sábado, 7 de abril de 2012

Realismo

O ator Thiago Klimeck, de 27 anos, enforcou-se de verdade, acidentalmente, durante a encenação da Paixão de Cristo na cidade de Itararé, a 345 quilômetros de São Paulo, e seu estado é grave. Thiago fazia o papel de Judas e na encenação da noite de sexta-feira última, na praça Coronel Jordão, enforcou-se na cena do arrependimento e suicidio de Judas. Como ele ficasse imóvel durante quatro minutos os outros atores estranharam e, então, constataram que ele havia se enforcado de verdade. Ele foi levado desacordado para o hospital da Santa Casa de Misericórdia e na manhã deste sábado transferido, em estado grave, para São Paulo. O episódio me fez recordar um fato da minha infância e que transformei em conto no livro "O Filho de Judas". Na encenação da Paixão de Cristo no Teatro Arthur Azevedo, em São Luis,  meu pai, Nobre Fonseca, fazia o papel de Judas.  Eu assistia a peça da platéia e quando vi meu pai pendurado na corda dei um berro e sai correndo. Invadi o palco e me abracei a ele. Fecharam o pano rapidamente e meu pai sorriu e me abraçou, mostrando o dispositivo  - um colete com uma argola -  que impedia se enforcasse de verdade. Foi um baita susto para uma criança de 8 anos.

Nenhum comentário: