terça-feira, 13 de novembro de 2012

Conciliação?

Aproveitando a Semana Nacional de Conciliação o Banco da Amazônia e a Capaf (Caixa de Aposentadoria Complementar do Basa)apresentaram proposta de acordo a todos os aposentados e pensionistas do Banco que possuem ações na Justiça. A audiência de conciliação, no TRT do Maranhão, foi realizada nesta terça-feira e todos os reclamantes rejeitaram a proposta, assessorados pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão. Motivo: descobriu-se que tudo não passava de uma armadilha para que os velhinhos migrassem para o novo plano saldado da Capaf. Ou seja, a dupla Basa/Capaf na verdade não queria acordo mas, simplesmente, ampliar a adesão ao novo plano. Não deu certo. Agora, uma perguntinha inocente: se é o Basa que, por decisão judicial, está pagando os salários de aposentados e pensionistas, por que a Capaf continua descontando a contribuição?

4 comentários:

Rubens Fayal disse...

Essa pergunta , aliás, não quer calar. De igual modo, questiona-se a manutenção da política de empréstimos da CAPAF, "congelada" por 120 meses, com taxas de juros "cristalizadas" muito acima das praticadas no mercado bancário.Há casos de um "tomador" que recebeu 22 mil reais de empréstimo original e está pagando quase um mil reais durante 120 meses, o que vai dar mais de R$-100 mil reais.... A Aeba e a Aaba precisam questionar na Justiça esses dois problemas, pois a CAPAF não é uma "ilha" inatingível pelas leis vigentes. A "blindagem" de um Fundo de Pensão não pode ser feita á revelia da legislação e das práticas de mercado.

Anônimo disse...

Eu já fiz essa pergunta sobre o paradeiro dos descontos nas folhas de pagamento dos aposentados por parte da CAPAF.
Solicitei que alguém me respondesse. Ninguém atendeu. Poderiam, agora, os ex-funcionários que aderiram e fizeram campanha contra os aposentados, responder? Ou mesmo algum esperançoso em cargos na "futura" Capaf?

Anônimo disse...

Boa pergunta, caro Ribamar. Também queria saber, já que o BD está falido e é o BASA que nos paga por decisão judicial. . . Não faz sentido esse desconto. Mas, como sempre, nem BASA nem CAPAF dão satisfações aos participantes da CAPAF.

Rodolfo Cerveira disse...

Já fiz a pergunta faz muito tempo, mas os doutores sobre legislação dos Fundos que sempre passeiam nesse Blog não responderam. Aliás, apesar da decisão judicial continuo pagando a contribuição de 24% sobre a complementação. Por que a AEBA e AABA não esclarecem? Será que a justiça conhece este detalhe?