quarta-feira, 4 de abril de 2012

Piada

Diante da expectativa da visita da presidente Dilma Roussef aos Estados Unidos na próxima semana um ex-diplomata americano publicou, na imprensa do seu país, um artigo de conteúdo bem interessante, para não dizer cômico. Ele simplesmente sugere que, como um gesto de boa vontade, a presidente Dilma anuncie durante a sua visita o encerramento do programa brasileiro de enriquecimento do urânio. O gesto da Presidenta, segundo ele, deveria produzir dois resultados imediatos: o primeiro seria desestimular o Irã a proseeguir com o seu programa nuclear e o segundo a possibilidade do governo americano  suspender as barreiras à importação do etanol brasikleiro. Certamamente foi uma piada, mas  sem qualquer graça. Eu aproveito a oportunidade para perguntar: por que os americanos acham que só eles podem ter programas nucleares e desenvolver artefatos bélicos, ou seja, bombas??

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ribamar,
Você disse tudo: CÔMICO! O Brasil tinha é que fazer a sua bomba atômica JÁ! É uma ilusão pensar que vamos fazer parte do Conselho de Segurança da ONU desarmados! Isso NUNCA vai acontecer sem a bomba. E tem muitas coisas valiosíssimas aqui para todos os que dominam o mundo virem atrás, mais cedo ou mais tarde: Amazônia Verde (biodiversidade para fármacos e até mesmo o território), Amazônia Azul, aquíferos, nióbio, urânio etc. Desarmado do jeito que está, o Brasil corre riscos, e muita gente boa que tem condições de começar a mudar essa situação não se dá conta disso.

Anônimo disse...

Aliás, complementando o comentário, há um post muito interessante do blogueiro Gustavo Chacra sobre o assunto, em seu blog no Estadão, voltado para o debate das questões do Oriente Médio. O título é "Não, o Brasil não pode parar o Irã". Vale a pena lê-lo.