quinta-feira, 10 de maio de 2012

Fim do fim

Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira a descoberta de um calendário maia mais antigo, do século 9, nas ruínas da cidade de Xultun, na Guatemala. A descoberta sepulta a teoria de que o mundo acabaria em dezembro deste ano, teoria baseada na existência de 13 ciclos do calendário maia conhecidos como "baktun". Os novos dados indicam que o calendário possui na verdade 17 "baktun". "Isso significa que há mais períodos que os 13 conhecidos até agora", disse o arqueólogo David Stuart, da Universidade do Texas-Austin. Ele acrescentou que o calendário maia continuará com seus ciclos por mais milhões de anos.  Recentemente uma pesquisa realizada por uma empresa americana revelou que tem muita gente com medo, no mundo inteiro, acreditando que o nosso planeta acabará em dezembro deste ano. Depois dessa nova descoberta  eles certamente respirarão mais aliviados.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Ribamar,
Calendário Maia é apenas mais um produto da pujante e lucrativa indústria do fim do mundo, que alguns, agora, já anunciam para 2014, rsrs... Se começarem a proclamar que o fim do mundo será em 2070, ninguém vai dar bola, está muito longe. Fim do mundo é uma indústria que necessariamente tem que trabalhar com o curto prazo. Outra indústria pujante e lucrativa é a do ET, se bem que aqui, o copo tem metade de sua capacidade preenchida com água, o que permite duas leituras, de acordo com a vontade das pessoas: ou meio cheio, ou meio vazio, obviamente. No caso do ET pode-se aplicar aquele "porém" do Shakespeare, que diz que "há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe a nossa vã filosofia" e o assunto é fascinante como um escapismo às atribulações do dia a dia, acreditando-se ou não.
Mas o falcão Bibi com seu espírito duro e belicista, esse permanece como uma realidade que causa preocupação a todos aqueles que amam a Paz e desejam ver todos os povos vivendo em amizade e respeitando-se uns aos outros.