segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Maus candidatos

O Brasil avançou de modo extraordinário no processo eleitoral, saltando do antigo voto de papel para o voto eletrônico e reduzindo, de maneira drástica, as possibilidades de fraude. Hoje a democracia do nosso país possui o mais moderno sistema de votação do mundo, sistema esse que vem sendo adotado por outras nações democráticas. Afora o aspecto tecnológico, porém, continuamos muito atrasado no aspecto moral. Os candidatos ainda utilizam a velha prática de tentar desqualificar o concorrente, buscando podres na vida dos adversários ou, simplesmente, mentindo descaradamente. Alguns candidatos montam verdadeiras centrais de boatos e utilizam o seu tempo no horário da propaganda eleitoral gratúita na televisão não para divulgar suas propostas, mas para denegrir a reputação do adversário. E o fazem de maneira covarde, escondendo-se no anonimato, pois de modo geral as peças levadas ao ar não trazem assinatura do partido ou do candidato que as produzem. Se o trazem colocam letras tão pequenas que ninguém consegue ler. Tais candidatos não merecem o voto do eleitor, pois não inspiram confiança. Quem mente e calunia os adversários já demonstra pobreza de caráter e incompetência para administrar a coisa pública. Deveriam ser banidos da vida pública, junto com os ladrões dos cofres públicos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Perfeito, RIbamar.
Os candidatos não apresentam propostas, a não ser aquela velha cantilena de "saúde, educação e seguranla". Por isso apenas fazem acusações aos adversários, ou seja: não fazem campanha para si, mas anti-campanha envolvendo seus concorrentes.
Muito embora ar urnas eletrÔnicas sejam, até certo ponto, garantia para o pleito, temo a ação de gente como o Serra, na hora das apurações (sem recibo de quem votou em quem). O Ciro GOmes já disse que onde tem o Serra tem sujeira. É isso que eu temo lá em São Paulo.