quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ximenes

Será realizada nesta quinta-feira, 1º de março, a primeira eleição de um trabalhador para integrar o Conselho de Administração do Banco da Amazônia, em cumprimento à Lei nº 12.353/2010. O economista Antonio Ximenes Barros, funcionário do Basa há 14 anos, foi lançado candidato dos trabalhadores com o apoio de Silvio Kanner, presidente da Associação dos Empregados do Banco (AEBA); de Raimundo Costa, do Sindicato dos Bancários do Maranhão, além dos companheiros Francisco Sidou e Madison Souza.  Não conheço o Ximenes, mas com o aval desse pessoal, que me merece crédito, certamente ele deve ser o nosso candidato. Portanto, todos os funcionários do Basa devem votar nesta quinta-feira em Ximenes para que tenhamos voz e voto nas decisões do Banco.

Resquícios da ditadura

Uma nota assinada por 98 militares da reserva, entre eles 13 generais, divulgada nesta quarta-feira, reafirma as recentes críticas dos clubes militares à presidente Dilma Roussef e afirma não reconhecer a autoridade do ministro da Defesa, Celso Amorim, para proibi-los de dar opinião. Sob o titulo de "Eles que venham.Por aqui não passarão", a nota também ataca a Comissão da Verdade, classificando-a como um "ato inconsequente de revanchismo explícito e uma afronta à Lei da Anistia com o beneplácito do atual governo". Segundo a "Folha de São Paulo", a  nota foi divulgada no site "A verdade sufocada", da mulher do coronel reformado do Exército Carlos Alberto Ustra, que  foi chefe do DOI-CODI de São Paulo. Ele é acusado de torturar presos políticos durante a ditadura. Não é preciso dizer mais nada.

Seriedade e transparência

O Sindicato dos Bancários do Maranhão divulgou nota dizendo esperar "seriedade, transparência e celeridade no processo de investigação aberto pela Previc para apurar os problemas da Caixa de Previdência Complementar do Banco da Amazonia (Capaf), que resultaram no déficit da entidade". Mais adiante a nota diz que "o sindicato reafirma que os verdadeiros responsáveis pela situação em que se encontra a Capaf  devem ser punidos de forma exemplar, principalmente em virtude do sofrimento que impuseram aos aposentados, pensionistas e demais associados da entidade".  Assino embaixo.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mulher-macho

Durante audiência nesta terça-feira na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, a ministra Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça, disse: "Precisamos abrir em diversos flancos para falar o que está errado dentro de nossa própria casa. Faço isso em prol dos magistrados sérios, decentes, que não podem ser confundidos com meia dúzia de vagabundos que estão infiltrados na magistratura". A ministra esteve no Senado para pedir aos senadores a aprovação da proposta de Emenda Constitucional que formaliza os poderes do CNJ para punir juizes. Ela quer estender os poderes também para investigação e punição de desembargadores. Ela disse, na oportunidade, que o Poder Judiciário vive hoje "uma crise ética". A ministra Eliana Calmon certamente é uma mulher corajosa e deve se preparar para o novo bombardeio de que será alvo por conta dessa declaração. Ela conta, porém, com o apoio da sociedade.

Dois pesos e...

O juiz Leandro Jorge Bittencourt, de Guarulhos, São Paulo, concedeu a Mizael Bispo, o ex-policial acusado de matar a namorada Mércia Nakashima, o direito a ser mantido numa sala especial. Como não existe nenhuma sala especial em São Paulo, Mizael, que se entregou recentemente  à policia após um ano foragido, deverá ficar em prisão domiciliar. A Justiça, ao mesmo tempo,  negou habeas corpus ao bicheiro Aniz Abraão David, patrono da Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, preso em dezembro último por envolvimento com o jogo do bicho e que está internado no hospital Pró-Cardíaco. Enquanto de um lado a Justiça concede privilégios a um sujeito acusado de assassinato, de outro nega qualquer benefício a outro sujeito acusado de contravenção. Ou seja, o jogo do bicho deve ser um crime maior do que matar uma mulher.

Tiririca prefeito

O deputado Tiririca poderá ser prefeito de São Paulo. O seu partido, o PR, está examinando a possibilidade de lançá-lo candidato à sucessão do prefeito paulista Gilberto Kassab. O parlamentar paulista-cearense, que foi o mais votado em todo o país para a Câmara Federal nas últimas eleições, viu na possibilidade de sair candidato "um reconhecimento ao seu trabalho no Congresso Nacional", segundo disse, acrescentando que dos 513 deputados ele é um dos poucos que nunca faltou às sessões da Casa. Tiririca se disse preparado para administrar a maior cidade do país e lembrou:"Quem elege é o povo". Na verdade, o mesmo povo que lhe deu mais de um milhão de votos. Se eu fosse eleitor em São Paulo votaria em Tiririca, repetindo aquele velho slogan: "Pior não fica".

Pobre seleção

A seleção brasileira de futebol, hoje em 7º lugar no ranking da Fifa  (em toda a sua história nunca chegou tão baixo) continua decepcionando sob a batuta de Mano Menezes. A vitória de 2 x 1 sobre a Bósnia nesta terça-feira na Suiça, graças a um gol contra do zagueiro adversário e o talento individual dos brasileiros, foi um engodo. Na verdade, está tudo errado com a seleção, a começar  pela manutenção de Mano no seu comando. Ele insiste em convocar Ronaldinho Gaucho, que não joga mais nada nem no Flamengo, e ainda deixa o Ganso no banco. O time não tem cara, não tem objetividade, continuando naquele velho joguinho de passes para os lados e para trás. E, no final, o Mano ainda teve a cara-de-pau de criticar o Ronaldinho, por sua fraca atuação, e o Julio César, pela falha no gol bósnio. Desse jeito vamos perder a Copa em nossa própria casa. Ô mano, pede para ir ao banheiro e sai de fininho antes que seja tarde demais.

Desmatamento

Nada menos do que 33 quilômetros quadrados de floresta foram desmatados na Amazonia no mês de janeiro último, segundo informou o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O Pará lidera a derrubada da mata naquele mês  com 15km2, seguido de Rondonia, com 11km2; Mato Grosso, com 4km2; Amazonas, com 3km2, e Acre, com 300m2. O desmatamento nesse período, segundo ainda o Imazon, foi responsável pela emissão de 3,2 milhões de toneladas de CO2. Não é CO2 demais??

Reciprocidade

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, De Benito, disse nesta terça-feira que o seu país "chegará a uma flexibilização e uma melhora nas condições para que os espanhóis possam entrar no Brasil sem problemas".Na sua opinião, "não se justifica que os espanhóis tenham restrições de entrada no Brasil  além do normal". Agora, pergunta-se: por acaso as restrições impostas aos brasileiros que querem entrar na Espanha são normais?? Na verdade, as restrições aos espanhóis  anunciadas pelo Brasil, em represália aquelas impostas aos brasileiros, ainda nem começaram a vigorar, o que só acontecerá no dia 2 de abril ´próximo. Esse ministro espanhol é um tremendo cara-de-pau, sobretudo quando diz que "não se justifica as restrições aos espanhóis". É, meu amigo, fogo no dos outros é refresco...

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Inquérito na Capaf

O Superintendente Nacional de Previdência Complementar, José Maria Rabelo, baixou no último dia 16 deste mes de fevereiro uma portaria, que tomou o número 90, constituindo uma Comissão de Inquérito para apurar as causas que levaram a Caixa de Previdência Complementar do Banco da Amazonia (Capaf), atualmente sob intervenção,  à situação falimentar em que se encontra. A comissão deverá apurar ainda, de acordo com a portaria, as responsabilidades dos administradores e conselheiros da Capaf, apresentando suas conclusões num prazo de 90 dias.  Já publicada no Diário Oficial da União, a portaria  contém os nomes dos integrantes da comissão: Otávio Lima Reis (presidente), Sergio de Menezes Lyra e João Batista Cruz e Silva. A coisa agora ficou feia para muita gente que fez morada e pé de meia na Capaf. Como todo mundo sabe que desde a  criação da Capaf é a diretoria do Banco da Amazonia que  nomeia os seus dirigentes e monitora as suas atividades obviamente o inquérito vai sobrar para os manda-chuva do Banco. E não é muito dificil apurar as coisas: basta começar por uma olhadela nas atas do Conselho Deliberativo. Agora, uma  perguntinha inocente: será que os dirigentes do Basa, os principais responsáveis pela situação da Capaf, serão mesmo punidos diante das conclusões do inquérito???

Tatuagem

Nos Estados Unidos a tatuagem deixou de ser moda - ou maluquice de alguns - para se transformar em coisa séria. Americanos começaram a usar tatuagem para indicar problemas de saúde, uma espécie de aviso no caso de serem socorridos de emergência. As tatuagens podem indicar alergias, diabetes, doenças crônicas e orientações caso a pessoa morra, como doação de órgãos, etc. O patologista Ed Friedlander, do Kansas,por exemplo, de 60 anos, tem tatuado no peito a inscrição "no PCR", que indica que ele não deseja receber ressuscitação cardiopulmonar caso seu coração pare de bater. Já Melissa Boyer, de 31 anos, de Nashiville, tem uma tatuagem no braço indicando que ela tem diabetes tipo 1 e que é alérgica a penicilina e aspirina. Se a nova moda pega vamos ter muitos coroas se tatuando para indicar pressão alta, reumatismo, artrose, artrite, etc, etc.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Serra de novo?

O ex-governador José Serra decidiu concorrer à prefeitura de São Paulo e até já admite a possibilidade de se inscrever nas prévias do PSDB, marcadas para o próximo dia 4 de março. Os tucanos temem perder para o PT a hegemonia politica em São Paulo, onde o candidato petista, Fernando Haddad, tem o apoio do ex-presidente Lula. Serra decidiu concorrer à prefeitura paulista depois que o ex-presidente Fernando Henrique lançou a candidatura do senador Aécio Neves à presidência da República.  Ele precisa de um cargo para ter maior visibilidade e, assim, credenciar-se para disputar dentro do ninho tucano a candidatura ao Planalto. O problema é que mesmo que vença as prévias tucanas, superando os pré-candidatos Andrea Matarazzo, Bruno Covas e José Anibal, todos secretários de Estado, e o deputado Ricardo Tripooli, parece dificil convencer o povo de que não deixará a prefeitura no meio do mandato para concorrer a outro cargo, como aconteceu da última vez em que, mesmo jurando que permaneceria na prefeitura, largou tudo para concorrer ao governo do Estado, que largou também para disputar a presidência da República. Nas pesquisas ele aparece como a maior rejeição até agora. Será que alguém ainda confiará em suas promessas?

Descarada torcida

A crônica esportiva carioca está a cada dia mais rubro-negra do que nunca: os comentaristas são de uma parcialidade escandalosa, na verdade são descarados torcedores. No último jogo entre Vasco e Flamengo a torcida dos locutores e comentaristas da Globo pelo time de Ronaldinho Gaúcho era tão escancarada que eu preferi assistir o segundo tempo sem o som, apenas com as imagens. Faltas idênticas dos dois times tinham comentários diferentes: quando era do Flamengo não havia acontecido nada, apenas um "lance mais viril", mas quando  era do Vasco o comentarista dizia que era "falta para cartão". No segundo tempo, quando os jogadores se apresentaram no campo, a câmera só focalizava os jogadores do Flamengo e eu fiquei pensando que deveria ter acontecido alguma coisa com o Vasco, pois os jogadores não entravam. Só então o locutor anunciou que os jogadores vascaínos já estavam  em campo, mas assim mesmo as câmeras não os  mostrava. Só não mudei de canal porque a Band estava transmitindo outro jogo. Preferi tirar o som. Por essa e por outras é que dizem que o Flamengo tem a maior torcida do Brasil. Acho que tem sim, mas de locutores e comentaristas.

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mutirão para carecas

O governo do Amapá vai promover neste sábado um mutirão de cirurgiões plásticos para analisar os casos das vítimas de escalpelamento, com vistas à realização de cirurgias reparadoras. Muitas mulheres da região tiveram o couro cabeludo arrancado, além de mutilação nas orelhas, quando os seus cabelos ficaram presos no eixo dos motores das embarcações. Estima-se que cerca de 30 mil embarcações circulam pelos rios da região e volta e meia uma mulher fica careca. A deputada Janete Capiberibe apresentou projeto obrigando os barcos a colocarem protetores nos motores, de modo a evitar o escalpelamento de passageiras. Até agora já foram cadastradas 98 mulheres carecas para serem avaliadas e operadas por 25 cirurgiões plásticos de vários Estados que se ofereceram voluntariamente para participar do mutirão. Louvavel iniciativa.

Nem PM escapa

O comandante-geral das Unidades de Policia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro, coronel Rogério Seabra, foi assaltado na tarde desta última quinta-feira quando se dirigia para o quartel num carro descaracterizado da PM. Quatro assaltantes imobilizaram o coronel e seu motorista, um cabo, e levaram o carro, um Sentra, e duas pistolas que estavam no porta-luvas. A policia está mobilizada para descobrir os bandidos, mas até a tarde desta sexta-feira nem o carro havia sido encontrado. Como o coronel e o cabo estavam a paisana, acredita-se que os assaltantes não perceberam que eles eram policiais, do contrário poderiam ter sido agredidos e até mortos. A coisa está feia: se nem o comandante da PM escapa da ação dos bandidos quanto mais nós, pobres mortais, que nem sabemos pegar numa arma. E como a policia não consegue proteger a si mesmo dos marginais    só nos resta contar com a  proteção de Deus.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ficha limpa

A oposição quer estender as regras da Lei da Ficha Limpa para ministros e outros cargos do Executivo. O PPS está pressionando a Câmara dos Deputados para votar a Proposta de Emenda Constitucional que estende a Ficha Limpa  para servidores do Executivo. De acordo com a PEC, os inelegíveis ficarão  impedidos de assumir qualquer cargo no Poder Executivo. O governador Geraldo Alkmin anunciou que vai baixar um decreto nos próximos dias estendendo a aplicação da Ficha Limpa a São Paulo, barrando nomeações para órgãos do Estado de condenados pela Justiça. A coisa está ficando feia para quem tinha o hábito de burlar a legislação e misturar o dinheiro público com o seu. Devagar o Brasil vai fazendo uma assepsia nos quadros políticos. Já era tempo.

Folga

Apenas 35 dos 594 congressistas, cerca de 5% do total, compareceram ao Senado e Câmara nesta quinta-feira após o carnaval. Na Câmara apenas 23 deputados estiveram na Casa e 15 deles resolveram discursar para um plenário vazio. Os deputados e senadores já haviam "enforcado" metade da semana que antecedeu o carnaval e, pelo visto, decidiram esticar o carnaval um pouquinho mais. Tudo indica que eles só voltarão mesmo ao trabalho na próxima segunda-feira. Coisa boa ser congressista.

Impunidade

O ditador sírio Bashar Al-Assad continua massacrando o seu próprio povo, sem que haja uma providência concreta para impedi-lo de bombardear a população civil.  Nesta quinta-feira ficou de ser realizada uma reunião em Londres com a presença de representantes dos Estados Unidos, da Europa e da Liga Árabe com o objetivo de preparar um documento contra o governo sirio, exigindo o imediato cessar-fogo e a permissão para a ajuda humanitária entrar no país. Essa reunião seria uma preliminar para outro encontro previsto para esta sexta-feira na Tunísia, com vistas a ações mais concretas. A Russia e a China, no entanto, já prometeram boicotar essa segunda reunião. Esses dois paises vetaram a resolução da ONU que estabelecia sanções punitivas ao governo de Assad. O massacre de civis continua e na última quarta-feira um bombardeio na cidade de Homs matou muita gente, inclusive os jornalistas Marie Colvin e Remi Ochlik. A situação na Siria está ficando a cada dia mais grave, sem que o ditador Assad sofra qualquer punição. Por muito menos derrubaram e mataram o ditador libio Kadafi. Até quando vamos assistir esse massacre de braços cruzados?

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Brasileiros de volta

Os brasileiros que residiam nos Estados Unidos, para onde foram em busca de melhores oportunidades de trabalho, já estão voltando. Como reflexo da crise econômica nos Estados Unidos, muitos brasileiros estão fazendo o caminho de volta para o Brasil e, como consequência disso, muitos negócios abertos por brasileiros estão fechando as portas por falta de clientes. Na rua Ferry em Newark, Nova Jérsey, onde vivem muitos brasileiros, foram fechados salões de beleza, churrascarias e mercadinhos. Entre 2009 e 2010 a população de brasileiros naquele estado diminuiu 16%, segundo dados do censo americano. "Muita gente está voltando", disse Januário, um brasileiro que trabalha há anos numa padaria de Newark.  Com uma economia forte, reconhecida no mundo inteiro, o Brasil, apontado hoje como o país do futuro,  está atraindo os seus filhos de volta. Eles  estão, assim,   voltando para o futuro.

Revolta dos pijamas

Em nota conjunta divulgada esta semana, os clubes militares que congregam oficiais da reserva das três armas criticaram a presidente Dilma Roussef  por não ter contestado declarações de duas ministras e do PT com críticas aos governos do período da ditadura. A nota diz que no seu primeiro ano de governo já se vê a presidente afastando-se das premissas por ela mesma estipuladas, quando disse que "não haveria discriminação, privilégio e compadrio" em sua gestão. Os generais de pijama contestam declarações das ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Eleonora Menicucci (Mulheres), que fizeram críticas aos governos militares. Não dá para entender: eles não querem que se faça críticas aos governos da ditadura, que há muito viraram passado, mas criticam o atual governo. Afinal, nós vivemos ou não numa democracía??

Carnaval

Depois da confusão que interrompeu a apuração dos votos a escola de samba Mocidade Alegre,que homenageou o escritor Jorge Amado, foi declarada campeã do carnaval paulista de 2012. As escolas Pérola Negra e Camisa Verde e Branco, as últimas colocadas, foram rebaixadas. Aliás, foi um diretor da Camisa Verde e Branco, Tiago Faria, que iniciou a confusão ao invadir a área da apuração e rasgar os votos. Ele foi preso, junto com outras quatro pessoas acusadas de  participar da queima de um carro alegórico. No Rio de Janeiro a Unidos da Tijuca, que homenageou o Rei do Baião Luiz Gonzaga, conquistou o título de campeã do carnaval carioca de 2012. Felizmente o mau exemplo dado pelo cartola paulista, cujo vandalismo foi visto em todo o país,  não tirou o brilho do carnaval, que se mostra a cada ano mais fantástico em suas criações, especialmente nos carros alegóricos, além das belas mulheres, mais nuas do que nunca. Este ano elas se fantasiaram, em sua maioria, apenas com uma tinta sobre o corpo. E ficaram bem vestidas...

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Folga

Vou aproveitar os três dias de carnaval para uma relaxada em meio à natureza. Vou me esconder no mato com alguns livros para ler sem a barulheira dos foliões. Quarta-feira estarei de volta. Tchau

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Eutanásia é crime

A Holanda lança em março próximo a primeira unidade móvel do mundo destinada a realizar a eutanásia a domicílio. A  equipe, constituída de médico e enfermeira, vai ministrar drogas letais a pacientes incuráveis que desejam morrer. A eutanásia é legalizada na Holanda desde 2002, matando legalmente por ano 2.700 pessoas, segundo dados da Associação Direito de Morrer. Com a unidade móvel esse número deve crescer em mais mil assassinatos legais. O processo é o seguinte: o doente é sedado, entra em coma e depois lhe é aplicada uma droga que provoca uma parada cardiorrespiratória e a morte. A Federação dos Médicos Holandeses é contra, por entender que alguns pacientes poderão ser tratados. A iniciativa do governo holandês chocou o mundo. Na verdade, a eutanásia é um assassinato e, como tal, contrária às leis de Deus. A não ser Deus, ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém, sob nenhum pretexto. Até porque ninguém pode garantir que o doente, aparentemente incurável, não possa por um milagre se curar. Quem pode prever os desígnios de Deus? Recorde-se que recentemente um bombeiro americano, que estava em coma há 20 anos, de repente se recuperou sem uma explicação científica.  Alguém precisa dizer aos holandeses que a  eutanásia é crime.

Farol aceso

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou projeto de lei que obriga o motorista a trafegar durante o dia com o farol baixo aceso em rodovias e túneis. Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito já recomendava a medida. De acordo com o presidente da CCJ e autor do projeto, senador Eunício Oliveira, do PMDB cearense, estudos realizados na Holanda constataram que os veículos que trafegam de dia com os faróis acesos têm 15% menos de riscos de acidentes. "A iluminação - argumentou o senador - é um elemento fundamental para a segurança do trânsito, pois antecipa a visualização do veículo a uma distância maior". O projeto será agora encaminhado à apreciação da Câmara dos Deputados sem passar pelo plenário do Senado. A iniciativa promete reduzir os acidentes nas estradas.

Matador

Um português de 59 anos, Francisco Esperança, acusado de matar a golpes de espada a mulher, a filha e uma neta em Beja, ao sul de Portugal, apareceu enforcado nesta sexta-feira na prisão de Lisboa, para onde fora transferido. A policia acredita em suicídio. Esperança, que era bancário e sofria de câncer, poderia ser condenado de 12 a 25 anos de prisão. O crime chocou os moradores de Beja.

Sendo ela mesma

A tradicional revista britânica "The Economist" publicou nesta quinta-feira reportagem sobre a presidente Dilma Roussef, dizendo que "ela se distancía do seu antecessor e imprime estilo próprio ao governo". Com o título de "Sendo ela mesma", a reportagem diz que Dilma "vem emergindo da sombra do ex-presidente Lula, predecessor e padrinho, para remodelar o estado brasileiro a seu próprio jeito". A revista enfatiza ainda a aprovação da presidente (59%) pelos brasileiros e  a sua ampla maioria no Congresso Nacional, o que lhe garante suporte para realizar as mudanças que julga necessárias. A presidente Dilma sem dúvida vai muito bem à frente do governo. Seu único pecado, pelo menos aquele que nos parece mais visível, é manter na presidência do Banco da Amazonia um homem que tem sido um verdadeiro carrasco dos  funcionários e dos aposentados e pensionistas. Agora, uma perguntinha inocente: quem foi que indicou o Abdias para presidir o Basa??

Outra crueldade

Outro morador de rua foi queimado enquanto dormia, desta vez em Recife, Pernambuco. O homem, de 31 anos, foi queimado às 2 horas da madrugada desta sexta-feira por um casal também de moradores de rua, que usou uma garrafa de alcool. O homem sofreu queimaduras em 45% do corpo e está internado, enquanto a policia procura os autores da crueldade. Esse tipo de maldade, que vem se tornando rotina em nosso país, é tão absurdo que já se questiona se é praticado por seres humanos. Será que se pode classificar semelhantes criminosos de humanos?

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Trabalhador no Conselho:

O Banco da Amazônia será o primeiro banco público a ter um empregado no Conselho de Administração eleito pelo voto direto dos funcionários. Habituada a agir ditatorialmente, porém, a diretoria do Banco resolveu interferir no processo para tentar eleger um empregado da sua confiança, um pelêgo, de modo a continuar agindo despóticamente sem uma voz discordante. O secretário-executivo da diretoria, Luiz Lourenço da Silva Neto, homem de confiança do presidente Abdias, certamente por orientação deste, despachou mensagens por e-mail para todos os gerentes e outros ocupantes de cargos comissionados para articular uma  candidatura chapa-branca e tentar impedir a eleição de um funcionário independente. A certa altura da mensagem ele diz, descaradamente, o seguinte: "É preciso fazer frente a essa onda de revolta sindicalista que se instalou no banco".  O presidente da Associação dos Empregados do Basa (AEBA), Silvio Kanner, em entrevista ao Blog do Mocorongo, disse que "a atual diretoria do Basa é a pior de todos os tempos, pois só tem agravado e aprofundado problemas crônicos da instituição". E acrescentou: "O que falta mesmo é competência para que o Banco possa realmente cumprir o seu papel de órgão propulsor do desenvolvimento econômico e social da região amazônica". Assino embaixo. E lembro a necessidade de eleger-se alguém comprometido com as causas dos trabalhadores do Banco, incluindo os aposentados e pensionistas.

Divisão do Pará

Os defensores da criação de dois novos Estados no Pará vão propor mudanças na legislação, depois do carnaval, para que apenas as populações das áreas a serem desmembradas votem no plebiscito. A intenção é alterar a Lei 9.709, que trata da criação de novos Estados, de modo a evitar o que aconteceu em dezembro passado, quando, por determinação do Tribunal Superior Eleitoral, todos os habitantes do Pará votaram no plebiscito e a divisão do Estado foi rejeitada por 66% dos votos. Nas regiões que seriam desmembradas para a criação dos Estados de Carajás e Tapajós, no entanto, a aprovação chegou a 80%. Diante disso, as prefeituras dos municipios que integram as regiões de Carajás e Tapajós pretendem coletar mais de 1 milhão de assinaturas para reforçar a proposta. Caso a alteração seja aprovada, além do Pará a proposta beneficiará os projetos que tramitam no Congresso para a divisão do Maranhão, Bahia, Mato Grosso e Amazonas.

Sempre juntos

O ministro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Milton Luiz Pereira, de 79 anos, morreu às 2 horas da madrugada desta quinta-feira, sete horas depois da morte da sua mulher, Rizoleta Mary Pereira, ocorrida às 19 horas de quarta-feira. Os dois tinham câncer. Paulista de Itatinga, Milton Pereira  foi prefeito de Campo Mourão, no Paraná; juiz federal e ministro do STJ. Casados ha mais de 50 anos os dois continuaram juntos na grande viagem para a eternidade.

Lucro

A Vale registrou em 2011 um lucro líquido de 22,8 bilhões de dólares, uma alta de 32,5% em relação ao ano anterior. "Nosso desempenho foi extraordinário, o melhor dos últimos tempos", comemorou o presidente da empresa, Murilo Ferreira. A Vale registrou um recorde na venda de ferro:  299 milhões de toneladas. Quando inventaram esse negócio de privatizar as empresas estatais brasileiras, os interessados levantaram vários argumentos, entre eles a modernidade, a incompetência do governo e os prejuizos dados pelas estatais. Ocorre que a Vale nunca deu prejuizos. Pelo contrário, a empresa, muito bem estruturada, sempre foi uma das mais rentáveis. Os compradores encontraram tudo prontinho. E se Lula não tivesse vencido a eleição os tucanos teriam também vendido a Petrobrás e o Banco do Brasil, além de entregarem  a base de Alcântara para os Estados Unidos. Agora, eu pergunto: o que o Brasil lucrou com isso?

O próprio filho

Foi o próprio filho da jogadora de vôlei Magda Gomes que a matou a facadas em seu apartamento em Perdizes, São Paulo. Kleber Gomes, de 22 anos, confessou o crime à policia, nesta quinta-feira, depois de afirmar que a sua mãe havia sido morta por assaltantes. Ele chegou até a fazer um retrato falado do suposto assassino. Kleber é usuário de drogas e contou com a cumplicidade de um amigo, que está sendo procurado pelos policiais. A droga é, sem dúvida, um dos maiores flagelos da humanidade.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Miséria nos EUA

Os acampamentos dos sem-teto estão aumentando  de número nos Estados Unidos, como consequência da crise econômica iniciada em 2008. segundo reportagem da BBC. De acordo com dados oficiais, nada menos de 47 milhões de americanos estão vivendo abaixo da linha de pobreza, e esse número vem aumentando assustadoramente como consequência do desemprego, que já atinge  13 milhões de pessoas, 3 milhões a mais do que o número existente no inicio do governo Obama. Os acampamentos dos sem-teto se espalham por 55 cidades americanas e numa estrada próxima de Michigan já existe uma verdadeira cidade de barracas. Os sem-teto estão sofrendo com o  frio e a fome. É inacreditável que o país mais rico do mundo apresente esse quadro de miséria, sobretudo quando gasta 613 bilhões de dólares somente com as suas forças militares. Mais absurdo ainda quando se sabe, segundo divulgou as agências de notícias, que somente com as operações militares no Afeganistão e no Iraque estão previstos para serem gastos este ano 88 bilhões de dólares. Ao invés de gastar tanto dinheiro com  a  guerra na casa alheia não seria melhor usar esses recursos para minorar  o sofrimento  dos americanos pobres? Quando os governantes americanos vão deixar de se intrometer na vida alheia e olhar para dentro do seu próprio país,  de modo a oferecer mais emprego e melhor qualidade de vida para o seu povo pobre? Quando eles vão se convencer de que não são super-homens e muito menos o xerife do mundo??

Ficha limpa

O Supremo Tribunal Federal suspendeu nesta quarta-feira o julgamento sobre a validade da Lei da Ficha Limpa. Até o momento da suspensão o placar estava em 4 x 1 a favor da Lei. O único voto contrário, até agora, foi do ministro Antonio Toffoli, por entender que a norma é ilegal, "pois viola o princípio da presunção de inocência previsto na Constituição". Toffoli criticou o Congresso pela péssima redação da lei. "É uma das leis recentes de pior redação dos últimos tempos", disse, acrescentando que "leis mal redigidas às vezes corrompem o propósito dos legisladores e o próprio direito". Além de Toffoli, também são contra a lei os ministros Celso de Mello, Cezar Peluso e Gilmar Mendes, que ainda não deram o seu voto. A Lei da Ficha Limpa sem dúvida é muito importante para banir da vida pública políticos corruptos que infestam o panorama político nacional, mas é preciso evitar que a Lei seja usada de acordo com interesses políticos nem sempre coincidentes com os interesses do povo. É preciso, sobretudo, que os maus políticos sejam impedidos de concorrer, tenham suas pretensões abortadas no nascedouro, para que não sejam cassados depois de eleitos. A cassação, após a eleição, é um desrespeito ao eleitorado.

Corte no Brasil

O governo da presidente Dilma Roussef cortou R$ 55 bilhões do orçamento de 2012 encaminhado ao Congresso Nacional. A equipe econômica acredita que com esses cortes haverá uma economia de R$ 139 bilhões este ano, o que servirá pata reduzir a dívida pública. Segundo disseram os ministros Guido Mantega, da Fazenda, e Miriam Belchior, do Planejamento, com esses cortes será possível manter a queda dos juros. "Nosso objetivo é fixar o crescimento econômico do país em 4,5% em 2012, apesar das dificuldades do cenário internacional", acrescentaram. Os cortes não atingiram as prioridades do governo.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Dificil acreditar

Por ordem do juiz Antonio Augusto Hristov, da 1a. Vara Criminal de Itapecerica da Serra, São Paulo, foram libertados três dos quatro policiais militares acusados de sequestrar e decapitar um deficiente em 2010. Eles haviam sido condenados a 18 anos de prisão, mas o juiz Hristov anulou o júri e agora eles ficarão em liberdade até ser marcada a data de um novo julgamento. Os três PMs - Moisés Santos, Joaquim Neto e Anderson Salles - são acusados de pertencerem a um grupo de exterminio denominado de "Os Higlanders", porque matavam a decapitavam as suas vítimas. Dá para acreditar??? Enquanto isso ladrão que rouba uma galinha fica mofando na prisão. Ainda bem que agora existe o CNJ.

Punição??

O Conselho Nacional de Justiça decidiu nesta terça-feira aposentar, compulsoriamente, o desembargador Roberto Wider, ex-corregedor do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O magistrado é acusado de participar de um esquema de favorecimento a empresários e tabeliães de cartórios, esquema denunciado em 2009 pelo jornal "O Globo". A decisão do CNJ foi tomada por 12 votos contra 2. A aposentadoria, porém, não lhe causará nenhum prejuizo salarial.

Investigação

A Policia do Distrito Federal abriu inquérito para apurar se houve negligência ou êrro  médico na morte do jovem Marcelo Dino, de 13 anos, filho do presidente da Embratur, Flavio Dino. O jovem morreu após um ataque de asma, no Hospital Santas Lucia, em Brasilia,  minutos depois de tomar um remédio, segundo disseram familiares. A familia reclamou que houve demora no atendimento do jovem. O delegado encarregado das investigações informou que espera o laudo do IML, que deve sair dentro de 30 dias, para que se saiba realmente o que aconteceu. Daqui os nossos sentimentos a Flavio Dino, rogando a Deus que lhe dê forças para suportar a perda do ente querido.

Corte no orçamento

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, pediu ao Congresso americano para que não aprove os cortes de 490 bilhões de dólares no orçamento militar, pois isso, segundo ele,  causará "graves danos" à força militar americana. Os cortes no orçamento militar constam da proposta orçamentária que o presidente Barack Obama enviou esta semana ao Congresso. De acordo com a proposta, os Estados Unidos destinam 613 bilhões de dólares para as Forças Armadas, dos quais 88 bilhões de dólares são destinados às operações no Afeganistão e no Iraque, o que representa uma redução de 31 bilhões de dólares em relação ao orçamento de 2012.  Segundo o secretário da Defesa, se o Congresso aprovar os cortes os Estados Unidos terão de dispensar 123.900 soldados, o que provocará uma redução  do efetivo militar para 2 milhões de soldados. E o Panetta ainda acha pouco?!! O mais interessante é que sendo  auxiliar de Obama parece estranho que Panetta conspire, no Congresso, contra uma proposta do seu chefe. O que será que Obama pensa disso???

Santorum lidera

O ex-senador Rick Santorum passou a liderar as primárias republicanas à presidência dos Estados Unidos em todo o país, desbancando Mitt Romney, que era favorito até esta terça-feira, quando foi divulgada uma nova pesquisa. Segundo a pesquisa, Santorum assumiu a liderança da corrida republicana com 30% das  intenções de voto, seguido por Romney, com 27%; Ron Paul, com 12% e Newt Gingrich, com 10%. Em Michigan, onde as primárias serão realizadas no próximo dia 28, Santorum já aparece na frente, com 39% das intenções de voto, contra 24% de Romney. Houve, portanto, uma reviravolta no quadro eleitoral americano. Se essa tendência se confirmar nas próximas primárias, Santorum deverá ser o adversário do presidente Barack Obama nas eleições de novembro.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Pesquisa

Dos 5.563 prefeitos eleitos em 2008 nada menos de 383 não estão mais no cargo. Desses, 210 tiveram os mandatos cassados e oito foram assassinados. O restante deixou o cargo por doença ou para concorrer a outros cargos.  A pesquisa foi feita pela Associação Nacional dos Municipios. O maior número de cassações ocorreu nos Estados de Minas Gerais e Piauí, seguidos do Paraná, Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Este ano serão realizadas eleições municipais em todo o país e já se pergunta: quantos prefeitos eleitos em novembro chegarão ao final do mandato? Dolorosa interrogação.

Homofobia

Mais dois casos de homofobia foram registrados no último final de semana, um no Rio de Janeiro e o outro  em Altamira, no Pará. No primeiro, dois taxistas de um ponto pirata de táxi do aeroporto do Galeão agrediram um casal gay. A agressão foi filmada pelas câmeras de segurança do aeroporto e os agressores identificados e presos. Em Altamira, a 900 quilômetros de Belém, o professor gay Anizio Uchôa, de 50 anos, foi espancado por dois homens e enterrado vivo na margem de uma  estrada. Ele conseguiu sobreviver, está hospitalizado e denunciou os seus agressores: Jefferson Melo, de 21 anos, que mantinha um relacionamento amoroso com ele, e Thaisson de Souza, de 23 anos. Os dois já foram presos e confessaram o espancamento. A associação gay da região da Transamazônica e Xingu vai fazer uma manifestação de protesto na próxima quinta-feira. A brutalidade dos homofóbicos não tem limites.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Exploração de madeira

O governo federal vai oferecer 1,1 milhão de hectares de floresta nativa na Amazônia para a extração de madeira. As áreas a serem licitadas, em março e maio próximos, correspondem a 0,2% da região amazônica  e estão situadas no Pará e em Rondonia, onde 144 mil hectares já estão sendo explorados. Esse modelo de exploração legal foi criado por lei em 2006 e conta com a aprovação de organizações ambientais, inclusive o Greenpeace. Os novos contratos darão direito à exploração de madeira durante 40 anos. As quantidades de extrações de madeira, no entanto,  serão limitadas para permitir a reposição natural e as empresas deverão cuidar da preservação ambiental. O objetivo desse novo modelo é evitar a exploração ilegal. Resta saber se haverá fiscalização para garantir que as regras serão observadas, pois de outro modo o desmatamento será agora legalizado pelo governo.

Fogo no caixão

Um caixão pegou fogo durante um velório na cidade mineira de Boa Esperança. O acidente teria sido provocado por uma vela acesa muito próximo do caixão. Quando o fogo começou o defunto estava sozinho e só quando alguém apareceu e deu o alarme é que conseguiram apagar as chamas. Ninguém ficou ferido, muito menos o morto, que nem se mexeu...

Cura para Alzheimer

Uma droga usada há mais de dez anos para o tratamento do câncer de pele, o bexacaroteno, mostrou-se eficaz também no tratamento do mal de Alzheimer. A droga restaura a memória. A experiência feita com ratos foi um sucesso e os cientistas Paige Cramer e Gary Landreth, dos Estados Unidos, pretendem ainda este ano testar a droga em humanos. Se o resultado for positivo a ciência terá dado um grande passo na cura do mal de Alzheimer, um dos males da terceira idade.

Prisão??

Nelson  Danuso, um jovem paulistano, foi preso por furtar placas metálicas das estações do metrô.  Ele foi condenado pela Justiça  a prisão domiciliar. Até aí nada demais, a não ser por um pequeno detalhe: ele não tem casa, é morador de rua.  E tem problemas mentais. A questão está sendo examinada agora com maior atenção pela justiça paulista.

Ovo gigante

Uma galinha colombiana pôs, talvez, o maior ovo do mundo em sua categoria. O ovo pesou 245 gramas e o seu dono, o lavrador Hernando Niño, quer que ela seja registrada no livro Guiness dos Recordes. Hernando está feliz da vida, mas a galinha, coitada... Ela  tem o sugestivo nome de "franciscana".

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O trôco

O Brasil finalmente resolveu dar o trôco aos espanhóis pelos maus tratos aos brasileiros que tentaram entrar na Europa por Madri. O governo brasileiro adotou os mesmos critérios utilizados pelos espanhóis para barrar a entrada de brasileiros no seu país, além de humilhá-los no aeroporto. Em 2010 a Espanha barrou a entrada de 1693 brasileiros e ano passado, de janeiro a agosto, foram 1005 brasileiros obrigados a retornar ao Brasil. As novas medidas, no entanto, inexplicavelmente só entrarão em vigor no dia 2 de abril.  Na verdade, já deveriam estar vigorando há muito tempo.

Aumento na Casf

Contra o voto dos representantes da Associação dos Empregados do Banco da Amazonia (AEBA) e da Associação dos Aposentados do Banco da Amazonia (AABA) o Conselho Deliberativo da Caixa de Assistência dos Funcionários do Basa (CASF) aprovou um reajuste de 13,1% nas mensalidades, com vigência a partir de primeiro deste mes de fevereiro. A diretoria da instituição está incorrendo no mesmo êrro da CAPAF, pois  o reajuste não poderia ser superior a 9%,  porcentagem de reajuste concedida aos salários do pessoal do Basa, de acordo com o último dissidio coletivo. Para completar, o Basa também não reajustou o reembolso saúde, que está congelado desde 2009. Isso é uma vergonha. Enquanto a cada dia os associados da CASF ficam sem opções de assistência médica, porque muitos médicos e clinicas cancelaram o convênio com a instituição em quase todo o país, ela reajusta descabidamente a mensalidade. Até parece que os dirigentes do Basa, CASF e CAPAF assumiram os cargos com o único objetivo de perseguir funcionários, aposentados e pensionistas, pois até hoje nenhuma medida foi tomada para beneficiá-los. É só paulada.

Complô

O jornal italiano "Il Fatto Quotidiano" denunciou nesta sexta-feira um complô para matar o Papa Bento 16. Com a manchete "Vaticano, tramas e veneno. O Papa morrerá dentro de 12 meses" o jornal revela que o Cardeal colombiano Dario Hoyos entregou ao papa um documento sobre a existência de um complô para matá-lo. O jornal revela ainda que o documento, considerado "estritamente confidencial", contém a declaração de uma pessoa "bem informada" sobre uma conversa com o Cardeal Romeo na China, em novembro do ano passado, quando ele disse que "ao Sumo Pontífice não restam 12 meses de vida". O Papa parece que não se impressionou com a notícia mas a denúncia será investigada.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Greve da PM baiana

Estarrecida com o diálogo entre o líder grevista Marco Prisco com um policial grevista combinando por telefone uma ação de vandalismo, diálogo gravado e divulgado pelo "Jornal Nacional" da Globo, a presidente Dilma Roussef disse nesta quinta-feira que é contra a anistia dos PMs que praticaram crimes durante a greve. Na sua opinião todas as reivindicações são legítimas, mas não se pode reivindicar provocando o pânico. "Ninguém deve ser preso por suas reivindicações, mas por crimes contra a pessoa e contra o patrimônio", disse a Presidenta. Cerca de 200 homicídios já foram registrados durante a greve dos `PMs baianos, cujo líder, o ex-policial Marco Prisco, foi preso pelo Exército. Os grevistas foram retirados do prédio da Assembléia Legislativa,que vinham ocupando desde o início do movimento, mas a greve continua porque não houve acordo. O carnaval baiano, pelo visto, já está comprometido. A Presidenta tem razão. Numa democracia, reivindicar é um direito de todos, mas não da maneira como fizeram os PMs baianos.

Situação gravíssima

É gravíssima a situação dos brasileiros que vivem na Síria, segundo informou nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Acrescentou que cerca de 3 mil brasileiros vivem naquele país, onde mais de 5 mil pessoas já foram mortas pelas forças de segurança do governo do ditador Assad. O que surpreende é que, apesar das denúncias dos rebeldes  sírios, até agora a ONU e as grandes potências nada fizeram para defender aquele povo, como aconteceu na Líbia. A ONU até chegou a aprovar uma resolução, com medidas contra o governo de Assad, mas as ações foram vetadas pela Russia e pela China, aliados do ditador sirio. Até quando o mundo vai continuar assistindo, de braços cruzados, o massacre do povo sírio?

Taradão

Um jovem de 21 anos foi preso pela policia cearense acusado de estuprar uma velhinha de 90 anos de idade.  O fato aconteceu na cidade de Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza. A delegada Ana Lucia Almeida, que preside o inquérito, disse que o tarado trancou a idosa no banheiro. Ela foi socorrida pelos vizinhos, atraídos pelo latido dos cachorros. A delegada informou que o rapaz não tem antecedentes criminais mas já foi internado num hospital de reabilitação de Eusébio. A velhinha disse que chegou a gritar mas ninguém ouviu. Tem tara de todo jeito...

Frio ainda mata

Mais de 500 pessoas morreram em apenas dez dias por causa da onda de frio que varre a Europa. A Ucrânia é o país mais atingido, com uma temperatura de 30 graus negativos. O Estreito de Kerch, que liga o Mar Negro ao Mar de Azov, congelou e cerca de 130 embarcações ficaram presas no gêlo. A situação é dramática e não há previsão de que o frio diminua nos próximos dias.

Afogado no vinho

Um enólogo gaúcho de 50 anos morreu literalmente afogado no vinho. (Enólogo, todo  mundo sabe, é aquele provador profissional de vinho). Ele foi encontrado morto num reservatório de vinho de 12 mil litros na cidade de Barra do Ribeiro, a 29 quilômetros de Porto Alegre. A polícia acredita que ele morreu afogado ao cair no reservatório, pois não há sinais de violência no corpo. O reservatório pertence à Vinícola Laurentis, que derramou o vinho e lavou o reservatório.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Isenção do IR

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou projeto que isenta do Imposto de Renda os contribuintes com mais de 65 anos de idade até o limite do teto previdenciário, que é de R$ 3.916,20. O projeto, de autoria do senador Paulo Paim, do PT gaucho, teve parecer favorável do senador Lindbergh Farias. Depois de apreciado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado o projeto será enviado à Câmara Federal.  Pelo menos nesse aspecto tem alguém se lembrando dos velhinhos. Já é alguma coisa...

Absorção??

Ressurgiram os rumores de que o Banco da Amazonia seria mesmo absorvido pelo Banco do Brasil ou pelo Banco do Nordeste. Essa seria uma das razões pelas quais a presidente Dilma Roussef estaria mantendo Abdias Jr na presidência do BASA, já que sua missão seria justamente criar o terreno para isso. Além disso, as altas esferas federais não entenderiam porque a Caixa de Previdência Complementar dos Funcionários  do Banco da Amazônia (CAPAF) é o único fundo de pensão que não deu certo. Aparentemente eles não acreditam mais na capacidade de gestão do pessoal da região, pois os outros fundos nadam em dinheiro, especialmente a PREVI, que até distribuiu lucros entre seus associados. É possível.

Julgamento concluido

O Supremo Tribunal Federal concluiu nesta quarta-feira o julgamento da ação de inconstitucionalidade movida pela Associação dos Magistrados Brasileiros contra o Conselho Nacional de Justiça. Pelo mesmo placar de     6 x 5  o STF validou outros dispositivos da Resolução 135/2011 do CNJ que havia sido contestada pela AMB.  A ministra Eliana Calmon vai retomar agora, conforme informou,  as investigações do ponto em que foram suspensas pela liminar do ministro Marco Aurélio Mello, que foi derrubada à semana passada pelo plenário da Suprema Corte.

Morto duas vezes

Um adolescente de 15 anos foi morto duas vezes em Foz do Iguaçu, no Paraná. Assassinado a tiros o corpo do rapaz estava sendo velado numa igreja quando quatro homens, armados e encapuzados, entraram de madrugada e dispararam contra o morto. A policia está investigando o homicídio e o replay. O rapaz havia sido preso uma vez pilotando uma moto roubada. Até esta quarta-feira não havia pistas dos criminosos. É provável que os assassinos sejam  os mesmos que atiraram no cadáver para se certificarem de que o jovem  estava morto mesmo.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Aeroportos privatizados

O Governo Federal  privatizou, por R$ 24,5 bilhões, três importantes aeroportos do país: Cumbica, em Guarulhos; Viracopos, em Campinas; e Juscelino Kubitschek, em Brasilia. O valor da operação foi 347% superior ao esperado, mas os tucanos ocuparam a tribuna do Senado para criticar severamente o negócio. O senador Aloysio Nunes  disse que "o PT enterrou uma de suas maiores bandeiras: a luta contra as privatizações". O que não deixa de ser verdade. E o líder da bancada, senador Álvaro Dias, afirmou:"É a confissão da incapacidade administrativa do governo de realizar obras para oferecer aeroportos mais adequados". Também não sou favorável  a privatizações pois, ao contrário do que argumentam os  seus defensores, não vejo nisso solução para os nossos problemas. Acho até que na maioria dos casos a privatização só melhorou a vida dos compradores, que engordaram os seus bolsos, ao mesmo tempo em que milhares de trabalhadores foram postos no olho da rua. No entanto, os tucanos são os menos credenciados para fazerem críticas, já que foi no governo de FHC que praticamente se vendeu o Brasil e ninguém sabe para onde foi o dinheiro. Além disso, no caso dos aeroportos foi um setor de serviços, ao contrário da Vale, por exemplo, em que se vendeu as riquezas minerais do nosso solo. E se o sempre falante senador Álvaro Dias entende que privatizar é confessar incapacidade administrativa não é difícil concluir que era isso que ele pensava do governo FHC.

Mesmo caminho?

A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco da Amazonia (CASF), ao que parece, está trilhando o mesmo desastrado caminho percorrido pela Caixa de Previdência Complementar (CAPAF). Depois que a dupla Erse/Everaldo assumiu o comando da instituição os associados, antes esperançosos de que a situação mudasse para melhor,  começaram a se decepcionar com as péssimas notícias que incluiram reajustes de mensalidades e criação de uma taxa extra para cobrir um rombo nas suas  finanças.  E o combativo associado José Roberto Duarte, em seu informativo de numero 2, depois de informar que o BASA não reajustou o reembolso saúde,  revela que em apenas dois anos (2010/2011) a CASF reajustou as mensalidades em "inacreditáveis" 246% e que  em maio próximo haverá novo reajuste.  Para completar surge agora a notícia da venda do  prédio da Braz de Aguiar sem consulta prévia aos associados, sem laudos de vistoria e avaliação, sem plano de aplicação dos recursos, etc,  tendo como principal contato para o negócio  o assessor-chefe Abílio Prestes, uma espécie de prima-dona da CASF. Dizem até que um projeto, nomeando-o presidente biônico da instituição, teria sido rejeitado pelo Conselho Deliberativo. Afinal, Everaldo também quer ser presidente. Diante desse panorama, de certo modo parecido com a CAPAF, pergunta-se: até que ponto a CASF estará livre de uma intervenção?

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Pesquisa

Uma pesquisa da Fundação Getulio Vargas, coordenada pela professora Luciana Cunha, revelou que cada dois em três brasileiros considera o Judiciário pouco honesto. Além disso, 89% dos entrevistados consideraram  o Judiciário moroso. A informação é da "Folha de São Paulo", acrescentando que, segundo a pesquisa, o Judiciário está em 6º lugar na confiança do brasileiro, atrás das Forças Armadas, da Igreja Católica, do Ministério Público, das grandes empresas e da imprensa escrita. É mais confiável, porém, que a polícia, o Governo Federal, as emissoras de TV, o Congresso Nacional e os partidos políticos.

Fundo partidário

Os 29 partidos políticos do Brasil vão receber este ano R$ 286 milhões do Fundo Partidário. A maior fatia do bolo vai para o PT (R$ 53, 8 milhões), por ter a maior representação, seguido do PMDB (R$ 41,6 milhões). A informação é do Tribunal Superior Eleitoral. Houve um aumento de 8% em relação aos valores de 2011. É muito dinheiro pra que mesmo???

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Crueldade

Todos os empregadores, públicos e privados, são obrigados por Lei a pagar o 13º salário aos trabalhadores. Todos, inclusive os governos, decidiram dividir o pagamento em duas parcelas, uma no princípio do ano e a outra até o dia 20 de dezembro, no máximo, o que já virou  tradição.  O mesmo procedimento é adotado pelo Instituto de Previdência Social para o pagamento dos aposentados e pensionistas de todo o país. O Banco da Amazônia, a exemplo dos demais, também sempre pagou o 13º salário em duas parcelas para os seus funcionários da ativa, procedimento que era acompanhado pela Caixa de Aposentadoria Complementar (CAPAF), pagando os aposentados e pensionistas do Banco no mesmo dia. Falida, por conta de gestões desastradas há vários anos, desde o ano passado a CAPAF não paga nem os benefícios dos velhinhos e muito menos o 13º salário. Por isso, a Justiça determinou que o Banco da Amazonia, como mantenedor da CAPAF, deveria pagar os proventos dos aposentados e pensionistas e, inclusive, o 13º salário. No dia 1º deste mês de fevereiro o BASA pagou a primeira parcela do abono aos funcionários da ativa, mas deu uma banana para os velhinhos. A diretoria do Banco sabe que é obrigada, por Lei, a pagar o 13º salário aos aposentados e pensionistas integralmente em dezembro mas, por pura maldade, não pagou o adiantamento no dia primeiro deste mês. O Banco não perderia nada com isso, pois o dinheiro está legalmente assegurado, e até  reduziria as despesas de fim de ano, mas só para fazer o mal aos velhinhos que insistem em não morrer Abdias não pagou. E ele faz tudo isso com a conivência silenciosa da imprensa, dos governadores, senadores  e deputados dos Estado que integram a região amazônica, do ministro da Fazenda e até da própria Presidente Dilma Roussef que, sem poder alegar desconhecimento, não toma nenhuma providência. Diante disso, só me resta perguntar como o velho comendador Raymundo Mario Sobral: Valha-nos quem???

O negócio da Casf

Somente agora recebi de Belém informações mais detalhadas sobre a história da venda do prédio da Caixa de Assistência dos Funcionários do Basa da avenida Braz de Aguiar. A Casf publicou um anúncio no Diário do Pará colocando o prédio a venda  no dia 29 de janeiro, dois dias antes da reunião do Conselho Deliberativo que autorizou o negócio, realizada no dia 31 daquele mês. A coisa já começou errada. O jornalista Guilherme Augusto, em sua coluna naquele jornal, disse que o prédio estava a venda por R$ 3,5 milhões. Muito estranha a atitude da diretoria da Casf que, agindo como se fosse dona da instituição, decide vender um patrimônio sem consultar os verdadeiros donos, que são os associados. E mais: querem vender um prédio valioso e bem localizado para comprar um prédio velho próximo do outro da avenida Presidente Pernambuco, um verdadeiro "elefante branco",  adquirido pelo mesmo Francisco Erse, atual presidente da Casf, quando presidia a Associação dos Aposentados (AABA). Não é estranho??

Coisas da Justiça

Depois da decisão do STF, que manteve os poderes do Conselho Nacional de Justiça para investigar magistrados, deverá ser restabelecida a punição de 15 juizes cujos processos haviam sido suspensos pela liminar do ministro Marco Aurélio  Mello. A maioria dos magistrados que responde a esses processos está sediada em Mato Grosso, Piauí e Distrito Federal. Enquanto isso, o Tribunal de Justiça de São Paulo, aparentemente despreocupado quanto a atuação do CNJ, resolveu dar um auxilio de R$ 2.500 para  cada magistrado paulista, entre desembargadores e juizes, para a compra de notebooks ou tablets. Se os mais de 2.500 magistrados de São Paulo requererem o "auxilio", o seu custo chegará a R$ 6,2 milhões. Mais um penduricalho para aumentar a renda dos magistrados. Por outro lado, por conta da decisão do STF, já existe temores entre os juizes de que o Congresso Nacional possa alterar a Lei Orgânica da Magistratura, acabando com alguns privilégios dos magistrados. Entre eles estão a redução das férias de 60 para 30 dias e o fim da aposentadoria compulsório como punição, o que, na prática, é um prêmio, pois o magistrado punido, mesmo jovem, se aposenta sem prejuizo da remuneração. Já existe uma pressão das associações de magistrados para que o projeto de reforma da Lei Orgânica só seja enviado ao Congresso em 2013. Se depender da opinião pública esses dois pontos certamente serão alterados.

Descaso do Basa

Noticias procedentes do Acre dão conta de que o Sindicato dos Trabalhadores do Estado do Acre  (Sinteac) vai promover uma manifestação de protesto, com a participação do povo, contra o descaso e o desrespeito do Banco da Amazônia, que vem atrasando sistematicamente o pagamento dos servidores do Estado. O gerente da agência local informa que o Banco não pode acumular valores superiores a R$ 100 mil, mas só a folha de pagamento dos servidores do Estado chega a R$ 1,2 milhão, segundo o vice-presidente do sindicato, João Sandi. Eles reclamam ainda que os caixas eletrônicos estão sempre  quebrados e sem dinheiro. E quando chega o dia de pagamento no fim do mês a situação vira um caos. Sobre caixas eletrônicos quebrados esse problema existe em todas as cidades onde o Basa tem agência, inclusive em Belém, sua sede. Isso é uma vergonha.

Pênis por atacado

A Justiça  suspendeu uma licitação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) que prevía a compra de 242 ítens, entre eles 2 mil pênis de borracha, 1.500 seios de silicone e 400 mil cadeiras. Os desembargadores desconfiaram que havia alguma coisa muito suspeita, pois se a UESPI só tem 28 mil alunos pra que 400 mil cadeiras? Para a aquisição dos pênis o edital fazia especificações: 500 pênis de borracha de 12cm, 500 pênis de 15cm e mil com uretra e ejaculação de sêmem artificial. Segundo a reitoria os pênis seriam destinados a um curso de especialização de medicina que, no entanto, só tem 20 alunos. O reitor vai ter de dar muita explicação não apenas para a justiça  mas, também, para a própria sociedade piauiense. Vai ser muito difícil convencer alguém  sobre as finalidades didáticas da compra de pênis de borracha por atacado...

Insanidade

A onda de violência que varre Salvador, em virtude da greve da PM, já deixou um saldo trágico de 59 mortos e saques a lojas e supermercados. O governador Jacques Wagner acusou os policiais em greve de praticarem os crimes para criar um clima de pânico no Estado. "Esses militares estão provocando um banho de sangue para amedrontar a população", disse o governador, acrescentando que já tem 12 mandados de prisão para os líderes do movimento grevista. O Exército já colocou 3 mil homens nas ruas para garantir a segurança dos baianos. A que ponto chegamos: policiais, que têm o dever de combater o crime e dar segurança à população, estão agindo igual ou pior do que os bandidos. A gente já nem sabe de quem deve se proteger...

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Justiça engrandecida

Enquanto o vice-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil, Radian Filho, não considerava como derrota a decisão do Supremo Tribunal Federal que manteve os poderes do Conselho Nacional de Justiça para investigar juizes, o presidente da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro, Claudio Dell'Orto, a festejava como correta. A ministra Eliana Calmon, corregedora do CNJ e contra quem se concentrou o fogo da AMB, se emocionou com a decisão do STF. "A Justiça brasileira está engrandecida", ela disse. Acrescentou que vai continuar as investigações a partir do ponto em que pararam por conta da liminar do ministro Marco Aurélio de Mello. "Me perguntaram o que eu irei fazer agora. Respondi: dormir, pois não durmo há três meses", desabafou. Muito justo.

Preconceito

Um brasileiro de 30 anos, Hemerson Pinheiro FortKamp, foi espancado até a morte por cinco pessoas à saída de uma boate em Lisboa, Portugal. Hemerson e o primo André foram agredidos à saída da boate Kapital após um desentendimento no seu interior. André conseguiu fugir com ferimentos leves, mas Hemerson, que caiu quando corria, morreu no hospital com ferimentos graves. A mãe dele, Antonia Monteiro Pereira, que vive há 12 anos em Portugal, disse: "Nós sofremos preconceito o tempo todo. Meu filho não queria mais viver aqui". Devido ao alto custo do traslado  para o Brasil, onde a familia queria sepultá-lo, o corpo de  Hemerson será cremado neste sábado lá mesmo em Lisboa.Ninguém até agora foi preso. Não é a primeira vez que ouço queixas de brasileiros sobre o preconceito dos portugueses, um absurdo, já que somos todos irmãos, temos uma história praticamente comum e falamos a mesma lingua. Esse preconceito contra os brasileiros certamente parte de uma minoria, não representando, portanto,  o sentimento da grande maioria dos portugueses.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CNJ fortalecido

Por 6 votos a 5 o Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira, após dois dias de demorado debate, manter os poderes do Conselho Nacional de Justiça para investigar magistrados, derrubando, assim, a liminar concedida no final do ano passado pelo ministro Marco Aurélio Mello, que havia esvaziado os poderes do Conselho. Votaram a favor do fortalecimento do CNJ os ministros Joaquim Barbosa, Gilmar Mendes, Ayres Brito, José Antonio Toffoli, Rosa Weber e Carmen Lúcia. Pela limitação dos poderes do CNJ, tese derrotada, votaram os ministros Marco Aurélio Mello, Celso de Mello, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski e Cezar Peluso. A decisão, comemorada em todo o país, estabelece ainda que todos os julgamentos serão públicos. Na opinião do presidente da OAB do Rio de Janeiro, Wadih Damous, a decisão do STF foi uma vitória da democracia e do povo brasileiro. A partir dessa decisão ninguém mais está acima da Lei. Parabens ao Supremo.

Turismo espacial

Dentro dos próximos cinco anos, mais precisamente em 2017, turistas espaciais poderão dar uma volta na Lua. A informação  é da companhia americana Space Adventure. Ano passado uma personalidade famosa pagou 150 milhões de dólares aos russos para uma viagem ao espaço a bordo da nave Soyuz. Uma empresa russa está construindo uma nave espacial para viagens comerciais à Lua até 2020, com direito a uma visita à Estação Espacial Internacional. Já tem gente se programando.

Tragédia no futebol

Uma briga entre torcidas no Egito deixou um saldo de 74 mortos e mais de mil feridos. O jogo entre o Al Ahly e o Al Masry se realizava em Port Said, a 200 quilômetros do Cairo, quando explodiu a violência. Dois jogadores egípcios, traumatizados, decidiram largar o futebol depois do que viram.  O jogador brasileiro Fabio Junior, autor do único gol do Al Ahly, que perdeu de 3 x 1, disse que ficou com muito medo. O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que "o futebol não pode ser manchado pelos que pretendem o mau". E\pediu um relatório detalhado da tragédia. O Parlamento Europeu, por sua vez, aprovou novas medidas para evitar violências desse tipo no futebol da Europa. A tragédia repercutiu em todo o mundo. Lamentável.

Frio demais

Nada menos do que 89 pessoas já morreram de frio no leste europeu, onde a temperatura chegou a 33 graus negativos. Na Russia, mais precisamente na cidade de Topki, na região siberiana, um homem assaltou um supermercado para ser preso e proteger-se do frio na cadeia. Na verdade ele não roubou nada, apenas simulou o assalto com um faca  para ser preso. E conseguiu. Um policial, frio como o gelo, disse que ele deverá passar  os próximos "cinco anos se aquecendo na prisão". Enquanto isso por aqui pelo nordeste as chuvas não chegam e o calor passa dos 35 graus positivos, permitindo o desfile de biquinis nas praias para alegria dos marmanjos. Como é bom ser brasileiro.

Justiça ignorada

A diretoria do  Banco da Amazônia ignorou mesmo a decisão da Justiça do Trabalho e não pagou aos aposentados e pensionistas o adiantamento da primeira parcela do 13º salário, conforme aviso dado pelo seu porta-voz, a CAPAF.  Eu gostaria que alguém me respondesse  as seguintes perguntas: 1 - Ninguém sofre nada por descumprir ordem judicial? 2 - O que a Associação de Aposentados (AABA) está fazendo para obrigar o Basa a cumprir a decisão judicial?  3 - A quem recorrer? 4 - Por que o Abdias tem tanto ódio dos velhinhos do Banco?  5 - Será que ele imagina que nunca vai envelhecer?

Será??

Um anônimo informa a este blog que a decepcionante administração de Erse/Everaldo está programando vender o prédio da Caixa de Assistência dos Funcionários do Basa (CASF) da Avenida Braz de Aguiar, em Belém, para comprar um prédio velho. Não duvido. Erse, que decepcionou todos os que acreditaram nele não cumprindo o que prometeu e fazendo pior do que Prado, tendo Everaldo como eminência parda, quando presidente da AABA comprou um prédio na Presidente Pernambuco que acabou se transformando num "elefante branco", pois ninguém vai lá. E apresentou a compra na época como um grande negócio. Pra quem??? Nem bem assumiu a  CASF e criou uma taxa extra para cobrir um rombo (provocado por  quem???). Depois de tudo o que temos visto desde que ele assumiu a CASF tudo é possível. É bom ficar de olho...