesão.
Por outro lado, segundo o blog da Frassinete Florenzano, de Belém, enquanto se massacra aposentados e pensionistas, em meio ao silêncio conivente dos políticos, os diretores das entidades vinculadas ao Basa recebem polpudos salários. Segundo a Frassinete, o presidente da Capaf ganha um salário mensal de R$ 12 mil e seus diretores R$ 11 mil; o presidente da Caixa de Assistência (o plano de saúde do pessoal do Basa) ganha R$ 13 mil e os diretores R$ 12 mil, enquanto o presidente da Coramazon recebe R$ 15 mil e seus diretores R$ 13 mil. Só não tem dinheiro para pagar aposentados e pensionistas.
Por outro lado, segundo o blog da Frassinete Florenzano, de Belém, enquanto se massacra aposentados e pensionistas, em meio ao silêncio conivente dos políticos, os diretores das entidades vinculadas ao Basa recebem polpudos salários. Segundo a Frassinete, o presidente da Capaf ganha um salário mensal de R$ 12 mil e seus diretores R$ 11 mil; o presidente da Caixa de Assistência (o plano de saúde do pessoal do Basa) ganha R$ 13 mil e os diretores R$ 12 mil, enquanto o presidente da Coramazon recebe R$ 15 mil e seus diretores R$ 13 mil. Só não tem dinheiro para pagar aposentados e pensionistas.
domingo, 3 de abril de 2011
Doutor Lula - II
Quando se candidatou pela primeira vez à Presidência da República o operário Lula foi visto, entre outras coisas, como analfabeto. Uma central de boatos espalhou todo tipo de mentiras sobre ele, inclusive a de que se eleito ele mudaria a cor da nossa bandeira para vermelha. E quando concorreu à sucessão de FHC até a propaganda eleitoral do seu adversário o apresentou como uma ameaça. Procurou-se disseminar o medo de que ele poderia estabelecer o caos no país. Uma famosa atriz da TV dizia: "Tenho medo". E o torneiro mecânico, contrariando a todos os seus críticos, fez um dos melhores governos da história do Brasil, tornando o nosso país respeitado internacionalmente como uma grande potência. Mas até hoje um grupo elitista, com ascendência sobre a chamada Grande Imprensa, não se conformou com a eleição de um operário nordestino para governar o país. E tenta de todos os modos envolvê-lo com a corrupção, mesmo depois dele deixar o Planalto, agora certamente temeroso de que possa voltar dentro de quatro anos. Com um detalhe novo: agora ele é doutor pela Universidade de Coimbra. Recordo que quando da sua primeira diplomação, visivelmente emocionado, Lula disse: "Eu, que nunca cursei uma universidade, recebo como primeiro diploma justo o de Presidente da República". Delfim Neto, numa entrevista à televisão, declarou certa vez: "Lula é um dos homens mais inteligentes que eu já conheci". Aguém ainda tem dúvidas?
sábado, 2 de abril de 2011
Saúde ou doença?
O progama "Globo Repórter" da TV Globo denunciou, sexta-feira passada, a situação caótica da saúde pública no Brasil, mais precisamente no setor de atendimento de urgência e emergência. A reportagem mostrou imagens dos prontos socorros em várias cidades, incluindo Brasilia, Belém e São Luis, com pacientes amontoados em macas nos corredores e até no chão. Parecia cena de guerra, segundo observou a própria repórter. Falta médicos, falta espaço, falta estrutura, falta vergonha. O secretário de Saúde de São Luis, Gutemberg Araujo, justificou a situação dizendo que o problema é o número de pacientes que chegam do interior, encaminhados pelos médicos de lá. "O que fazer? - ele perguntou. - Devolvê-los para o interior ou atendê-los mesmo em macas nos corredores?" Na verdade, vários fatores concorrem para essa situação, entre eles a precariedade dos hospitais do interior dos Estados (os médicos por isso preferem mandar os doentes para a capital); a falta de unidades de urgência e emergência do governo do Estado; a insuficiência de médicos; instalações precárias e falta de fiscalização da aplicação dos recursos públicos destinados à Saúde. E o que se vê nos prontos socorros é uma agressão aos direitos humanos. Hoje quem não tem condições de pagar um plano de saúde, cada dia mais caro, está condenado a sofrer e morrer na saúde pública.
Diferença
A Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil, tem tanto dinheiro que resolveu dividir uma parte com os seus aposentados e pensionistas. Teve aposentado que recebeu até R$ 40 mil, além de um salário extra mensal durante três anos. Enquanto isso, a Capaf, o fundo de pensão dos funcionários do Banco da Amazonia, está falida. É o único fundo de pensão de estatal nessa situação. Incompetência ou má fé?
Vale condenada
A Justiça Federal do Pará condenou a Vale a indenizar mensalmente 788 famílias de descendentes de quilombolas naquele Estado, em cujas terras passa um mineroduto da companhia. A juiza federal Sandra Santos Carvalho determinou que a Vale pague mensalmente a 251 familias tres salários mínimos (R$ 1.635) e um salário mínimo (R$ 545) para outras 537 familias. E caso descumpra a decisão terá de pagar uma multa diária de R$ 500 mil. O mineroduto de 244 quilômetros, construido para transportar bauxita de Paragominas para o porto de Barcarena, no Pará, atravessa as terras dos quilombolas no povoado de Jambuaçu, municipio de Moju, a 125 quilômetros de Belém. A Vale, que acaba de perder o seu presidente, parece que entrou no seu inferno astral. E pelo visto vem mais coisas por aí.
Oposição
O presidente do PSDB nacional, deputado Sergio Guerra, revelou que o partido vai disparar suas baterias contra o governo Dilma Roussef nas próximas inserções na TV. Com essa atitude o parlamentar tem dois objetivos: primeiro, melhorar sua posição na corrida para garantir sua reeleição à presidência do partido e, segundo, consolidar a imagem dos tucanos como oposicionistas. O problema é que Guerra acha que fazer oposição é posicionar-se contra tudo o que faz o governo. E sem uma bandeira definida, atiram para todos os lados. As criticas a Dilma agora ficam por conta do "risco de retorno da inflação". Com esse tipo de "oposição" dificilmente o PSDB ocupará os espaços que Guerra pretende.
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Desmatamento
O Ministério Público Federal do Pará ajuizou ações contra o Banco da Amazonia e o Banco do Brasil, acusando-os de financiarem o desmatamento na Amazonia. Segundo o MPF, os dois bancos estatais concederam financiamento com dinheiro público para fazendas com irregularidades ambientais e trabalhistas. A notícia foi divulgada pelo jornal "O Liberal", de Belém. Segundo o jornal, de acordo com levantamento feito pelo MPF, em 14 anos foram investidos R$ 92 bilhões em propriedades rurais na Amazonia e deste montante 67,3% foram liberados pelo Basa e BB, que são os administradores exclusivos dos Fundos Constitucionais do Centro Oeste (FCO) e do Norte (FNO). O Ministério público Federal, que incluiu o Incra como réu nas ações por absoluta ineficiência, diz ainda que os bancos descumpriram a Constituição, leis ambientais e acordos internacionais ao financiarem o desmatamento. Diante disso, resta umas perguntinhas: E aí? Vai acontecer alguma coisa? Os beneficiários vão devolver o dinheiro? Alguém será punido?
Dinheiro
Os municipios brasileiros receberam na última quarta-feira o repasse do Fundo de Participação dos Municipios (FPM) referente ao terceiro decênio, num total de R$ 1,4 bilhão. O presidente da Confederação Nacional dos Municipios, Paulo Ziulkoski, destacando o aumento do valor do repasse, lembrou que chegou a haver um hiato entre o crescimento da arrecadação da União e o crescimento do FPM. E acrescentou: "A recuperação econômica agora significa que o reaquecimento da economia está chegando aos cofres das prefeituras". Certo. Resta saber, porém, se chegará à população através dos benefícios representados por ações nas áreas da Educação, Saúde, saneamento básico, etc. Sim, porque não basta repassar recursos. É preciso que o governo federal fiscalize a sua aplicação, pois é comum o FPM mudar misteriosamente de rumo para engordar contas pessoais. E não é muito dificil identificar o destino do dinheiro: basta uma espiada no repentino crescimeno do patrimonio de alguns prefeitos.
Pesquisa
Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira, sobre a avaliação do governo da Presidente Dilma Roussef, revela que ela obteve aprovação maior do que os ex-presidente Lula e Fernando Henrique no início de seus mandatos. O governo de Dilma recebeu 56% de aprovação, contra 51% de Lula e 41% de FHC. E ela, pessoalmente, obteve uma aprovação de 73%. O Ibope entrevistou 2.002 pessoas em 141 municipios no período de 20 a 23 de março último. A presidenta está, assim, com a bola toda para promover as reformas que prometeu durante a campanha, entre elas a política e a tributária. A hora é esta.
Mudanças a vista
O ministro Marco Aurélio, do Tribunal Superior Eleitoral, aceitou os recursos de oito candidatos barrados pela Lei da Ficha Limpa nas eleições passadas. A decisão do Ministro, com base em recente decisão do Supremo Tribunal Federal que adiou a aplicação da lei para as eleições municipais de 2012, vai provocar mudanças no quociente eleitoral dos Estados dos candidatos e, consequentemente, alterações também na composição das bancadas dos partidos empossadas este ano. Os candidatos beneficiados, que terão recontados os seus votos, são 2 de São Paulo, 2 de Mato Grosso, 1 do Distrito Federal, 1 do Amazonas, 1 da Bahia e 1 do Rio de Janeiro. Pelo visto essa lei ainda vai dar muito pano para as mangas.
Trabalho escravo
O senador João Ribeiro, do PR do Tocantins, foi multado em R$ 76 mil pelo Tribunal Superior do Trabalho por causa de trabalho escravo em sua fazenda no interior do Pará. Além das péssimas condições de sobrevivência oferecida aos seus trabalhadores, o senador-fazendeiro cobrava deles todos os gastos com passagens, alimentação, etc, o que os transformava em eternos devedores. O trabalho escravo no Pará, aliás, é uma prática antiga que foi por mim denunciado pela primeira vez no final da década de 60, quando trabalhava como correspondente do "Jornal do Brasil" na Amazonia. E depois de todo esse tempo parece que a situação não mudou muito, o que evidencía a falta de uma fiscalização mais efetiva por parte das autoridades ligadas ao Ministério do Trabalho. Naquela época, além dos graves conflitos por questões de terras que provocaram muitas mortes no campo, também morreu muita gente que tentou escapar das fazendas.
Caótico
O trânsito deu um nó no final da tarde desta sexta-feira no retorno da Cohama, em São Luis, o que, aliás, acontece com muita frequência. E não havia um só agente de trânsito para remédio. Eu só queria saber onde é que eles se metem nesses momentos. Aliás, eu sei: estão multando carros estacionados na praia ou no centro da cidade, que é o que eles sabem fazer. O trânsito naquele local, cruzamento das avenidas Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche, ficou completamente paralizado durante mais de uma hora. Somente depois disso é que os agentes finalmente apareceram. O nó foi desfeito no retorno mas o engarrafamento continuou na avenida Daniel de La Touche. Por essa e por outras é que muita gente pergunta: afinal, pra que serve a Secretaria Municipal de Trânsito? Para atender acordos políticos e virar cabide de empregos?
Assinar:
Postagens (Atom)