segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Por que não "Brasilino"?

Com o título acima o meu velho amigo Francisco Sidou escreveu o artigo que se segue, sobre a escolha do nome do tatu-bola, mascote da Copa de 2014 no Brasil: "A escolha do tatu-bola para mascote da Copa do Mundo de 2014 no Brasil , embora não sendo consenso nacional, acabou sendo aceita pela simpatia do personagem. Há controvérsias, contudo, quanto a simbologia do tatu-bola. Afinal, ele gosta muito de cavar buracos para se esconder. Há tempos que a seleção brasileira também esconde seu jogo, despencando no ranking da Fifa para a 12ª colocação, " como nunca dantes" na história gloriosa do futebol brasileiro. Mas até aí, tudo bem, afinal o tatu-bola é simpático e alegre, virtudes que combinam com a alma do povo brasileiro. Agora, o que não dá para "digerir" numa boa é essa votação imposta pela Fifa para escolha pelo voto popular do nome do mascote entre os "palavrões" Amijub, Fuleco e Zuzeco. Os "homens de preto" da Fifa não costumam dar explicações sobre suas decisões. Foi assim na escolha das subsedes da Copa 2014, quando excluiram Belém por "razões técnicas", mas não se deram ao trabalho de especificar os critérios em que tais razões se sustentaram. Na sua presunção, eles julgam que não devem satisfações ao povo , pois , afinal, eles tem o poder até de exigir do governo alterações nas leis brasileiras para permitir a venda de bebidas alcoólicas nos estádios... Na sua concepção, aos torcedores deve caber o papel de comprar ingressos (caríssimos) sem tugir nem mugir. E torcer pela seleção brasileira, mesmo com o futebol medíocre que vem praticando. Na estrutura de poder burocrático exercido pelos "homens de preto" da Fifa não há muito espaço para a criatividade ou o debate de idéias e sugestões. Mas as redes sociais poderiam reagir e lançar manifestos contra esse verdadeiro atentado às tradições culturais do povo brasileiro. Por que não apelidar de "Brasilino" o simpático mascote da Copa 2014 no Brasil ? Amijub, Fuleco ou Zuzeco é a "vovozinha" do senhor Blatter, o poderoso chefão da Fifa. Veta, Dilma !"

5 comentários:

Madipaz disse...

Como sempre, o jornalista F.Sidou tem toda a razão quanto propõe que a Presidente Dilma VETE qualquer dos nomes apresentados pelo presunçoso Blatter. Só não concordo é que o meu particular amigo Sidou diga que temos um simpático mascote. Pelo contrário, o mascote criado reflete mau presságio à nossa Seleção. Como qualquer dasipodídeo, essa "seleção" não vai sair da toca na Copa de 2014. E só botar, vem qualquer “zezinho” da seleção adversária, bate no casco e ... zappppt: degola tudo quanto é “maninho” vestido de verde-amarelo em campo. Para evitar maior vergonha, melhor poupar o "Brasilino" sugerido pelo Sidou. Melhor deixar o mundo inteiro perceber que o Tatuzinho é órfão de pai e mãe.

Cachorro Escroto disse...

O nome do carinha pouco influi na seleção, claro.
Mas o nome do tatu é ridículo. E não pensem que foi escolhido pela FIFA, como muitos acreditam A Fifa não sabe p que é Fuleco, Zuzeco e outras besteiras. Isso é coisa de funcionário da CBF, daqueles que ganham e não fazem absolutamente nada, pois devem ser analfabetos, e ficam por aí querendo mostrar serviço. Tudo isso dirigido por um ancião decrépito e, provavelmente, tão analfa quanto os funcionários tipo "windows"...

Anônimo disse...

Tem razão o Cachorro Escroto.
A FIFA nem sabe direitinho onde fica o Brasil. Deve ser coisa de algum funcionário da CBF, tão profi$$ionalmente dirigida por quem nada entende de futebol.
Deveria o nome do mascote ser Chulé, Chu de chute e lé de Pelé.

Anônimo disse...

Acho melhor o nome CHULÉ

CHU de chute + LÉ de Pelé

Anônimo disse...

Acho melhor o nome SIFU.

SI de Sidou + FU de Futebol