segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Não de novo

Reunidos na manhã desta segunda-feira, no auditório do Sindicato dos Bancários do Estado do Maranhão, aposentados e pensionistas do Banco da Amazônia tomaram conhecimento das notas publicadas pelo ex-presidente Abdias Junior, no apagar das luzes da sua triste gestão, comunicando a implantação dos Planos Saldado de Benefício Definido e Misto de Benefícios Saldados, com vigência desde primeiro de janeiro deste ano. Na oportunidade, o assessor jurídico do sindicato, Dr. Antonio Nunes, explicou que esse fato não afeta quem não aderiu a esses planos, que tem seus direitos assegurados pela Justiça do Trabalho. Diante disso, os aposentados e pensionistas maranhenses mantiveram a decisão de NÃO migrar para esses planos, conscientes de que a adesão significa entrega desses direitos. Por outro lado, o sindicato do Maranhão também já entrou com uma ação na Justiça para assegurar o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas que não migraram para os novos planos, já que, ao contrário dos outros, eles mais uma vez foram preteridos, num gesto odiento de retaliação justamente por não terem aderido. Espera-se que o novo presidente do Basa, Pedro Rossi, que assumiu o cargo nesta segunda-feira, não prossiga na infeliz perseguição iniciada pelo Abdias.

4 comentários:

Anônimo disse...

Será que essa ação do combativo e atuante Sindicato dos Bancários do Maranhão abrange os participantes que não residem naquele Estado? Você saberia nos informar isso, caro Ribamar?
Se não favorecer também os participantes residentes fora do Maranhão, espero que a AABA recorra logo à Justiça, a fim de garantir o mesmo para os demais participantes de fora do Maranhão.

Anônimo disse...

será que a ação do SEEB-MA, não vai ser igual a do ano passado, em relação ao adiantamento 13°, que só valeu para MA, e só foi paga no fim do ano, e a ação da AABA, podemos ter certeza absoluta de vitória em Brasilia?

evandro show disse...

Por debaixo dos panos da implantação dos planos salgados, existe forte cheiro de conspiração. Aí mora o perigo.
O ex-presidente Abidias, que não deixou um pingo de saudades, já dizia que o Plano BD seria liquidado. E isso seria muito ruim para o BASA, pois teria que indenizar, de imediato, os não aderentes, medida que afetaria sensivelmente o PL do banco.
A ANAPAR ( Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão )já anunciou que a PREVIC estuda, com sua Procuradoria, meios jurídicos para neutralizar a ação trabalhista interposta pela AABA que garante o pagamento dos beneficios dos integrantes desse plano.
E há outras fumaças saindo do chaminé do Nucleo Jurídico do BASA confirmando que está em curso essa medida.
Como o seguro morreu de velho, recomendo que se encomende ao Dr. Antonio Nunes, assessor jurídico do SEEB-MA, um minucioso parecer sobre o assunto ( como o BASA poderá derrubar essa ação ) e, se for caso, indicar qual o remédio jurídico para evitar essa tragédia.
A título de sugestão, informo que eles estão querendo dar nova interpretação sobre a sentença de mérito. Vejam o que disse a ANAPAR:
... " A sentença diz que o BASA e CAPAF tem que honrar o pagamento dos benefícios, não diz como, pode ser inclusive via Plano Saldado. Na sentença não há nenhuma exigência de continuidade do Plano. É evidente que a procuradoria da PREVIC está analisando este aspecto também da questão."

Elias Praxedes disse...

A conspiração existe, sim, infelizmente com a conivencia escancarada de uma entidade que foi criada para defender os Participantes e Assistidos de Fundos de Pensão, no caso, a ANAPAR.O sindicato dos bancários do Maranhão, como de hábito, sai na frente, enquanto o presidente da AABA, Agildo Moneytrio, só pensa "naquilo", ou seja, em ser o próximo presidente da CASF, fazendo o mesmo percursos do Erse, que o "ungiu" na AABA, em troca de relevantes serviços prestados na Comissão Eleitoral, que deu uma "mãozinha" para eleger o Erse na CASF, com apoio ostensivo do Banco da Amazônia. A nossa esperança é que o Sílvio, presidente da AEBA, pode fazer a diferença "puxando a carroça da AABA" para ingressar com o reméio legal que possa evitar que os aposentados e pensionistas da CAPAF possam ser jogaos na rua da amargura. Não basta parecer jurídico. Faz-se urgente o ingresso de uma petição na 8a Vara do TRT-PA, para garantir a sobrevivência dos velhinhos. Ao Agildo é bom avisar que se os velhinhos perderem seus benefícios também deixarão de ser asociados da CASF e não votarão nele jamais ...