sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Preconceito

Um brasileiro de 30 anos, Hemerson Pinheiro FortKamp, foi espancado até a morte por cinco pessoas à saída de uma boate em Lisboa, Portugal. Hemerson e o primo André foram agredidos à saída da boate Kapital após um desentendimento no seu interior. André conseguiu fugir com ferimentos leves, mas Hemerson, que caiu quando corria, morreu no hospital com ferimentos graves. A mãe dele, Antonia Monteiro Pereira, que vive há 12 anos em Portugal, disse: "Nós sofremos preconceito o tempo todo. Meu filho não queria mais viver aqui". Devido ao alto custo do traslado  para o Brasil, onde a familia queria sepultá-lo, o corpo de  Hemerson será cremado neste sábado lá mesmo em Lisboa.Ninguém até agora foi preso. Não é a primeira vez que ouço queixas de brasileiros sobre o preconceito dos portugueses, um absurdo, já que somos todos irmãos, temos uma história praticamente comum e falamos a mesma lingua. Esse preconceito contra os brasileiros certamente parte de uma minoria, não representando, portanto,  o sentimento da grande maioria dos portugueses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sou português, e lisboeta. Concordo, obviamente, que muitos portugueses consideram o Brasil como um país irmão. Mas há, infelizmente, um numeroso grupo de cidadãos lusos que tem efectivamente comportamentos discriminatórios e ofensivos em relação a brasileiros. Assisto a eles diariamente, e envergonho-me.
O meu pensamento agora está com a pobre mãe, a quem desejo que possa superar esta tragédia e viver ainda feliz os anos que lhe restam, que espero sejam muitos.