sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dilma na Europa

A presidente Dilma Roussef viaja neste sábado para a Europa, onde permanecerá uma semana visitando três paises: a Bélgica, a Bulgária e a Turquia. Além dos temas econômicos, a viagem da Presidenta terá um componente emocional: ela visitará na Bulgária a terra-natal do seu pai, a cidade de Gabrovo, a 200 quilômetros da capital Sofia, onde encontrará parentes. Naquele país terá ainda encontros com o presidente Georgi Parvarov  e com o primeiro ministro Boyco Bornissov.

CNJ na berlinda

O Supremo Tribunal Federal suspendeu quase a metade das punições impostas pelo Conselho Nacional de Justiça, desde a sua criação,  a juizes acusados de crimes. A informação é da "Folha de São Paulo", acrescentando que das 33 punições 15 foram suspensas por liminares concedidas por ministros do STF. Na quinta-feira o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso  criticou a tentativa de setores do Judiciário de esvaziar o poder do CNJ, o que ele classificou de "um retrocesso corporativista".  Por sua vez, o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, distribuiu nota afirmando, entre outras coisas, que "o CNJ não nasceu para  promover caça às bruxas, nem perseguir ninguém, mas para extirpar alguns tumores que ameaçavam se alastrar por todo o corpo do Judiciário, que se espera saudável e transparente". A julgar por essas manifestações, se fosse feita uma pesquisa entre a população tudo indica que a esmagadora maioria dos brasileiros se manifestaria a favor da manutenção  dos poderes do CNJ, cujo trabalho moralizador vem sendo reconhecido pela sociedade.

Pesquisa

O governo da  presidente Dilma Roussef obteve avaliação positiva na mais recente pesquisa CNI/Ibope, subindo de 48% para 51%  o numero de pessoas que o consideram   ótimo ou bom. A pesquisa, realizada entre os meses de julho e setembro em todo o país, também aprova o desempenho pessoal da presidenta, que voltou a crescer de 67% para 71%. Especialistas se surpreenderam com esse resultado, que demonstra não ter a presidente Dilma sofrido qualquer arranhão com os escândalos envolvendo os ministros da Agricultura, Wagner Rossi,  e do Turismo, Pedro Novais, demitidos nesse período.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Novo comandante

A Policia Militar do Rio de Janeiro tem novo comandante geral: é o coronel Erir Ribeiro Costa Filho, escolhido nesta quinta-feira depois que o coronel Mario Sergio Duarte pediu demissão do cargo, insatisfeito com a prisão do tenente-coronel Claudio Oliveira, acusado de ser o mandante do assasssinato da juiza Patricia Acioli. O pedido de demissão do coronel Duarte foi interpretado pelo antropólogo  Luiz Eduardo Soares como sinal evidente do padrão de comportamento institucionalizado da Policia, "que silencía, aplaude e estimula as execuções".  Soares, que é ex-secretário nacional de Segurança Pública e ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, além de um dos autores dos livros "Elite 1e 2", disse que foi exonerado da secretaria de Segurança do Rio em 2000 justamente por ter denunciado o envolvimento da alta cúpula da policia com o crime. "O envolvimento da cúpula da PM do Rio com o crime não é novidade", disse, acrescentandco que a prisão do tenente-coronel Claudio não é um caso isolado. Ele revelou ainda que entre 2003 e 2010 foram registrados no Rio 8.708 mortes provocadas pela policia. E defendeu a interferência do governo federal, através do Ministério da Justiça, para mudar essa situação. A coisa é séria.

Reforma política

O relator do projeto de reforma política na Câmara Federal, deputado Henrique Fontana, do PT gaucho, anunciou  nesta quinta-feira que introduziu algumas modificações na proposta original. Entre outras coisas estabelece segundo turno para eleições em municipios com mais de 100 mil habitantes (atualmente só há segundo turno em cidades com mais de 200 mil habitantes); reduz de um ano para seis meses o prazo de filiação partidária para quem deseja ser candidato; e estabelece um canal para que a sociedade participe do processo legislativo com a apresentação de projetos de lei. Para isso o projeto terá que receber 500 mil assinaturas. O relatório deverá ser votado na próxima semana.

Bessa sai de cena

Através de e-mail  endereçado quarta-feira, dia 28,  à presidência da Capaf, Evandro Bessa comunica oficialmente o seu desligamento  do Banco da Amazonia, onde durante oito anos ocupou o cargo de diretor, e, também, da presidência do Conselho Deliberativo da Capaf, confimando, assim, nota divulgada por este blog. No seu comunicado, Bessa faz elogios ao presidente do Basa, Abdias Junior, dizendo que ele foi "um grande baluarte da solução Capaf" e se despede afirmando que, como São Paulo,  "fez o bom combate". O problema é que a "solução Capaf", da qual Abdias foi "baluarte", não solucionava coisa alguma. Muito pelo contrário, trazia graves prejuizos para aposentados e pensionistas. E o "bom combate" a que Bessa se refere deve ser a campanha terrorista que pressionou velhinhos a migrarem para o novo plano. O fato é que ele perdeu o combate. E retornou para São Luis, onde reassumiu sua cadeira de professor da Universidade Federal do Maranhão.

Desembargadores acusados

Segundo a "Folha de São Paulo", com base em informações do Conselho Nacional de Justiça, pelo menos 35 desembargadores são acusados de cometer crimes e podem ser beneficiados se o Supremo Tribunal Federal decidir reduzir os poderes do CNJ. O Advogado Geral da União,  Luis Inácio Adams, disse que "haverá um prejuizo enorme  para o país" se o STF restringir os poderes do Conselho.  Uma enorme expectativa cerca a sessão do STF que julgará a ação movida pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), destinada a enfraquecer o CNJ. O tema ainda vai dar muita discussão.

Alívio

O treinador Mano Meneses respirou aliviado após a vitória da Seleção Brasileira de 2 x 0 sobre a Argentina, quarta-feira a noite, em Belem. Com essa vitória ele ganhou uma sobrevida à frente da Seleção, que no próximo dia 7 de outubro tem novo jogo amistoso. Mano ficou feliz com a atuação dos novos convocados e fez elogios a Lucas, autor do primeiro gol."Essa vitória nos permite encontrar mais nomes para a seleção aqui mesmo no Brasil", ele disse, sem descartar a convocação dos atlegas que jogam fora do país.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Julgamento adiado

O Supremo Tribunal Federal adiou o julgamento, que seria realizado nesta quarta-feira, da ação movida pela Associação dos Magistrados do Brasil (AMB) para reduzir os poderes do Conselho Nacional de Justiça. Os ministros entenderam que o momento não é adequado para o julgamento. Isto porque surgiu uma enorme polêmica nos círculos judiciários depois que a corregedoa do CNJ, Eliana Calmon, manifestando-se contra a redução dos poderes do Conselho, afirmou que "a magistratura está com o gravíssimo problema da infiltração de bandidos que estão escondidos atrás da toga". O senador Demóstenes Torres, do DEM, preocupado com a possibilidade do STF reduzir os poderes do CNJ, apresentou Proposta de Emenda Constitucional reforçando os poderes do Conselho para investigar e punir magistrados, impedindo a ação do corporativismo. O senador Pedro Simon, por sua vez, afirmou nesta quarta-feira que "o CNJ estará morto se o STF restringir seus poderes". A OAB, através do seu presidente Ophir Cavalcanti, também se manifestou favorável à manutenção dos poderes do CNJ. O Conselho, na verdade, já provou a sua importância na tarefa de investigar e punir magistrados corruptos, que se julgavam intocáveis, com poderes sobre a vida e a morte. E com sua ação moralizadora, o CNJ está fazendo uma limpeza no Judiciário.

Continua a greve

Em seu terceiro dia a greve dos bancários aumentou para 6 mil o número de agências bancárias paralisadas em todo o país.  A greve foi o último recurso adotado pelos trabalhadores diante da intransigência dos banqueiros, que se negam a conceder um reajuste de 12% nos salários dos bancários. Nem tudo, porém, está perdido. O Banco Regional de Brasilia ofereceu um reajuste de 17,45%  aos seus funcionários, acima, portanto, do reivindicado pela categoria, além de um piso de R$ 1.900,00, reajuste de 8,35% no vale-refeição, reajuste de 24,17% na gratificação de caixa e redução dos juros do cheque especial dos funcionários para 3,8% a.m., entre outras coisas. É o reconhecimento, sem dúvida, à importância dos empregados para o funcionamento da instituição. E o Basa? O que propôs aos seus funcionários? Se ainda existisse escravidão no Brasil provavelmente ofereceria   o pelourinho.

Vida dificil

O recém-criado PSD do prefeito paulista Gilberto Kassab parece que terá vida dificil. Além do DEM, que perdeu 17 deputados federais para o novo partido e não quer ceder seus espaços na Câmara, o PTB também ameaça  recorrer ao STJ e ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão que legalizou o partido de Kassab. Segundo o presidente do PTB paulista, deputado Campos Machado, o Partido Trabalhista Brasileiro  é o dono da sigla, pois há tempos incorporou o PSD de Juscelino Kubitschek. Enquanto isso o presidente do novo partido, Gilberto Kassab, defendeu nesta quarta-feira uma Assembléia Nacional Constituinte para 2014, destinada a promover uma atualização da Constituição Federal. Em entrevista à imprensa, ele afirmou que o novo PSD é um partido de "centro", que terá uma posição de independência em relação ao Governo Federal. O novo partido terá a quarta maior bancada na Câmara Federal.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Greve dos bancários

Mais de 4 mil agências bancárias foram fechadas nesta terça-feira em todo o país, no primeiro dia da greve dos bancários. Em Rio Branco, no Acre, além da greve, os clientes também enfrentam problemas com os caixas eletrônicos do Banco da Amazonia, cujo sistema entrou em colapso. Em São Luis, por sua vez, muitos caixas eletrônicos do Basa, instalados em supermercados, também estão quebrados. Por outro lado, os empregados do Banco lançaram um abaixo-assinado exigindo a presença da AEBA, através do seu presidente Silvio Kanner, nas negociações por melhores salários. A AEBA, mais até que o sindicato da categoria, sabe das necessidades dos empregados do Basa e, por isso, reivindica uma negociação sobre questões específicas.  Os funcionários do Basa também entraram em greve em todo o país. Enquanto isso, a diretoria do Basa alega que não tem nenhuma proposta. Absurdo!

Doutor Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira, em Paris, o título de Doutor Honoris Causa da  Universidade de Ciência Politica da França, uma das instituições mais importantes do país. Foi a primeira vez que aquela universidade entregou o título a um latino-americano. Lula  disse que recebia o título como uma homenagem ao povo brasileiro. Durante a solenidade ele foi alvo de homenagens por parte dos estudantes, que fizeram uma grande festa, com batucada e tudo, inclusive cantando, com sotaque francês,  famosa música de Geraldo Vandré.

Afagos

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e a ex-ministra Marina Silva trocaram afagos nesta terça-feira durante um evento promovido pelo IFHC (Instituto Fernando Henrique Cardoso) para debater o novo código florestal. FHC disse que "Marina é uma pessoa íntegra que diz as coisas com sinceridade" e ela retribuiu dizendo que FHC sempre ajudou na aprovação das matérias de interesse do seu ministério com a sua bancada no Senado. Alguém perguntou: "É namoro ou amizade?"

Mandante

O tenente-coronel Claudio Luis de Oliveira, da Policia Militar do Rio de Janeiro, foi preso e transferido para a penitenciária de Bangu, acusado de ser o mandante do assassinato da juiza Patrícia Acioli. Ex-comandante do Batalhão da PM de São Gonçalo, de onde saíram os tres policiais executores do crime, o tenente-coronel se diz inocente. Para o delegado que investiga o crime, no entanto, ele mandou matar a magistrada porque temia que ela decretasse a sua prisão por corrupção. Além dele, existem mais cinco suspeitos de participarem do homicidio. A juiza, como se recorda, foi morta com 21 tiros no dia 11 de agosto último. Quando a própria policia mata juizes, quem nos dará segurança?

PSD aprovado

O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira, por 6 votos a 1,  o PSD de Gilberto Kassab. O novo partido, criado pelo prefeito paulista, está apto, portanto, a concorrer nas eleições municipais do próximo ano. Quem não gostou foi o DEM, de onde saiu grande parte dos novos integrantes do PSD e, como consequência, vai perder espaço na Câmara Federal. Além de cadeiras, o DEM também perderá funcionários contratatos sem concurso. Por isso, o partido, que substituiu o velho PFL, pretende recorrer ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do TSE.

Mano inova

O técnico Mano Menezes resolveu inovar no jogo desta quarta-feira  da Seleção Brasileira com a Argentina, em Belém. Depois dos fracassos dos jogos anteriores, decidiu escalar Ronaldinho no meio-campo e colocar no ataque Lucas, Neymar e Borges, este artilheiro do Campeonato Brasileiro.  Mano precisa vencer para manter-se no cargo, pois a imprensa já começa a dar sinais de desencanto com o seu trabalho à frente da Seleção. Se vencer a Argentina poderá ter uma sobrevida como treinador. Caso contrário, sua permanência à frente da Seleção Canarinha vai ficar muito dificil.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Greve dos bancários

Os bancários de todo o Brasil, dos bancos privados e oficiais, entram em greve a partir desta terça-feira. Além do reajuste de salários, em torno de 12,8%, reivindicam, também,  aumento do vale-alimentação, auxilio-educação, mais contratação de funcionários e melhor segurança e participação nos lucros. A Fenaban ofereceu apenas 8%, com o que não concordaram os bancários. É um absurdo! Os bancos todo  semestre apresentam em seus balanços lucros fabulosos e na hora de remunerar os seus funcionários querem pagar uma merreca. O problema é que quem paga o pato é a sociedade, que vai enfrentar sérios problemas com os bancos fechados.

sábado, 24 de setembro de 2011

Espiritas

Termina neste domingo o 2º Congresso Espírita do Maranhão, que desde sexta-feira está sendo realizado no centro de convenções do Sebrae, em São Luis. O encontro reuniu cerca de 1.500 espíritas de todo o Brasil, que passaram o dia inteiro ouvindo palestras dos mais renomados expositores espíritas do país - Divaldo Franco, Raul Teixeira,  Marcel Mariano e Alberto Almeida - sobre o tema "Espiritismo e Mediunidade". Além das palestras, o cantor e compositor espírita Nando Cordel  cantou várias das suas 700 músicas.

Que alivio!

Desintegrou-se neste sábado, ao entrar na atmosfera sobre o oceano Pacífico, o satélite "Uars", da Nasa, lançado em 199l e que ficou inoperante. O satélite, de seis toneladas e do tamanho de um ônibus, estava sem controle e poderia cair em qualquer lugar. Agora os terráqueos poderão respirar mais aliviados, até que outro satélite do lixo espacial  em órbita caia em algum lugar do nosso planeta.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Justiça, enfim

Finalmente fizeram justiça ao ex-presidente Itamar Franco, ainda que post-mortem. Em seu programa de quinta-feira na televisão, antes do Jornal Nacional, o PPS lembrou que Itamar foi o responsável pelo Plano Real que reduziu a inflação a níveis mínimos no país, contribuindo decisivamente para fortalecer a economia do Brasil. Até então, graças a uma sistemática campanha  destinada a reeleger o então presidente Fernando Henrique Cardoso,  uma verdadeira lavagem cerebral, o povo estava convencido de que ele, FHC,  é que era o pai do Plano Real. A campanha foi tão bem orquestrada que até figuras politicas de projeção nacional, que tinham obrigação de saber a verdade, como a ex-senadora Marina Silva, atribuíam a FHC a implantação do Real. Há uma frase de Confúcio que bem retrata o episódio: "Uma mentira dita mil vezes vira verdade".

Cadê o Bessa?

Rumores que circulam pelos corredores do Banco da Amazonia, em Belém, dão conta de que o diretor Evandro Bessa, indicado pelo senador Sarney para o cargo  há oito anos, teria retornado para São Luis depois do fracasso da investida da dupla dinâmica  Basa-Capaf  para a implantação do plano-safado. Na qualidade de presidente do Conselho Deliberativo da Capaf,  Bessa foi um dos principais artífices da campanha destinada a pressionar aposentados e pensionistas a migrarem para o novo plano. E quem o teria substituido na presidência do Condel foi  nada mais nada menos do que Augusto Barros, de triste memória em sua passagem como diretor do Banco. Parece até maldição contra a Capaf.

FHC faz críticas

O ex-presidente Fernando  Henrique Cardoso, que depois que deixou o Palácio do Planalto encontrou  solução para todos os poblemas do país, agora virou blogueiro. E no seu blog fez elogios à presidente Dilma Roussef , pela sua ação no combate à corrupção, e críticas ao ex-presidente Lula que, segundo ele, ao invés de punir os responsáveis pela corrupção no seu governo, procurava minimizar as irregularidades. FHC, pelo visto, tem memória curta. Além de abafar as  denúncias de corrupção no seu governo, com a conivência da chamada Grande Imprensa (remember a Pasta cor-de-rosa), FHC se preocupava mais em descobrir os responsáveis pelo vazamento de informações que fundamentavam as denúncias do que, propriamente, em punir os culpados. E trocava o diretor geral da Policia Federal todas as vezes em que a investigação  se aproximava perigosamente do Palácio do Planalto. É o roto falando do esfarrapado.

Mais razões

Os bancários do Banco da Amazônia têm muito mais motivação para a greve marcada para a próxima terça-feira do que os bancários dos outros estabelecimentos de crédito. Isto porque, além do reajuste reivindicado pela categoria, o pessoal do Basa  reivindica também,  com justiça, isonomia salarial, já que percebe o menor salário entre os bancos oficiais e até mesmo do pessoal da Fenaban. O salário inicial do técnico bancário, no Basa, por exemplo, é de R$ 879,45 e chega a R$ 1.172,60 com uma gratificação de um terço. E para equiparar-se ao salário atual pago pelo Banco do Brasil e  Caixa Econômica, no mesmo nivel,  precisa de um reajuste de pelo menos 36,5%. É um absurdo. Enquanto isso, o Banco  gasta rios de dinheiro com propaganda, mesmo com um serviço precário nos caixas eletrônicos, que passam grande parte do tempo quebrados.
.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Israel x Palestina

O  conflito milenar entre judeus e árabes terá  um novo round nesta sexta-feira, quando o presidente da autoridade palestina, Mahmoud Abbas, apresentará oficialmente o seu pedido à Organização das Nações Unidas para que o Estado Palestino seja aceito como membro da oganização mundial. Israel está empenhado em impedir o reconhecimento da Palestina como Estado e o seu ingresso  na ONU e, pelo menos aparentemente, conta com a simpatia de dois importantes membros: os Estados Unidos e a França. A Palestina só será aceita se não houver nenhum veto e, também,  receber a maioria dos votos dos 15 paises membros do Conselho de Segurança. A presidente Dilma Roussef, no seu discuso na abertura da Assembléia Geral da ONU nesta quarta-feira, manifestou-se favorável ao ingresso da Palestina. Vale lembrar, aliás, que foi graças ao Brasil, através do voto de Oswaldo Aranha, que foi possível a criação do Estado de Israel e assegurado o seu ingresso na ONU.

Ainda o silêncio

A Capaf e seus fantasmas continuam mergulhados no mais completo - e suspeito - silêncio. Agora eu pergunto: como acreditar em homens, dirigentes do Basa e da Capaf, que usam fantasmas como João Almeida e Amintore Fanfani para infernizar a vida  dos pobres aposentados e pensionistas do Banco? Como acreditar em homens que  usam de expedientes covardes para aterrorizar velhinhos que tem como única fonte de renda para sua sobrevivência os parcos recursos da aposentadoria e pensão? Além de covarde, a ação desenvolvida por esse pessoal para tentar impor o Plano safado é de extrema crueldade. Por que o silêncio, depois de uma espalhafatosa - e cara - campanha pelos meios de comunicação de massa? Das duas uma: ou eles não sabem mais o que dizer, depois do fracasso da campanha, ou estão tramando alguma coisa.

Pena de morte

Não teve jeito: apesar dos apelos do mundo inteiro, até do Papa Bento XVI, o americano Troy Davis, de 42 anos, foi executado na penitenciária de Jackson, na Geórgia, Estados Unidos, aos primeiros minutos desta quinta-feira, com uma injeção letal.  Ele passou 22 anos no corredor da morte, acusado do assassinato de um policial,  mas até hoje não havia uma prova consistente contra ele, pois as testemunhas que o acusaram inicialmente -  e que foram decisivas para a sua condenação à morte - voltaram atrás e a arma do crime nunca foi encontrada. O último apelo, feito à Corte Suprema dos Estados Unidos, foi negado. Decepcionante foi a posição do presidente Barack Obama que, solicitado a conceder o perdão, tirou o corpo fora dizendo que não poderia interferir. O azar de Troy Davis é que ele era negro e o policial assassinado branco. Ou seja, apesar da surpreendente vitória de um negro para a presidência dos Estados Unidos, o racismo ainda continua arraigado entre uma considerável parcela do povo americano.

Congresso

Cerca de 1.500 espíritas de todo o Brasil estarão reunidos a partir desta sexta-feira em São Luis no 2º Congresso Espírita do Maranhão. O evento,que será realizado no auditório do Sebrae até domingo, contará com a participação dos mais renomados  expositores espíritas brasileiros : Divaldo Franco, Raul Teixeira, Alberto Almeida, Marcel Mariano e Suely Schubert. O credenciamento  será realizado nesta quinta-feira, entre as 15 hrs e as 20 hrs. O Congreso será aberto às 9 hrs. desta sexta-feira com uma palestra de Divaldo Franco sobre o tema "Os 150 anos de O Livro dos Médiuns".  Espiritismo e Mediunidade é o tema do encontro, que se encerrará domingo com uma palestra, às 18:30 hrs, de Raul Teixeira,  sobre o tema "Mediunidade: Compromisso de Trabalho com o Cristo".

Fundo de Pensão

O  confrade Agildo Monteiro, membro da Academia Paraense de Letras e atual presidente da Associação dos Aposentados do Banco da Amazonia (AABA), lança nesta sexta-feira, às 10 hrs,  na Basílica de Nazaré, em Belém, seu novo livro, intitulado "Fundo de Pensão". Trata-se de uma obra lítero-jurídica onde aborda o problema da Caixa de Previdência Complementar dos Funcionários do Basa (Capaf), transcrevendo inclusive a sentença da Justiça do Trabalho numa ação movida pela AABA,  que mandou o  Banco pagar os benefícios dos seus aposentados e pensionistas. Ele transcreve, também, parecer do Ministério Público do Trabalho. Agildo aproveita a oportunidade para uma espécie de balanço do seu trabalho à frente da AABA.

Nova seleção?

O treinador da nossa seleção, Mano Menezes, parece perdido: na nova convocação para os próximos jogos ele convocou oito novos jogadores. Desse jeito nunca haverá entrosamento. A seleção brasileira, agora em 7º lugar no ranking da Fifa,  enfrenta a Argentina de novo na próxima quarta-feira, em Belém, sem o seu atual goleador, Leandro Damião, machucado. Aliás, além de não ter conseguido ainda acertar o time, Mano parece também estar com enorme urucubaca, pois  além de Damião,  também estão machucados Alexandre Pato e Paulo Henrique  Ganso, que ficarão de fora dos próximos jogos da Seleção. 

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Greve dos bancários

Os bancários do Maranhão vão entrar em greve na próxima terça-feira, dia 27, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada nesta terça-feira em assembléia geral na sede do Sindicato. Eles recusaram a proposta dos Bancos, que pretendem dar um reajuste de salário de apenas 7,8%, bastante irrisório.  Como diria Boris Casoy: isso é uma vergonha!

Ana no TCU

A Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira, por 222 votos,  a deputada Ana Arraes, do PPS de Pernambuco, para o cargo  de ministra do Tribunal de Contas da União. O segundo colocado, o deputado Aldo Rebelo(PCB-RJ), teve 149 votos. Ana Arraes será a primeira mulher a ocupar o cargo de ministro do TCU, vago com a aposentadoria do ministro Ubiratan Aguiar. Ela tem 64 anos, está no seu segundo mandato de deputada federal,  é filha de Miguel Arraes, que governou Pernambuco por três vezes e faleceu em 2005, e mãe do  atual governador Eduardo Campos. No seu discurso, ela destacou a participação cada vez maior das mulheres nos diversos setores de atividades do país.

Dilma na ONU

A presidente Dilma Roussef deu bem o seu recado, diante de chefes de Estado de todo o mundo, na sessão de abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas. Ela manifestou claramente a posição do Brasil, de apoio ao ingresso da Palestina na ONU como Estado. "Venho de um país onde árabes e judeus são compatriotas", ela disse, acrescentando que o "reconhecimento do Estado Palestino ajudará a obter uma paz duradoura no Oriente Médio. Apenas uma Palestina livre e soberana poderá atender os pedidos de Israel por segurança". Dilma, a primeira mulher a abrir uma sessão da ONU,  destacou que este será o século das mulheres e, além de abordar a crise econômica mundial, exortando a união de todos para vencer o problema, defendeu a aceleração da reforma do Conselho de Segurança da organização mundial, com o Brasil conquistando um assento permanente. O discurso da presidenta brasileira foi muito aplaudido.

Seleção cai

A seleção brasileira caiu no ranking da Fifa para o 7º lugar, a pior posição desde 1993. A Espanha está em 1º  lugar, a Holanda em 2º, a Alemanha em 3º   e o Uruguai em 4º. A Argentina, mesmo com Messi, o melhor jogador do mundo, está pior, em 10º lugar. É óbvio que essa queda decorre das más atuações da seleção canarinha sob a batuta de Mano Menezes. E aí, Mano? Será que vamos conseguir ter alguma alegria no próximo encontro com a Argentina, em Belém?

No pé

O novo ministro do Turismo, Gastão Vieira, ao que parece não terá vida mansa: o pessoal da chamada Grande Imprensa não vai largar o pé dele. Josias de Sousa, colunista da "Folha", já informou que André Bello, genro de Gastão, foi nomeado em abril deste ano para o cargo de Assessor Técnico da Comissão de Desenvolvimento da Câmara Federal. E lembrou que a Assessoria Jurídica da Câmara informara que genro é considerado parente e, por isso, a nomeação de Bello se constituira um ato de nepotismo. Pelo visto vão procurar desencavar coisas velhas da vida do novo ministro...

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Médicos em greve

Nada menos do que 120 mil médicos vão paralisar o atendimento dos planos de saúde a partir desta quarta-feira em 23 Estados e o Distrito Federal. Só haverá atendimento de urgência e emergência. Os médicos reivindicam reajuste dos honorários. Apenas o Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte ficarão de fora da paralisação, porque nesses Estados a negociação em torno dos honorários já está bastante avançada. É a segunda paralisação este ano: a primeira foi em abril. Esse problema, pelo visto, vai se repetir sempre, porque os planos de saúde cobram valores altos dos associados e pagam mal os médicos. A única solução é o governo federal investir maciçamente na saúde pública, melhorando a qualidade dos serviços, que foram se deteriorando desde a  unificação da Previdência Social, no governo da ditadura. E hoje quem não tem plano de saúde padece nos hospitais públicos.

Alkmin x tucanos

O governador Geraldo Alkmin, de São Paulo, rebateu as críticas dos tucanos por sua aproximação com a presidente Dilma Roussef. As críticas se intensificaram agora porque ele quer transformar um antigo hospital psiquiátrico de Franco da Rocha numa universidade federal, em parceria com o ministro Fernando Haddad, da Educação, que é pre-candidato do PT à prefeitura paulista. "Não é porque o ministro da Educação possa vir a ser candidato que vou deixar de somar esforços em benefício da população paulista", disse Alkmin. Recentemente foi firmada uma parceria entre os governos federal e paulista para a construção do Rodoanel, primeiro motivo das ciumeiras dos tucanos, que acham que, como oposição, não podem fazer parcerias com o Planalto..

Segundo do Turismo

O atual secretário do Planejamento do governo do Maranhão, Fabio Gondim, será o novo secretário-executivo do Ministério do Turismo. Gondim, que é funcionário do Senado e foi trazido para o Maranhão pela governadora Roseana Sarney, será o segundo na hierarquia do ministério, cujo titular, Gastão Vieira, é deputado federal pelo  PMDB do Maranhão.

Vergonha

Na reunião desta segunda-feira com o representante do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Raimundo Costa, presente ainda o presidente da AEBA, Silvio Kanner, a comissão de negociação do Banco da Amazonia disse, sem a menor cerimonia, que não tinha nenhuma proposta a apresentar e que aguardaria o posicionamento da Fenaban para  voltar a conversar. Silvio Kanner argumentou, na oportunidade, que era importante negociar reivindicações especificas dos empregados do Basa, cujos problemas são peculiares,  independente da Fenaban. Não houve jeito: a  comissão do Basa só negocia  depois do posicionamento da Fenaban, obviamente porque não quer resolver nada. As reindicações da AEBA para os empregados do Basa são as seguintes:  Novo PCS; reajuste do reembolso do plano de saúde; isonomia do piso salarial com os demais bancos federais (R$ 1.600,00); reajuste salarial de 25%; reposição das perdas salariais; ponto eletrônico; isenção de tarifas para os empregados; retorno do Programa de Educação Continuada; isonomia no acesso do quadro de apoio a funções comissionadas; revogação da NP 118; e revogação do seguro para os altos-executivos do Banco. "A grave situação salarial do pessoal do Basa é do conhecimento da diretoria do Banco, que, no entanto,  se mantém inerte". A declaração é de Raimundo Costa. De repente me ocorreu uma pergunta: cadê o pessoal do Partido dos Trabalhadores que não intervém em favor do pessoal do Basa? Será que bancário do Basa  não é trabalhador? Ah, lembrei: o presidente do Banco, Abdias Junior, é do PT. Está explicado.

Mulher forte

Empresas brasileiras e americanas pagaram 1 milhão de dólares para participarem de um jantar nesta terça-feira com a presidente Dilma Roussef, no Centro de Estudos de Washington. O jantar será promovido pela Wilsonn Center e a renda revertida para o Brazil Institute, que vai intensificar o debate sobre o Brasil nos Estados Unidos. As empresas, todas interessadas em negócios com o Brasil, são do ramo da construção civil, energia, maquinaria e aeronáutica, entre outrros. Dilma terá encontros, ainda  nesta terça-feira, com os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos; e Felipe Calderon, do México. A crise econômica mundial é o tema dos dois encontros. A presidenta brasileira tem agenado encontros também com os presidentes Nicolas Sarkozy, da França; Sebastian Pinera, do Chile; Ollanta Humala, do Peru; e Juan Manoel Santos, da Colombia. Nesta quarta-feira ela abre a Assembléia Geral das Nações Unidas com um discurso que classificou de "fala da esperança".

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lixo espacial

Entre os próximos dias 22 e 23, quinta e sexta-feiras, um satélite artificial do tamanho de um ônibus pode cair na cabeça de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. A informação é da Nasa. O satélite "Uars", lançado pela agência espacial americana em 1991, deixou de funcionar em 2005,  virou lixo espacial e vai cair dentro dos próximos três dias. Segundo a Nasa, a chance de cair na cabeça de alguém é de 1 para 3.200, ou seja, a chance é grande. Existem mais de 20 mil fragmentos de foguetes, naves espaciais e até satélites inteiros circulando no espaço em volta da Terra e a qualquer hora um deles pode cair na cabeça da gente. Muitos deles são desintegrados na atmosfera, mas os pedaços  maiores podem cair e machucar alguém. Po isso, é bom ficar de olho no céu. Até hoje  ninguém foi atingido, mas cautela e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.

Raoni em Paris

O cacique Raoni, provavelmente o  chefe indígena brasileiro mais conhecido no mundo, desembarcou nesta segunda-feira em Paris, a convite de uma ONG, para tentar mobilizar os europeus contra a construção da usina de Belo Monte, no Pará. Ele recebeu da ONG um abaixo-assinado com a assinatura de 100 mil europeus. Raoni participará na França de vários eventos e, inclusive, terá um encontro com o ex-presidente Jacques Chirac. Aproveitará sua permanência na Europa até o fim do mes para fazer uma pequena cirurgia nos olhos. Esse cacique é um bom vivant - só vive   passeando na Europa - e, também, um inocente útil, que vem sendo  habilmente usado por interesses internacionais, através de ONGs. A usina de Belo Monte,  a segunda do país em capacidade de geração de energia, é muito importante para atender a demanda energética brasileira neste processo de crescimento econômico. E os europeus é que vão impedir o Brasil de construi-la? Não é suspeito o interesse de ONGs internacionais em querer impedir a construção de Belo Monte?

Dilma Dinamite

Com o título de "Dilma Dinamite - Não mexam com ela", a revista norte-americana "Newsweek" publica uma reportagem de capa com a presidente Dilma Roussef, destacando a sua trajetória política e fazendo rasgados elolgios ao seu estilo de governar. Segundo a revista "Forbes", também dos Estados Unidos, Dilma é a terceira mulher mais poderosa do mundo. A presidente brasileira se encontra desde domingo em Nova York, onde nesta quarta-feira fará o discurso de abertura da Assembléia Geral das Nações Unidas, ocasião em que abordará temas nacionais e, também, a crise econômica mundial. Ela será a primeira mulher em toda a história a falar na abertura da Assembléia da ONU.

Leilão de mulheres

A China tem 18 milhões de solteiros desesperados para casar. Os mais abastados viajam para o sudeste asiático, mais precisamente ao Vietnã, onde compram  esposas a partir de 900  dólares e até 6 mil dólares, se forem virgens, com garantia de três meses a um ano. Para as vietnamitas, casar com um chinês significa sair da pobreza.  Os chineses tem dificuldades em encontrar mulheres para casar porque o número de homens na China é maior e, também, porque as chinesas são muito exigentes: nenhum homem consegue casar se não tiver pelo menos 315 mil dólares. Ainda bem que no Brasil ninguém precisa comprar uma mulher para casar: aqui elas casam de graça mesmo.

sábado, 17 de setembro de 2011

Vascão é líder

Ao vencer neste sábado o Gremio de goleada ( 4 x 0) o Vasco conquistou a liderança do Brasileirão, desbancando o Corinthnians.  A vitória e o novo posicionamento do time da cruz de malta é uma homenagem ao seu treinador, Ricardo Gomes, que se recupera de um AVC e deve ter alta do hospital nos próximos três dias. Vascooo!

Dificil agradar

O presidente da Associação dos Importadores (Abeiva), José Luiz Gandini, acusou o Governo Federal de ter cedido às pressões de  um lobby das montadoras nacionais de veículos para aumentar o IPI (Imposto de Produtos Industrializados) dos carros importados. Além de dizer que vai recorrer à Justiça contra a medida do Governo, ele sugeriu à China e à Coréia que acionem  o Brasil junto à OMC (Organização Mundial do Comércio).  Comprova-se, mais uma vez, que ninguém consegue agradar a todos. Com essa medida o Governo pretendeu proteger a industria nacional e, consequentemente, o emprego dos brasileiros, o que lhe proporcionou algumas críticas. Se não fizesse nada nesse sentido certamente seria acusado de permitir a destruição da indústria nacional e seria criticado do mesmo modo. Na verdade, é muito dificil agradar a todos, sobretudo quando existe uma oposição sem bandeira que critica apenas por criticar.

Estremecimento

As relações entre o Judiciário e o Executivo ficaram estremecidas desde que o Planalto, preocupado com a crise econômica mundial, cortou da proposta orçamentária  para o próximo ano, enviada ao Congresso Nacional,  os recursos solicitados pelo Supremo Tribunal Federal para fazer frente ao reajuste de salários dos ministros e servidores, no montante de R$ 7,7 bilhões. A presidente Dilma Roussef, diante da reação do presidente do STF, ministro Cezar Peluzo, mandou nova mensagem ao Congresso restaurando os recursos reivindicados pelo Judiciário, mas deixou o corte a critério dos parlamentares. Os argumentos da presidenta sobre a necessidade de cortar gastos para enfrentar a crise econômica, que pode afetar o Brasil caso o governo não tome medidas preventivas, parece que não sensibilizou o presidente do Supremo, que já acena com a possibilidade de recorrer ao próprio Judiciário - ou seja, a eles mesmos - caso a verba seja mesmo cortada. O presidente do STF não parece  preocupado sobre de onde o Governo vai tirar o dinheiro para atender às suas reinvindicações. Isso lembra a questão da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Rondonia, uma extensa área de terras fronteiriças às guianas e à Venezuela entregues, por decisão do STF, a meia dúzia de indios.  Por decisão do Supremo todos os moradores não-indios da área foram obrigados a deixar o lugar, o que destruiu a vida de muita gente, segundo recente reportagem do JN no Ar, da Globo. A decisão do STF também jogou no colo do governo o problema do reassentamento dos agricultores retirados da área. Conclusão: o Supremo decide e o Executivo que se vire para cumprir a decisão.

Cadê o Flexa?

Depois que levou os representantes da AABA e AEBA à presença do ministro da Previdência, Garibaldi Alves, para tratar do problema da CAPAF, o senador paraense Flexa Ribeiro fez surgir  um novo alento entre os  aposentados e pensionistas do Banco da Amazolnia. Desde aquele dia, no entanto,  não se teve mais notícias dele. O que será que aconteceu? Ele prometeu abordar o problema da tribuna do Senado mas, a exemplo de todo mundo, também mergulhou em completo silêncio. Incrível, mas até a eclosão do problema-CAPAF ninguém sabia que o Basa tinha tanto poder. Afinal, que providências foram realmente tomadas pelo Ministério da Previdência? E que fim levou o plano-safado? Será que alguém consegue responder a essas perguntas?

Castelo reprovado

O prefeito de São Luis, João Castelo, foi reprovado por 65% dos eleitores da capital maranhense, segundo pesquisa do Instituto Amostragem realizada nos primeiros dias deste mes de setembro. Nada menos de 60,67% disseram que não votam nele de jeito nenhum nas eleições municipais do próximo ano. Apenas 4,17% consideraram a sua administração ótima e 13,67% boa. A não ser que aconteça um milagre até outubro de 2012 parece bem remota a possibilidade de Castelo conseguir a reeleição.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Caras-de-pau

A prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, iniciou uma campanha para conscientizar a população sobre a necessidade de respeitar as vagas reservadas para  idosos e deficientes físicos nos estacionamentos públicos e privados. Bonecos em tamanho natural, retratando idosos e cadeirantes, são colocados nas vagas com a frase: "Obrigado por respeitar as vagas exclusivas". Os bonecos são colocados nos estacionamentos de shoppings e supermercados, porque nos estacionamentos públicos os mal-educados caras-de-pau são multados. Segundo dados da prefeitura paulista, a média mensal de multas por estacionar nessas vagas é de 2.638. E quem for multado ainda perde três pontos na carteira de habilitação. Ano passado foram registrados  em Guarulhos mais de 20 mil multas, enquanto este ano, somente no primeiro semestre, o número de multas já chegou a 15.825. A campanha da prefeitura paulista deveria ser imitada em todo o país, porque em toda parte tem gente mal-educada que ocupa as vagas de deficientes e idosos na maior cara-de-pau. Acho até que deveria haver uma punição maior. Na verdade, é revoltante ver gente jovem e saudável ocupando, sem a menor cerimonia, as vagas reservadas. Como diria o Boris Casoy, é uma vergonha!

Já começou

O deputado Gastão Vieira ainda nem assumiu o Ministério do Turismo, o que deve acontecer nesta sexta-feira, e o pessoal da "Folha" já começou a bombardeá-lo.  Josias de Souza, colunista do jornal paulista,  divulgou nesta quinta-feira em seu blog que em 2009 Gastão usou irregularmente o apartamento funcional ao cedê-lo  para duas filhas, maiores de 20 anos, após licenciar-se da Câmara Federal para ocupar uma secretaria no Governo de Roseana Sarney. O  mesmo blog informa, no entanto,  que Gastão obteve uma autorização especial da Mesa da Câmara para deixar as filhas lá. Ora, se ele tinha autorização não houve irregularidade. Mas o blogueiro Josias de Souza não fica nisso. Ele lembra ainda que em agosto deste ano, em entrevista ao programa CQC, da Band, Gastão disse que o PMDB é um partido traíra, onde  todo mundo manda, ninguém obedece e todos fazem o que querem. Ou seja, o homem ainda nem assumiu o cargo e já querem derrubá-lo.

Cobra na cueca

O brasileiro Simon Borges, de 30 anos, foi preso no aeroporto de Miami com sete  filhotes de cobra  e três de tartaruga na cueca. Levado à Corte de Justiça, a juiza Patrícia Seltz  aplicou-lhe uma multa de 400 dólares e o sentenciou a dois anos de liberdade condicional, findo os quais será deportado de volta para o Brasil. Os filhotes estavam enrolados em meia-calça, providencia que Simon deve ter tomado, prudentemente,  para impedir que as cobrinhas  buscassem abrigo em algum buraquinho.

Menor salário

O Banco da Amazonia paga aos seus funcionários o menor salário do sistema financeiro nacional, se colmparado com os demais Bancos federais, com uma diferença de 40% a menos. A informação é da AEBA (Associação dos Empregados do Basa), que na próxima segunda-feira, dia 19, participará das negociações  sobre a campanha salarial 2011/12.  A AEBA revela ainda que os funcionários terceirizados ganham mais ou menos a mesma coisa que os concursados: a folha dos concursados no primeiro semestre deste ano somou R$ 85 milhões, enquanto  a dos terceirizados chegou a R$ 75 milhões. A entidade reivindica, além de reajuste salarial compativel, a ralização de concursos para a contratação de mais trabalhadores.

Jogo insosso

Não fosse aquela jogada espetacular de Leandro Damião que, infelizmente, não se converteu em gol, e o empate de Brasil x Argentina teria sido um tédio. Continuo não acreditando em Mano Menezes como técnico. Desde que assumiu o comando da seleção  ele não conseguiu montar uma equipe que, pelo menos, confirmasse a antiga fama do país do futebol. A magra vitória sobre Gana - e assim mesmo com um jogador a mais - não mudou o panorama de fiasco da seleção canarinho, mas o Mano parece que se empolgou. O jogo desta quarta-feira em Córdoba foi insosso. Não consegui perceber entusiasmo nem mesmo entre os jogadores, que continuam pecando pela falta de marcação e pelo velho joguinho para trás e para os lados. Se continuar assim não creio que a nossa seleção passe das oitavas na Copa de 2014. De tanto ver derrotas e empates já nem me animo mais a ver os jogos do nosso selecionado.

Novo ministro

O deputado Gastão Vieira, do PMDB do  Maranhão, é o novo ministro do Turismo, em substituição ao também deputado do PMDB maranhense Pedro Novais, que pediu demissão no final da tarde de quarta-feira, pressionado pelo seu próprio partido,  depois de várias denúncias de irregularidades publicadas pela "Folha de São Paulo". A escolha de Gastão foi decidida cerca da meia noite de quarta-feira após uma rápida reunião, no Palácio do Planalto,  entre a Presidente Dilma Roussef, o vice Michel Temer e o novo ministro. A informação é da ministra da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Helena Chagas. O novo ministro Gastão Vieira é ligado à familia Sarney, já tendo ocupado duas secretarias no Governo de Roseana Sarney, de Educação e de Planejamento.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Caiu

Pedro  Novais caiu. No final da tarde desta quarta-feira ele entregou a carta de demissão à presidente Dilma Roussef depois de demorada reunião com o vice-presidente Michel Temer e lideranças do PMDB. A queda já era esperada depois do bombardeio da "Folha", que está se especializando em derrubar ministros utilizando a mesma estratégia de sempre. Segundo o deputado Henrique Alves, lider da bancada do PMDB, a decisão de sair foi do próprio Novais, mas o partido  a acatou   e está solidário com ele. O parlamentar disse ainda que a presidente entregou ao partido a escolha do novo ministro do Turismo. Novais é o quinto ministro do governo Dilma a cair em menos de um ano, graças a uma bem orquestrada campanha da chamada Grande Imprensa, o que provoca desgastes no Planalto. Agora é esperar  para saber qual será o próximo alvo, pois a partir de amanhã Novais vai cair no esquecimento, a exemplo do que aconteceu com os outros ministros. A preocupação, ao que parece, não é com a moralidade, mas em desestabilizar o governo.

Flavio lidera

O presidente da Embratur, Flávio Dino, é o líder disparado na preferência do eleitorado  ludovicense para a prefeitura de São Luis nas eleições do próximo ano. Segundo pesquisa do Instituto Amostragem, realizada nos dias 2, 3 e 4 deste mes e divulgada pelo blog do Itevaldo,  Flavio Dino está em primeiro lugar com  40,33% das intenções de voto, seguido do prefeito João Castelo, com 17,5%;  Bira do Pindaré vem em terceiro, Eliziane Gama em quarto e Tadeu Palácio em quinto.  O candidato da governadora Roseana Sarney, Max Barros, está entre os últimos colocados  junto com Roberto Rocha. Num cenário sem a presença de Flavio Dino o prefeito João Castelo assume a liderança, mas o problema é que ele tem, também, a maior rejeição. Dianfe desse panorama favorável será que Dino deixaria a Embratur para disputar a prefeitura de São Luis? Essa é a perguna que muitos se fazem.

Campanha salarial

 Na próxima segunda-feira, dia 19, será realizada a primeira rodada de negociações entre os bancários e o Banco da Amazônia para discutir as revindicações dos trabalhadores referentes à campanha salarial de 2011/12. Os bancários do Maranhão serão representados por Raimundo Costa, diretor do Sindicato da classe, e os do Pará pelo presidente da AEBA, Silvio Kanner. A reunião terá inicio às 9 horas no 14º andar do edificio-sede do Basa, na avenida Presidente Vargas, em Belém.

Divisão esquenta

A briga no Pará em torno da divisão do Estado com a criação dos Estados do Tapajós e Carajás começa a esquentar, faltando  cerca de três meses para o plebiscito, marcado para o dia 11 de dezembro. A frente contrária à divisão, liderada pelo deputado Zenaldo Coutinho, parece estar mais ativa ou, pelo menos, aparenta ter  melhor cobertura da imprensa. Com manifestações organizadas em todos os municipios, os contrários pretendem sensibilizar o eleitorado para impedir a divisão. Só não entendo esse negócio de que "estão defendendo a população do Pará". Defesa contra o quê ou contra quem? Até onde é possivel entender a proposta de criação dos dois Estados não é contra ninguém,  mas a favor da população onde se situam. Para quem reside  em Belem ou em municipios com boa infra-estrutura e mais perto da capital  é muito cômodo ser contra. Quem mora lá nas regiões previstas para os dois Estados, sem infra-estrutura compativel e distante de tudo e de todos, é que sabe das suas necessidades.

Um novo partido?

As mulheres estão com tudo e não estão prosa no Brasil. As brasileiras a cada dia estão ocupando mais espaço em todos os setores de atividades do país, especialmente na política, onde se destacam como vereadoras, prefeitas, deputadas, senadoras, governadoras, ministras  e até Presidente da República. Embaladas nessa onda, as ex-senadoras Marina Silva e Heloisa Helena estão projetando fundar um novo partido. A iniciativa, no entanto, é muito mais fruto da falta de espaço que ambas  enfrentaram em suas respectivas agremiações do que, propriamente, do desejo de criar uma nova legenda com uma mensagem nova. Marina, que trocou o PT pelo PV, por cuja legenda disputou a presidência da República nas eleições passadas, já deixou os quadros do Partido Verde; e Heloisa Helena, que também trocou o PT mas pelo PSOL, já anunciou a sua próxima saida deste partido. Com um novo partido elas pretendem fazer uma dobradinha nas eleições presidenciais de 2014. A democracia é uma beleza.

Na marca do penalti

Confirmando o que eu venho dizendo desde a saída do ministro Wagner Rossi, da Agricultura, o ministro Pedro Novais, do Turismo, já foi colocado pela "Folha" na marca do pênalti, só faltando o chute para ele deixar o Ministério. Conforme a manjada estratégia do jornal paulista para derrubar ministros, tudo começa com uma notícia redigida no condicional. A partir daí, todos os dias o jornal publica alguma coisa sobre o ministro, como, por exemplo, declarações de oposicionistas ou especulações sem citar a fonte.   Embora as notícias não tenham nenhuma consistência, o fato de estar diariamente nas páginas de um jornal de grande circulação começa a enfraquecer o ministro, já que a maioria dos leitores não atenta para a superficialidade do texto, impressionando-se apenas com a manchete. . E ele cai. Nesta quarta-feira a "Folha" publica que a mulher de Pedro Novais usa um funcionário da Câmara Federal como motorista. A oposição, que não tem bandeira nenhuma, aproveita a iniciativa do jornal e faz estardalhaço para aparecer. Alguns oposicionistas, como o deputado Duarte  Nogueira, líder do PSDB, que pretende entrar com uma representação contra Novais no Ministério Publico, age deliberadamente no sentido de desestabilizar o governo, enquanto outros, como o senador Pedro Simon, funcionam como inocentes úteis, embarcando na mesma canoa convencidos de que estão propugnando pela moralidade. E o jornal, seguindo a sua estratégia, publica noticia dizendo que o PMDB quer que Novais seja exonerado e que o Planalto quer que ele peça demissão, mas não cita a fonte. Assim, está criado o quadro para ele cair. Depois será esquecido, como os outros, e o jornal buscará um novo alvo.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Velho ´problema

A presidente da Subcomissão Permanente do Senado para a Amazonia, a senadora Vanessa Grazziotin, do PCdoB do Amazonas, viu aprovado nesta terça-feira um requerimento de sua autoria pedindo a realização de uma audiência pública para debater o acesso de estrangeiros às terras da Amazonia. Representantes de vários órgãos do governo federal, inclusive do Ministério da Defesa, deverão participar dos debates. A iniciativa  é  válida mas chega com bastante atraso. Em 1965 uma CPI de Terras da Câmara Federal, que teve como relator o deputado-brigadeiro Haroldo Veloso, já denunciava que 20 milhões de hectares de terras da Amazonia se encontravam em poder de estrangeiros. O relatório, que já alertava também para a ameaça de internacionalização da região, até hoje, 46 anos depois, continua esquecida em alguma gaveta do Congresso Nacional. E nesse tempo  a área em poder de estrangeiros certamente se multiplicou, não apenas através de grilagem mas, também, por meio de um comércio  realizado por empresas nos Estados Unidos.  Não custa lembrar que não faz muito tempo, o então vice-presidente norte-americano Al Gore chegou a afirmar que "a Amazônia não é dos brasileiros, mas de toda a Humanidade".

Novais na mira

Habituada a derrubar ministros, com uma campanha sistemática através das suas páginas, a "Folha de São Paulo" parece disposta a tirar também de circulação o ministro do Turismo, Pedro Novais. A sua venenosa manchete de primeira página desta terça-feira não deixa dúvidas quanto à intenção: "Ministro pagava governanta com dinheiro público". A notícia informa que Novais contratara a sua empregada do apartamento, Doralice Souza,  como secretária parlamentar na Câmara Federal, quando no exercício do mandato de deputado federal - antes, portanto, de ser ministro -  mas a manchete insinua  que ele a pagava com recursos do Ministério do Turismo. O jornal paulista coloca mais pimenta, dizendo que Novais tem uma vida marcada por  escândalos e informa que a deputada Rose de Freitas, do PMDB do Ceará, pediu o seu afastamento do ministério e que a ministra Ideli Salvatti, das Relações Institucionais, disse que ele terá de prestar esclarecimentos. É o mesmo processo empregado para derrubar os outros ministros e criar uma imagem negativa do governo Dilma.  Pelo visto o ex-presidente Fernando Henrique não está conseguindo segurar os seus aliados.

Papa acusado

A Associação Americana de Vítimas de Padres Pedófilos apresentou queixa ao Tribunal Penal Internacional contra o Papa Bento XVI e outros dirigentes da Igreja Católica. O Papa é acusado  de ter tolerado e ocultado sistematicamente  os crimes sexuais contra crianças cometidos por padres em todo o mundo. A associação quer que o Sumo Pontífice seja julgado por sua "responsabilidade direta e superior, na qualidade de chefe da Igreja, pelos crimes contra a Humanidade, por estupros e outras violências sexuais cometidas por padres  no mundo inteiro." A advogada da associação, Pamela Spees, disse que "todos os caminhos levam a Roma".

Financiamento

A Subcomissão Permanente do Senado para a Amazonia vai realizar uma audiência publica para debater a situação dos financiamentos do Banco da Amazonia aos pequenos produtores da região. O senador Vicentinho Alves, do PR do Tocantins, que propôs a audiência, observou que o Basa deixou de aplicar  na Amazonia mais de R$ 600 milhões que deveriam ser destinados aos pequenos produtores.  Ele quer saber, entre outras coisas, o que o Banco fez com esse dinheiro. O requerimento para a audiência foi aprovado na sessão do Senado desta terça-feira.

Pobreza

Nada menos de 46 milhões de norte-americanos, o equivalene à população da Espanha,  estão vivendo abaixo da linha de pobreza. A informação do serviço do censo dos Estados Unidos foi divulgada pelo jornal "The New York Times", acrescentando que a taxa de empobrecimento agora registrada é a maior desde 1993. Uma das principais causas dessa situação é o desemprego, que no ano passado chegou a 86 milhões de pessoas. Enquano isso o país gasta trilhões de dólares e mata milhares de pessoas com guerras estúpidas no Iraque e no Afeganistão. O presidente Barack Obama, que recebeu o país nessa situação das mãos do presidente guerreiro George Bush, enfrenta sérias dificuldades para mudar o quadro caótico, propondo, entre outras coisas, um programa de estimulo ao emprego. Obama vai ter de operar um verdadeiro milagre para conseguir a sua reeleição, superando os problemas provocados pela bomba de efeito retardado que Bush deixou para explodir em suas mãos.

Alvo de novo

O ministro do Turismo, Pedro Novais, voltou a ficar na linha de tiro da "Folha de São Paulo", que tem se notabilizado por derrubar ministros. Segundo o jornal paulista, a empregada de Novais, que trabalhava em seu apartamento em Brasilia, recebia o salário como secretária parlamentar, lotada em seu gabinete na Câmara Federal, até o inicio deste ano, quando ele se licenciou do mandato de deputado para ocupar o ministério e a exonerou. De acodo com a "Folha", Doralice Souza nunca foi ao gabinete de Novais no Congesso. Pelo visto, o ministro do Turismo voltou a se tornar a bola da vez na campanha sistemática que o periódico paulista move contra o Governo Dilma, provavelmente tentando desestabilizá-lo. E não é dificil identificar quem se beneficiará com isso.  Uma coisa, porém,  eu garanto: o povo não é.

E agora?

Informa o colega Madison Paz de Souza, com base em documento recebido da Capaf,  que as pré-adesões ao plano-safado só atingiram  61,2% , bem distante, portanto, dos 95%  pretendidos. No documento entregue a Madison, na qualidade de membro do Condel, a Capaf informa que consultaria a Delloit para saber da viabilidade de implantação do plano mesmo com esse percentual de  pré-adesões. Até agora não há uma resposta, mas o colega alerta que se a implantação for feita com esse percentual haverá necessidade de um redimensionamento do plano. Constata-se que a campanha milionária nos meios de comunicação, incluindo o telemarketing, não surtiu o efeito desejado pelo Basa e Capaf, que pretendiam enfiar goela abaixo dos aposentados e pensionistas um plano  extremamente prejudicial aos interesses da categoria. Mais informações no comentário de Madison na nota "Estranho Silêncio" deste blog.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Viuvas da estupidez

Em meio às notícias sobre as homenagens aos mortos no Word Trade Center, em Nova York, nos dez anos do terrível atentado que matou cerca de  3 mil pessoas,  o "Fantástico" de domingo, da TV Globo, divulgou uma bela reportagem sobre um aspecto pouco conhecido do acontecimento. A viúva de uma das vítimas do atentado, preocupada também com as viúvas das vítimas dos ataques americanos no Afeganistão, criou uma ONG que, recolhendo recursos entre os próprios americanos,  promove ajuda humanitária àquelas mulheres, tão vítimas do terror quanto às que perderam os maridos no Word Trade Center. A diferença é que as viúvas americanas são vítimas do terror da Al Qaeda e as viúvas afegãs vítimas do terror de George Bush. O espírito humanitário dessa mulher e a sua visão de fraternidade são,  realmente, dígnos dos maiores aplausos. Se as pessoas olhassem o mundo pela sua ótica e com o seu coração certamente a vida em nosso planeta seria bem diferente. Ainda bem que existem pessoas como essa mulher, cujo nome não guardei, que deveriam  fazer Bush corar de vergonha.

Tratamento de câncer

Cientistas britânicos conseguiram desenvolver um tratamento de câncer, através da quimioterapia, sem os dolorosos efeitos colaterais conhecidos e sem danificar as células saudáveis. A droga ataca somente os tumores, não provoca a queda de cabelos, nem enjôos e nem atinge o sistema imunológico. A informação foi publicada pelo jornal britânico "The Guardian". O coordenador da pesquisa, Laurence Patterson, disse que o novo método "é uma bomba inteligente que só é ativada dentro do tumor, sem causar danos nos tecidos saudáveis". Acrescentou que esse tratamento pode ser usado em todo tipo de câncer. O método foi testado com sucesso em ratos e deverá ser testado em humanos dentro de um ano e meio. É uma nova esperança para as milhares de pessoas em todo o mundo que padecem dessa doença.

Policiais assassinos

Finalmente identificados os assassinos da juiza Patrícia Acioli, crime ocorrido no mes passado em Niterói. São o tenente Daniel dos Santos Benites e os cabos Sergio da Costa Junior e Jefferson de Araujo Miranda, todos da Policia Militar do Rio e lotados no 7º Batalhão, de São Gonçalo. Segundo o delegado Felipe Ettore,  da Divisão de Homicidios da Policia Civil, os três PMs emboscaram e mataram a magistrada com 21 tiros para impedir que ela decretasse a sua prisão no processo em que são  acusados de assassinar o jovem Diego da Conceição, no dia 18 de junho, em São Gonçalo. Eles não sabiam, no entanto, que precisamente no dia da sua morte a juiza já havia decretado a prisão deles. Os três  estão presos.

domingo, 11 de setembro de 2011

Estranho silêncio

O Basa e a Capaf, que nos últimos trinta dias fizeram um estardalhaço nos meios de comunicação de massa, com uma campanha milionária, que envolveu até artistas como Fafá de Belém, para convencer aposentados e pensionistas do Banco sobre as "excelências" do plano-safado, mergulharam em estranho silêncio depois de expirado um dos mais recentes prazos para a migração. Ninguém diz nada. O que será que estão tramando nos porões do casarão da Generalíssimo? Ou nos últimos andares do prédio da Presidente Vargas? O Silvio e o Agildo devem ficar atentos, pois coisa boa não deve ser.

Reforma política

A semana que se inicia pode marcar o primeiro passo concreto para a materialização da esperada reforma política. Segundo a revista "IstoÉ", o presidente do Senado, José Sarney, pretende colocar em votação no plenário algumas das propostas já aprovadas nas comissões internas da Câmara Alta. Entre elas está a emenda que fixa em apenas um o número de suplentes de senador e, também, proibe parentes  de até segundo grau na suplência. Essa emenda sem dúvida é muito importante, pois impede que o mandato de senador se transforme em capitania hereditária.

Sucessão no Maranhão

Nem bem começou o governo de Roseana Sarney e o senador Edson Lobão, atual ministro das Minas e Energia, já manifesta a sua disposição de concorrer à sua sucessão. A revelação foi feita pelo próprio filho do ministro, o atual senador em exercício Edinho Lobão, em entrevista ao Blog do Décio Sá. Edinho foi enfático ao afirmar que seu pai será candidato de qualquer maneira ao governo do Maranhão nas eleições de 2014, ou seja, com ou sem o apoio do grupo  Sarney. Ao mostrar tamanha confiança com tanta antecedência, ao ponto de desafiar o poder da governadora, Lobão parece ter ficado muito forte no Ministério das Energias, embora nomeado por indicação do senador José Sarney. Depois disso, será que ele continuará ministro se o presidente do Senado lhe tirar a escada? A indiscrição de Edinho pode custar o sonho de Lobão de voltar ao governo.

sábado, 10 de setembro de 2011

Dono do DNIT?

Em entrevista à "Folha"o ex-diretor do DNIT, Antonio Pagot, se considerou injustiçado com a sua saída do órgão e disse: "Me tomaram o DNIT sem pedir licença". Três coisas interessantes e contraditórias se observa nessa noticia: primeiro, ninguém sabia que Pagot era o dono do DNIT;  segundo, foi ele mesmo quem pediu exoneração do cargo de diretor geral daquele órgão, no dia 25 de julho último, em função das denúncias de corrupção que culminaram, inclusive, com a queda do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento: e, terceiro, foi a própria "Folha", com uma campanha sistemática sobre as denúncias de corrupção no Ministério dos Transportes, que levaram o governo a fazer uma faxina no órgão. Então, pergunta-se: Pagot está reclamando do que?

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Contradição

"Valério questiona falta de Lula como réu no mensalão". Com essa manchete de primeira página a "Folha de São Paulo" dá importância  a um detalhe da defesa de Marco Valério, de 148 páginas,  no processo sobre o chamado "mensalão" no Supremo Tribunal Federal. Valério reclama que o ex-presidente não foi incluido na lista dos envolvidos no esquema do "mensalão". E mais adiante nega a existência do esquema, dizendo ainda que não ficou provado que os pagamentos tenham sido feitos com dinheiro público. E agora? Se ele nega a existência do esquema por que reclama  a inclusão de Lula como responsável de um esquema que ele mesmo diz não existir? É uma contradição gritante. A "Folha", porém, pelo visto não gosta mesmo do Lula, pois fez vista grossa para esse  detalhe.

Cadê a Capaf?

Embora o prazo dado pelo Basa/Capaf para a migração para o plano safado  tenha expirado no dia 2 deste mes, há uma semana atrás, até agora, uma semana depois, não se tem informação sobre as ações da instituição. Prorrogou novamente o prazo? Vai implantar o plano assim  mesmo, sem atingir o percentual previsto? Vai sofrer intervenção da Previc? Vai fechar? Seus dirigentes serão punidos por má gestão? Afinal, o que está acontecendo que ninguem tem notícia? Esse silêncio parece suspeito. AABA e AEBA devem abrir bem os olhos.

Fácil falar

O deputado Chico Alencar, do PSOL do Rio de Janeiro, em entrevista ao JB, criticou as Forças Armadas por sua ação no Complexo do Alemão. Na sua opinião está havendo "um modelo inconsistente de ocupação militar", um verdadeiro "estado de sítio", o que tem merecido críticas da comunidade local. Ao invés de criticar, o que é muito  fácil quando se está distante do fogo, seria interessante que o parlamentar fosse para lá, para o Complexo do Alemão, aplicar a sua solução. Acho que tenho o pavio curto, pois se fosse eu o comandante retiraria os militares de lá e os deixaria à mercê dos bandidos. Não é isso o que eles querem? O ser humano é muito complicado: se o governo age usando militares para expulsar os marginais e oferecer segurança aos moradores, ocupando o complexo,  eles reclamam; se o governo não faz nada reclamam do mesmo jeito. Haja paciência!

Novo planeta

Astrônomos do Centro Harvard Smithsonian de Astrofísica descobriram um novo planeta na órbita da estrela Kepler, a 650 anos-luz da Terra, que batizaram com o nome de Kepler 19c.  O novo planeta ainda não pode ser visto, mas os astrônomos estão convencidos da sua existência pela interferência  que ele está causando na órbita de outro planeta, o Kepler 19b. A astrônoma Sarah Ballard disse que o planeta invisível foi achado em função da influência exercida sobre outro planeta já conhecido. Desse mesmo modo foi descoberto o planeta Netuno, quando influenciava a órbita da Urano. Para os espíritas, esse é o planeta há muito previsto, para onde serão expurgados os espíritos inferiores recalcitrantes em suas ações maléficas.

Até que enfim

Meus amigos, somente hoje o técnico da operadora TVN esteve na minha casa para consertar a conexão da Internet. Depois de uma semana fora do ar, creio que a partir de agora não teremos mais interrupção. Muito obrigado pela compreensão de voces.

Dscaso

No dia do aniversário de fundação de São Luis, 8 de setembro, a "Folha de São Paulo" publicou ampla reportagem sobre o patrimonio histórico da capital maranhense. O jornal paulista revela a decepção dos turistas com o abandono do conjunto arquitetônico colonial, declarado Patrimonio da Humanidade, cujos sobradões estão se deteriorando, com riscos inclusive de desabamento. Um ano antes de completar 400 anos, a cidade fundada pelos franceses e colonizada pelos portugueses parece entregue ao descaso. A "Folha" lembra ainda que o Ministério do Turismo, ocupado pelo maranhenses Pedro Novais, já destinou recursos da ordem de R$ 22 milhões para o Maranhão somente este ano, sem que se consiga perceber os efeitos da sua aplicação. Os governos municipal e estadual precisam urgentemente fazer alguma coisa, do contrário os tão anunciados festejos dos 400 anos, que contam até com o samba-enredo de escola de samba carioca, poderão se tornar uma grande decepção.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ouro do espaço

Cientistas britânicos da Universidade de Bristol, depois de analisarem as pedras mais antigas do mundo na Groenlândia, descobriram que os metais preciosos, entre eles o ouro e a platina, vieram do espaço há bilhões de anos. Assim como os elementos orgânicos, também os metais chegaram a Terra nos meteoros que cairam em nosso Orbe quando ele tinha apenas 200 milhões de anos. Segundo o cientista Mathias Wilibold, que chefiou a pesquisa, a Terra foi atingida por 20 bilhões de toneladas de material espacial na época em que ela ainda estava incandescente. Diante das últimas pesquisas, conclui-se que quase tudo em nosso planeta veio do espaço, inclusive, segundo a Doutrina Espírita, os primeiros homens da raça adâmica.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Plano de saúde

A mensalidade dos planos de saúde não pode  ser reajustada  em função da mudança de faixa etária para 60 anos. A decisão é do desembargador José Ricardo Porto, do Tribunal de Justiça da Paraiba, que considerou ilegal o reajuste da mensalidade do plano de saúde do idoso. Fundamentou sua sentença  no Estatuto do Idoso.A decisão decorreu de ação ajuizada por Josemar Aires, que teve a sua mensalidade reajustada pela Unimed por ter atingido, junto com a esposa, a idade de 60 anos. Enquanto isso a Casf, o plano de saúde dos funcionários do Banco da Amazonia,  abusa dos reajustes, inclusive criando uma quota extra absurda que a Justiça também já considerou ilegal.

Visagem de novo

O fantasmão nada camarada Amintore Fanfani voltou a atacar, desta vez mirando em Francisco Sidou e Raimundo Costa, que responderam a agressão à altura. Quero lembrar aos dois amigos, no entanto, que não vale a pena debater com alguem que se esconde no anonimato, debaixo do lençol de um fantasma, porque não tem coragem de mostrar a cara. É perda de tempo. Deixem o fantasmão mergulhado nas trevas, ignorem-no, até que ele resolva mostrar a cara. Aí, sim, a história será outra.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Lixão da Europa?

Pelo visto, querem transformar o Brasil em lixão da Europa. Em julho de 2009 foram desembarcados no porto do Rio Grande 1.200 toneladas de lixo da Inglaterra, que a Anvisa devolveu em agosto para o país de origem. Em 2010, ainda no porto do Rio Grande, foram desembarcados mais 22 toneladas de lixo, desta vez da Alemanha, também mandados de volta pela Anvisa. Agora, mais precisamente à semana passada, chegaram ao porto de Itajaí, em Santa Catarina, 60 toneladas de lixo da Espanha, descobertos pela Anvisa e que também serão devolvidos, claro. Será que esse pessoal está pensando que o Brasil é depósito de lixo do mundo? Acho que além de devolver o lixo aos porcalhões as autoridades brasileiras deveriam adotar punições mais severas para as empresas que legalizam o transporte, como importadoras, pois apesar da vigilância não se pode afirmar que já não entraram outros carregamentos de lixo em nosso país. Corremos o risco, inclusive, de receber lixo radioativo.

Finalmente

Até que enfim o problema da Capaf, até então mantido em âmbito regional por força  do poder financeiro do Banco da Amazonia, começou a ganhar repercussão nacional. O presidente da AEBA, Silvio Kanner, e o representante da AABA, Madison Paz, foram recebidos à semana passada em audiência pelo ministro da Previdência, Garibaldi Alves, a quem relataram o problema-Capaf. Eles foram acompanhados pelo senador Flexa Ribeiro e pelo advogado Castagna Maia. O ministro ficou estarrecido com os métodos adotados pelo Basa/Capaf  para impor o tal plano safado a aposentados e pensionistas. Silvio Kanner revelou, após a audiência, que o ministro determinou ao secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério, Dr. Jos[é Edson da Cunha, que buscasse o encaminhamento de negociações visando uma solução para o problema que não prejudique os aposentados e pensionistas. O presidente da AEBA revelou ainda que os assessores do ministro tem uma péssima imagem da Capaf. Por outro lado, o senador Flexa Ribeiro ficou de abordar o problema da tribuna do Senado. Pelo visto, agora, finalmente, com a interferência do Ministro da Previdência, deverá buscar-se uma solução negociada com as entidades representativas dos principais interessados, no caso a AEBA e a AABA, sem o massacre dos títeres do Basa e Capaf.

Velhos amigos

À semana passada jornais ingleses e americanos, entre estes o "The New York Times", revelaram que o governo norte-americano, a CIA e o serviço secreto inglês mantinham ligações estreitas com Khadafi. Com base em documentos secretos apreendidos pelos rebeldes, após a conquista de Trípoli, os jornais disseram que o governo de Bush mandava suspeitos de terrorismo para serem interrogados na Líbia, país conhecido pelo emprego da tortura. Os britânicos, por sua vez, mandavam de presente para Khadafi os seus opositores que moravam na Inglaterra. Agora os velhos amigos ingleses e americanos descartam Khadafi que, obviamente, não serve mais aos seus propósitos.

Desculpas

Problemas de conexão com a Internet  deixaram este blog três dias fora do ar. Peço desculpas aos leitores. Acredito que o problema tenha sido sanado pela operadora. Portanto, estamos de volta.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Contra-mão

O Judiciário parece que resolveu andar na contra-mão do esforço do governo federal, com o corte de gastos,  para enfrentar a crise econômica mundial. O STF não gostou da sua proposta de reajuste de salários ter sido cortada da proposta orçamentária do governo federal para o próximo ano, encaminhada quarta-feira última ao Congresso Nacional. Segundo a proposta do STF o salário dos ministros  em 2012 passarão para R$ 30 mil, ao mesmo tempo em que reajustam os salários dos servidores em 56%. A equipe econômica do Planalto considerou a proposta impraticável por tres motivos: 1 - Vai onerar os cofres públicos; 2 - vai provocar um efeito cascata; 3 - vai aumentar a pressão dos servidores dos demais poderes, que não foram contemplados, por um reajuste igual.  Além disso, vai provocar um impacto de R$ 7,7 bilhões nas contas do país.  As entidades de classe dos magistrados e Ministério Público acompanharam a posição do presidente do Supremo,acentuando o  estremecimento nas relações entre os dois poderes, o que foi destacado pela imprensa. A presidente Dilma Roussef, diante disso, mandou nova mensagem ao Congresso restaurando a proposta do Judiciário, mas enfatizando a necessidade dos poderes compartilharem  a responsabilidade no enfrentamento dos problemas econômicos do país. Ela deixou a bola, então, com o Congresso Nacional que, se aprovar a proposta do Judiciário vai ter, também, de indicar as fontes de recursos. Nos círculos políticos não foi bem recebida a proposta do Judiciário. Esse negocio, ao que tudo indica,  ainda vai render.

Dilma na Bulgária

A presidente Dilma Roussef se prepara para uma viagem à Bulgária, terra-natal do seu pai. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, já se encontra em Sofia, onde se encontraria nesta sexta-feira com o presidente Giorgi Parvanov, para acertar detalhes da programação. Dilma pretende estreitar os laços com a terra dos seus antepassados, viabilizando negócios entre os dois paises.  A data da viagem ainda não foi marcada, mas será este ano.

Outro tremor

Praticamente todo dia a Terra treme em algum lugar, como se estivesse ocorrendo o fenômeno em cadeia. Agora o tremor foi no interior da Argentina, mais precisamente na Provincia de Santiago del Estero, sendo sentido em Maringá, no interior do Paraná, a 350 quilômetros de Curitiba. Os moradores da cidade brasileira ficaram assustados. O terremoto, segundo o sismólogo dos Estados Unidos, foi na escala 6,4. Os estudiosos bem que poderiam tentar dar uma explicação científica para essa frequência, pois os místicos já acham que isso pode ser um sinal dos tempos.

Andréia

Andréia Rodrigues vi o seu primeiro recado no meu blog e mandei um e-mail para o endereço eletrônico que voce escreveu, mas acho que o endereço não estava correto porque até hoje voce não respondeu. Fico feliz em saber que o meu livro "O Amor Alem da Vida" serviu para confortá-la em momento tão dificil. Estou à sua disposição para conversarmos. Mande, ainda por este blog,  o seu e-mail e entraremos em contato, quando lhe darei os meus telefones. Um abraço fraterno

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Reta Final?

João Almeida, que eu  não sei quem é mas parece bem relacionado com os dirigentes do Basa e Capaf, despachou e-mails exortando aposentados e pensionistas à migração para o tal plano-safado. Bem informado quanto aos assuntos internos da Capaf, ele diz no seu e-mail, que também mandou pra mim, que 53% dos aposentados e 62% dos pensionistas já aderiram. E que o novo plano é uma maravilha. Mas ao invés de usar argumentos convincentes para defender o plano-safado, prefere  acusar os que são contrários a esse plano, inclusive os dirigentes da AEBA e AABA, de rancorosos, odientos. Rancor? Ódio? Quer dizer, então, que defender seus direitos é ter rancor, ódio? Se esse plano fosse realmente bom para aposentados e pensionistas não haveria necessidade dessa campanha milionária, pois certamente todo mundo estaria feliz com a sua implantação.  Ao contrário disso,  os que aderiram o fizeram não por estarem convencidos das suas vantagens, mas por medo de ficar sem o necessário para o seu sustento, pois a ação terrorista do Basa/Capaf ameaçava suspender o pagamento. E só continuam pagando por força de decisão judicial. Esse João Almeida com certeza é um mau colega. Mas nesta sexta-feira deve expirar - será mesmo? - o prazo "improrrogável" para a implantação do plano. Vamos aguardar pra ver o que acontece.

Roseana faz mudanças

A governadora Roseana Sarney confirmou as mudanças  no seu secretariado: João Bringel, da Ciência e Tecnologia, foi para a Educação, e Olga Simão, da Educação, foi para a Ciência e Tecnologia. Na verdade não chegou a haver uma reforma, como anunciado, mas apenas uma troca  de cargos entre secretários. O que mudou mesmo? Talvez a única mudança seja a substituição  de Tadeu Palácio, na Secretaria de Turismo,  por Jura Filho. Mas essa mudança também só ocorreu porque Tadeu, descontente por não ter tido as bênçãos da  governadora para concorrer à prefeitura de São Luis - ela preferiu Max Barros - , demitiu-se  da secretaria de Turismo e vai disputar as eleições municipais do próximo ano de qualquer maneira. Ele tem a seu favor o trabalho realizado quando prefeito. A novidade mesmo é a volta do senador João Alberto, que vai trocar a mordomia do Senado por uma secretaria de articulação política. Ele será peça importante da governadora na montagem da estratégia política dirigida para as eleições do próximo ano. Afora isso, praticamente tudo continuará como dantes no quartel de Abrantes.