segunda-feira, 30 de maio de 2011

A luta continua

O acordo firmado entre o Banco da Amazonia, Caixa de Aposentadoria Complementar e Sindicato dos Bancários do Pará, para adesão ao novo plano da Capaf,  foi colocado sob suspeita pelo presidente da Associação dos Empregvados do Basa (Aeba), Silvio Kaner, por vários motivos: entre eles, porque o Banco não convocou para a negociação as entidades de classe diretamente interessadas no problema, como a  Aeba, a Associação dos Aposentados e Pensionistas (Aaba) e o Sindicato dos Bancários do Maranhão;  porque nada mudou em relação à situação anterior e, também, porque não houve um acordo formal escrito. O presidente da Aeba, que afirmou tratar-se o acordo de um engodo em mais uma manobra para tentar convencer os aposentados a migrarem para o novo plano, disse que vai denunciar o Basa à Justiça do Trabalho pelo descumprimento da Constituição. A luta, portanto, em busca de uma solução para o problema da Capaf, que se arrasta há tempos como consequência de êrros e omissões de mais de 50 anos, vai continuar.  Silvio Kanner desconfia que o acordo firmado entre o Basa, Capaf e Sindicato do Pará tem conotação política, ou seja, visa fortalecer politicamente o atual presidente do Banco, Abdias Junior, em sua luta para permanecer no cargo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse acordo é espúrio e respectiva reunião, na qual compareceram, através de seus representantes, BASA, Sindicato dos Bancários do Pará, FETEC-CN, Contraf-CUT e ANAPAR, para tratar da CAPAF e dos novos planos de benefícios.
Ao me deter nos resultados dessa reunião, não encontrei nada de diferente do que hoje está previsto em relação aos novos planos. Nenhum dispositivo foi acrescentado, subtraído, modificado, ajustado, definido etc., com força suficiente para que decisões possam ser tomadas ou mudadas.
O Sindicato do Pará representa apenas os funcionários sindicalizados do BASA, no Pará e Amapá. FETEC-CN, Contraf-CUT e ANAPAR não têm poderes para representar pessoas em reuniões da espécie.
A discussão era sobre a CAPAF e os novos planos de benefícios, mas, estranhamente, não constam do artigo e nem das fotografias, representantes da CAPAF, AEBA e AABA, os maiores interessados no desenrolar dos assuntos em pauta. Certamente não foram convidadas.
Consta que as entidades recomendam pré-adesão, mas só o Sindicato do Pará tem representatividade, porém apenas em relação aos sindicalizados do BASA no Pará e Amapá. Não haviam entidades para recomendar ou decidir em nome dos funcionários da ativa e assistidos.
A ausência de representantes da CAPAF é injustificável, em razão dos assuntos constantes da pauta. E isso nos leva a indagações, tais como: qual o motivo de sua ausência? Será que realmente tais assuntos foram tratados? O que se discutiu em 11 horas? Será que foi o loteamento de cargos e comissões no BASA e na diretoria da CAPAF, em troca de suas indicações ao novo plano?
A AEBA e a AABA, juntas, representam a grande maioria dos funcionários da ativa e assistidos e não poderiam deixar de participar dessa reunião, embora defendam posicionamentos contrários ao BASA e CAPAF.
Desde o início desses novos planos, venho dizendo, por escrito e devidamente identificado, que o BASA e a CAPAF estão enganando os participantes. Agora, repentinamente, contrariando posições até bem pouco tempo defendidas, inclusive na Justiça, sem qualquer fato novo, aliaram-se a essa enganação o Sindicato do Pará, a FETEC-CN, a Contraf-CUT e a ANAPAR. Felizmente, AEBA e AABA não fazem parte desse compromisso.
Conclui-se então que essa reunião foi realizada de forma espúria, ilegítima, desonesta, fraudulenta e viciada.
José Roberto Duarte
e-mail: robertoduarte2@oi.com.br