domingo, 16 de junho de 2013

Até quando?

Os aposentados e pensionistas do Banco da Amazonia estão vivendo há algum tempo, mais precisamente desde a gestão de Abdias Junior, sob a tensão da espada de Dâmocles sobre a sua cabeça. Com a falência da Caixa de Aposentadoria Complementar do BASA (CAPAF), por culpa da má gestão de alguns administradores mas, principalmente, por culpa do próprio Banco que há anos deixou de repassar a sua contribuição, os velhinhos, que dedicaram toda a sua vida ao estabelecimento oficial de crédito, estão recebendo os seus proventos por força de uma decisão da Justiça do Trabalho. Não fora isso e certamente os velhinhos estariam hoje passando até fome. E essa situação já vem se arrastando há algum tempo em meio ao silêncio comprometedor dos governadores, senadores, deputados federais e estaduais da região amazônica, além da imprensa regional, amordaçada por gordas verbas publicitárias. E a presidenta Dilma Roussef, que tanto fala em programas sociais do seu governo, nunca deu a menor atenção para o problema dos aposentados e pensionistas do BASA, que só não ficaram inteiramente abandonados graças à AEBA (Associação dos Empregados do BASA), AABA (Associação dos Aposentados do BASA), Sindicato dos Bancários do Maranhão e, sobretudo, graças à sensibilidade dos magistrados da Justiça do Trabalho. Até quando?

5 comentários:

Anônimo disse...

Aposentado BD, fiz adesão aos novos planos, e não dependo de justiça, aaba, aeba ou sindicato para receber minha complementação, e tenho certeza que sem os erros que culminaram na falência do BD, ONDE VULTUOSAS QUANTIAS FORAM TIRADAS DA CAPAF VIA AÇÕES JUDICIAIS, e com os recursos que foram injetados nos planos saldados, tenho muito que agradecer ao Abdias pelo esforço de ter conseguido resolver os dilemas das Capaf, só ficando com a faca no peito, os que por ganância de agora ou no futuro se locompletarem via ações, em prejuizo dos demais participantes, essa é a VERDADE

evandro show disse...

Essa é a verdade, meu caro Ribamar.
Nós, do Plano BD, vivemos momentos de agonia a cada mês. Não por desacreditar na justiça, mas por temor nas armadilhas que o trio BASA/PREVIC/CAPAF pode armar. A tranquilidade só voltará a reinar quando o processo da AABA obtiver o certificado de segurança, ou seja, o famoso transitado em julgado. Até lá e não sabemos quando, muitos, do nosso grupo, estarão nos braços de DEUS.
Mesmo assim, estamos firmes e convictos de que estamos no caminho certo, sem o remorso da decisão errada. Pior estão os que aderiram, cuja certeza do recebimento de seus benefícios vai depender, exclusivamente, do sucesso dos planos implantados. E a CAPAF já provou e comprovou que não sabe gerir plano nenhum.
Para completar, e onde há fumaça, há fogo, já corre o boato da retirada de patrocinio pelo BASA. Em isso ocorrendo, os aderentes terão dois caminhos: ou contribuiir duplamente ou retirar a reserva. E não terão a justiça para protegê-los, por ter havido renúncia de direitos.

Anônimo disse...

Parece que o Evandro que "está vivendo momentos de agonia" está torcendo para que os aderentes não sejam bem sucedidos nos novos planos, e olha que é muita gente, até o Prevamazônia bombou, contudo suas previsões não fazem o menor sentido, pois os planos saldados é o que existe de mais sólido econômico-financeiramente nessa área

evandro show disse...

Engana-se, meu caro anônimo das 08:18, sobre minha opinião. Não desejo o insucesso dos planos saldados, mesmo porque todos somos vítimas de contrato não cumprido.
Fazer alerta, passa longe do desejar mal aos aderentes. E falar a verdade é bem melhor que maquiar a mentira.
Sabe muito bem o anônimo que a CAPAF não tem competência para administrar planos. Deixando quebrar o Plano BD e enterrando o AMAZONVIDA, assinou o atestado de incapacidade técnico-atuarial para fazê-lo. Há contestação ?
No segundo caso, sobre a retirada de patrocinio, nada inventei. As novas regras, recentemente aprovadas, sinalizam que muitos patrocinadores perderão o apetite para manter planos previdenciários. E o BASA, conforme boatos nos corredores e elevadores, é um deles. Pelo sim, pelo não, convém botar as barbas de molho. Isso é desejar o mal ?
Caro anônimo, procure ficar inteirado desse assunto e, se do seu interesse, volte com novo comentário. Pra mim, será um prazer em respondê-lo.
Cordialmente

Anônimo disse...

Ao Evandro 18/06- o motivo da quebra do BD já foi dito em 17/06, os gestores e regulamentos que participaram do fato, já não são os mesmos na nova capaf. vpcê diz que existem boatos sobre retirada de patrocinio, e afirma que diz a verdade usando suposições, ora verdade é dizer fatos ocorridos de preferência com provas.