terça-feira, 27 de novembro de 2012

Egoismo

Financiada pelo governo de Sergio Cabral e por prefeituras da Baixada Fluminense foi realizada nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, uma manifestação denominada de "Veta, Dilma", com o objetivo de pressionar a Presidenta a vetar o projeto de lei 2565, que redistribuiu os royalties do petróleo, já aprovado pela Câmara e Senado. Só o governo do Rio gastou R$783 mil na manifestação. Segundo a Policia Militar, a manifestação reuniu cerca de 200 mil pessoas, mas muitas delas não sabiam o objetivo do ato. Luan Feliciano, de 18 anos, que empunhava uma bandeira, disse que não sabia ao certo do que se tratava, enquanto a dona de casa Patricia, de Macaé, disse que só sabia que era alguma coisa que afetava a saúde e a educação do seu município. "Pergunta ali ao prefeito", ela pediu ao repórter do "Jornal do Brasil". Ela, Luan e muitos outros foram transportados em ônibus fretados pelas prefeituras. A Presidenta Dilma Roussef, que tem até a próxima sexta-feira para vetar ou não o projeto, disse que os royalties devem ser usados de forma responsável para tornar o Brasil melhor, mais desenvolvido e com mais oportunidades para os brasileiros, um sinal de que não pretende vetá-lo. O projeto redistribuiu os royalties do petróleo, de modo a beneficiar também municípios não produtores em todo o Brasil, o que é muito justo. O governador Sergio Cabral disse que o projeto vai inviabilizar o Rio, que deixará de receber alguns bilhões de royalties. E antes do petróleo, o Rio não vivia? Querer impedir a redistribuição dos royalties é puro egoismo. Afinal, o Brasil não é apenas o Rio, Espírito Santo, etc.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ribamar,
Vc certamente acharia justo dividir o dinheiro que rende a extração de minérios (que é do subsolo, portanto, da União, tal qual o petróleo).
E a agricultura totalmente financiada pelo Governo continua dando lucros somente para os grandes agricultores, entre os quais muitos grileiros que usam terras da União.
Há muito que discutir, fora das bancadas de interesseiros.