sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Nova batalha

Do combativo Evandro Souza recebi a seguinte nota: "Na próxima terça, dia 23, em cena, mais uma batalha jurídica da guerra entre BASA/CAPAF/PREVIC contra os indefesos aposentados e pensionistas do plano BD. O trio maléfico busca, por todos os meios, atropelar com seu rolo compressor,as situações jurídicas já consolidadas e os princípios do ato jurídico perfeito e do direito adquirido. Trata-se de uma guerra desigual e desumana. Os problemas financeiros do plano BD não indicam conexão com seus abrigados, que já fizeram sua parte. Ao contrário, apontam para o lado oposto. Impor-lhes qualquer tipo de ônus, tentando retirar o balão de oxigênio de seus benefícios - ou aderem, ou morrem ! - o trio elétrico da maldade ignora a dignidade humana e afronta os pricípios constitucionais. Tudo em nome da salvação da CAPAF. Até poderia parecer verdade não fosse a busca incansável da isenção de responsabilidades. Por parte do trio, é claro. A meta principal, o foco, é livrarem-se dos vestígios de vários atos praticados de forma não muito ortodoxas, que culminaram com a falência do plano BD. Ressalve-se que a relação BASA/CAPAF sempre foi mantida pelo modelo de gestão participativa contaminada pela promiscuidade. Juntas e misturadas, as duas partes administravam e fiscalizavam ao mesmo tempo. Até a PREVIC que veio para acabar com essa relação incestuosa, acabou também sendo contaminada... Os aposentados e pensionistas do plano BD jamais participaram desse banquete de incompetência, por que então, agora, são chamados a dividir a conta ? Por que, agora, deverão renunciar de seus sagrados direitos ? Se o Banco da Amazonia realmente tem boa intenção, que honre seus compromissos como instituidor/patrocinador da CAPAF. Que cumpra o contrato que êle mesmo idealizou e tornou obrigatório para todos seus servidores, à época. Se a PREVIC tem boa intenção, que cumpra seu verdadeiro papel. Só isso. É fácil ! Deixem os idosos do plano BD descansarem em paz, já fizeram sua parte !!! +++ Nossa homenagem ao guerreiro José Roberto Duarte, que tanto lutou por esta causa..."

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso tem de ser levado à grande imprensa.
Se não for assim, a PREVIC vai fazer exatamente o que o BASA e o Governo querem; acabar com a CAPAF, livrar dessa despesa pesada que são os aposentados e entregar o Banco de graça para o futuro dono. É o mesmo que fizeram com as Teles, com as empresas de energia.... Sim, não esqueçam da CELPA.
Lá em Brasília ninguém sabe que o BASA ainda existe, quanto mais os aposentados.

evandro show disse...

B O M B A !

Transcrevo alguns trechos da mensagem que recebi da Dr. Cláudia Ricaldoni, presidente da ANAPAR (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão):
1 - " após a implantação do novo Plano Saldado, é quase certo que a PREVIC vai liquidar o Plano de Benefícios original. Não tenho dúvida que o plano original será liquidado... "
2 - " com a liquidação do Plano de Benefício Definido...... ficando o pagamento dos benefícios condicionado ao sucesso da Ação Civil Pública..... "
3 -" a situação, apesar de muito crítica, está perto de solução;.... aqueles que optaram por não aderirem vão continuar recebendo o benefício diretamente do BASA até a decisão final da Ação Civil Pública. "
MEU COMENTÁRIO
A ANAPAR e PREVIC é a mesma coisa BASA/CAPAF. Ela é ferozmente favorável à implantação dos novos planos. Então, não merece crédito.
A PREVIC não tem poderes para liquidar o plano BD original. O benefício é de natureza trabalhista, e não previdenciário. Aliás, o plano já está quebrado desde o ano passado, não precisa a PREVIC quebrá-lo de novo.
A única verdade é que, realmente, estamos dependendo do sucesso da Ação Civil Pública interposta pela AABA. Notem que a ação é de natureza alimentar e a Sentença de Mérito está muito bem fundamentada.
OBS:
se quizerem a mensagem da dra. Cláudia, na íntegra, repasso-a com o maior prazer, ok ?
evandrofernandesouza@gmail.com