sábado, 17 de setembro de 2011

Dificil agradar

O presidente da Associação dos Importadores (Abeiva), José Luiz Gandini, acusou o Governo Federal de ter cedido às pressões de  um lobby das montadoras nacionais de veículos para aumentar o IPI (Imposto de Produtos Industrializados) dos carros importados. Além de dizer que vai recorrer à Justiça contra a medida do Governo, ele sugeriu à China e à Coréia que acionem  o Brasil junto à OMC (Organização Mundial do Comércio).  Comprova-se, mais uma vez, que ninguém consegue agradar a todos. Com essa medida o Governo pretendeu proteger a industria nacional e, consequentemente, o emprego dos brasileiros, o que lhe proporcionou algumas críticas. Se não fizesse nada nesse sentido certamente seria acusado de permitir a destruição da indústria nacional e seria criticado do mesmo modo. Na verdade, é muito dificil agradar a todos, sobretudo quando existe uma oposição sem bandeira que critica apenas por criticar.

Um comentário:

Osvaldo Alencar disse...

"...critica apenas por criticar".
Vc tem inteira razão. A oposição, à falta de argumentos, como Globo, Veja e Folha, principalmente, vem fazendo isso há muitos anos, engrambelando os idiotas de plantão.
É verdade que por um lado ajuda a economia interna, como já se disse aos montões, por outro facilita aos sabidões empresários "brasileiros" para aumentar seus preços e suas vendas, que estão quase paradas (ver o acúmulo de automóveis nos pátios das montadoras). Em breve, podem esperar, vão sumir as rápidas promoções de fábrica e desaparecer por completo as promoções de finais de semanas das autorizadas.
São as exdrúxulas "leis" da economia: ganância, quando os preços podem ser reduzidos pelo aumento de vendas. Querem sempre ganhar mais, pouco se importam com os consumidores. É a lei da oferta que vai pro lixo.
Realmente é muito difícil agradar pelegos e goianos.