sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Para inglês ver

Não são apenas brasileiros desavisados que se deixam influenciar pelas notícias tendenciosas da chamada Grande Imprensa. Até o tradicional jornal inglês "The Economist" se deixou conduzir pelo noticiário passional. Em artigo publicado nesta sexta-feira o jornal inglês ataca, de modo muito agressivo, a política brasileira e a eleição do senador Renan Calheiros para a presidência do Senado. Não cita, porém - a exemplo dos seus congêneres brasileiros - nenhum caso de corrupção do novo presidente do Senado, limitando-se a dizer que ele enfrenta muitas acusações. É a mesma linguagem dos nativos. Na verdade, indiretamente acusa o povo brasileiro de não saber votar. E cita a campanha feita pela internet, onde são recolhidas assinaturas para o impeachment de Renan. Fico impressionado com a ingenuidade de pessoas, algumas aparentemente inteligentes, que se prestam a fazer o jogo do grupo interessado em derrubar Calheiros - o que não significa nenhuma preocupação com o dinheiro público - e que organizou essa campanha que, obviamente, não foi espontânea. Eu não integro nenhum partido político, não sou funcionário do Senado e nem conheço Renan Calheiros, mas gostaria que, ao invés de noticias no condicional, fossem declarados os casos efetivos de corrupção do senador alagoano, para que eu possa engrossar o coro dos que desejam a sua queda. Sem isso, não me deixo influenciar por interesses que não os do povo brasileiro. Agora, eu pergunto: qual o interesse do jornal britânico em imiscuir-se na política brasileira? Por que eles não se preocupam com o problema interno do seu país, onde, volta e meia, estoura um escândalo de corrupção? Ou será que eles são modelos de honestidade?

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que o Serra e o FHC já andaram por lá, plantando desgraças tal como fizeram quase no fim da campanha do segundo mandato de Lula, em New Yorka? Àquela altura, ainda contaram com os conhecimentos do ex-ministro Malan, então bem ciente dos negócios americanos...
Por falar em Malan, a Globo deu-lhe de presente um lugar na sua sucursal de Londres, contratando sua filha, Cecília Malan, que pode ser vista quase todos os dias próxima ao Renato Machado.