quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Trabalhador no Conselho:

O Banco da Amazônia será o primeiro banco público a ter um empregado no Conselho de Administração eleito pelo voto direto dos funcionários. Habituada a agir ditatorialmente, porém, a diretoria do Banco resolveu interferir no processo para tentar eleger um empregado da sua confiança, um pelêgo, de modo a continuar agindo despóticamente sem uma voz discordante. O secretário-executivo da diretoria, Luiz Lourenço da Silva Neto, homem de confiança do presidente Abdias, certamente por orientação deste, despachou mensagens por e-mail para todos os gerentes e outros ocupantes de cargos comissionados para articular uma  candidatura chapa-branca e tentar impedir a eleição de um funcionário independente. A certa altura da mensagem ele diz, descaradamente, o seguinte: "É preciso fazer frente a essa onda de revolta sindicalista que se instalou no banco".  O presidente da Associação dos Empregados do Basa (AEBA), Silvio Kanner, em entrevista ao Blog do Mocorongo, disse que "a atual diretoria do Basa é a pior de todos os tempos, pois só tem agravado e aprofundado problemas crônicos da instituição". E acrescentou: "O que falta mesmo é competência para que o Banco possa realmente cumprir o seu papel de órgão propulsor do desenvolvimento econômico e social da região amazônica". Assino embaixo. E lembro a necessidade de eleger-se alguém comprometido com as causas dos trabalhadores do Banco, incluindo os aposentados e pensionistas.

4 comentários:

Anônimo disse...

É impressionante a perseguição que a presidência do BASA move contra os seus funcionários!!!

Anônimo disse...

Meu caro Ribamar,

Você disse tudo. Na minha opinião, o pessoal da ativa deve eleger um nome comprometido com a categoria, deixando de lado pessoas que reiteradamente estão apenas interessadas em obtenção de vantagens pessoais, em detrimento da maioria.

Sei que a parada vai ser "dura", já que a máquina do banco vai trabalhar diuturnamente para eleger seu protegido. Vão ocorrer ameaças de perda da comissão, de trasnferência para localidades distantes, de assédio moral e outras artmanhas. Já vi esse filme várias vezes. Mas, nada disso deve interferir no voto do pessoal da ativa, já que o mesmo será secreto.

José Roberto Duarte
e-mail: robertoduarte2@oi.com.br

Anônimo disse...

Será muito importante os empregados terem um representante no Conselho de Administração do BASA. Penso, porém, que para a coisa funcionar será necessário que o nosso representante tenha poder de VETO, pelo menos nas questões que possam vir a prejudicar o funcionalismo e a própria existência do Banco, até porque, sendo apenas um, estará em óbvia desvantagem. E os Conselheiros representantes do funcionalismo na CAPAF também deveriam ter poder de veto.

Anônimo disse...

Tanto na CAPAF como no futuro Conselho de Administração do Banco é falácia. O vota de cada um deles é unitário e minoritário diante das máquinas que sufoca o trabalhador. Melhor um pouco doque nada, é verdade.
O importante é que o representante que vier a ser eleito, no mínimo, registre seus votos nas atas do Conselho, como faaziam os conselheiros eleitos para o Conselho da CAPAF, como sempre diz o Madison e o Sidou. No mínimo, é a forma de justificarem as suas participações e dignificarem a confiança que os seus representados neles depositaram.
Quanto ao futuro representante no Conselho do Banco, estou meio desconfiado.É que, mesmo com a recomendação que o Mádison jogou pela Internet, sei que o candidatop da AABA, o Antonio Ximenes, além de pouco visível como quem arregaça as mangas em defesa do trabalhador, é vinculado ao PPS e xirimbabo do Jordí. O caminha mais curto é debandar para o patronato, ainda que cuidadosamente disfarçado. É esperar para ver, se ele vencert o candidato oficialo da Dioretoria do BASA - acho que a Lizete, a coronela preferida do Abidias.