quarta-feira, 18 de maio de 2011

120 anos do JB

O Senado Federal comemorou esta semana, com uma sessão solene requerida pelo senador Marcelo Crivela, do Rio de Janeiro, os 120 anos do Jornal do Brasil. O senador Wilson Viana, da Paraiba, em pronunciamento da tribuna, destacou a contribuição do JB  para o jornalismo brasileiro e, também, para o fortalecimento da democracia. O senador Marcelo Crivela, por sua vez, lembrou que Joaquim Nabuco foi colaboirador do jornal. E citou ainda, entre os grandes nomes do jornalismo brasileiro que passaram pelo JB, Luiz Orlando Carneiro e Mauro Santayana e revelou que o seu primeiro emprego foi nos classificados do jornal. O líder da oposição, senador Álvaro Dias, do Paraná, classificou o   Jornal do Brasil  de  "guardião das liberdades no país".  Eu, por minha vez, também tenho uma parcela na história do JB, onde trabalhei durante mais de 20 anos, primeiro na redação, ainda na avenida Rio Branco, quando Luiz Orlando era o chefe de Reportagem, e, depois, como correspondente na Amazonia, sediado em Belém. Alberto Dines era o Editor-Chefe e Lago Burnett secretário de Redação. Percorri o Brasil de ponta a ponta, a serviço do jornal, esquadrinhei a Amazonia e escrevi grandes reportagens, inclusive internacionais, algumas capas do Caderno B, o que me permitiu escrever o meu primeiro livro "Um Repórter na Amazonia". O JB foi a minha grande escola de jornalismo e lembro com saudade aquele tempo. Parabens ao grande JB, o primeiro jornal brasileiro a ter  uma versão exclusivamente digital.

Um comentário:

Anônimo disse...

A história do JB se confunde com a do país.O Mauro Santayana é um dos melhores jornslistas da atualidade tenho acompanhado os textos dele no JB e no blog dele, o maurosantayana.com.