quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Greve dos bancários

Os bancários do Maranhão vão entrar em greve na próxima terça-feira, dia 27, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada nesta terça-feira em assembléia geral na sede do Sindicato. Eles recusaram a proposta dos Bancos, que pretendem dar um reajuste de salário de apenas 7,8%, bastante irrisório.  Como diria Boris Casoy: isso é uma vergonha!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ainda a propósito do BASA, depoimentos no site da AEBA nos dão a notícia de que 70% dos admitidos no último concurso já se pirulitaram de lá em busca de melhores salários e perspectivas de carreira.
O Muamar honra a tradição daquele antecessor egresso do mesmo Banco, que providenciou o desmonte de nossos salários. Essas figuras não conseguem ser proeminentes em seu Banco de origem, mas, quando chegam ao BASA, extravazam seus recalques, além de desfilarem garbosamente sua ridícula incompetência. São "otoridades" financeiras. . .

evandro show disse...

Lembro-me que nos idos de 70/80, os bancários dos bancos federais eram unidos e a campanha salarial era unificada. Tanto é que o reajuste era uniforme para todos: BB, BNB, BASA e CAIXA ECONOMICA.
No passar dos tempos, os sindicatos se fragilizaram - as correntes foram quebradas - e as campanhas ficaram separadas. Consequencia: o BASA, aproveitando-se de nossa fraqueza, sempre concedeu o menor reajuste e hoje, todos estão sentindo na pele, é o banco federal que oferece o menor salário, as menores vantagens e o que mais explora os funcionários.
E muito pior, o Sindicato do Maranhão luta sozinho, posto que o do Pará e Amapá, já sinalizou e demonstrou que está a serviço do BASA. Fazer o quê ?
Sem o envolvimento dos sindicatos, falando a mesma língua, dificilmente a campanha obterá êxito. A não ser que 100% dos funcionários do BASA adiram à greve. Aí a pressão seria grande, ou tudo ou nada. Mas cadê a coragem diante das pressões dos superiores ? Se 3 ou 4 gatos pingados forem à luta, no mínimo serão ameaçados de punição.
Portanto, é preciso, antes de tudo, UNIÃO, VOZ UNÍSSONA.
VAMOS À LUTA, COMPANHEIROS !!!
evandrofernandesouza@gmail.com