quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Comunicado

O Banco da Amazônia e a sua Caixa de Previdência Complementar (CAPAF) publicaram esta semana comunicado de um quarto de página nos jornais da várias cidades, avisando os empregados, aposentados e pensionistas do Banco de que já está aberto, desde o dia 20 deste mês, o prazo para adesão ao novo Plano denominado "Saldado". Eis, na íntegra, o comunicado:"Atenção empregados do Banco da Amazônia, aposentados e pensionistas da CAPAF. A partir do dia 20 de agosto até 06 de setembro de 2012 estará aberto o período para adesão aos novos planos de benefício da CAPAF. Você receberá nos próximos dias todo o material necessário para a adesão. Os demandantes de ações judiciais baseadas na Portaria 375/69 serão contatados para celebrar conciliações perante o juízo competente. Participe! A solução proposta gatante o recebimento vitalício das aposentadorias e pensões". O BASA deve estar nadando em dinheiro para gastar tanto em anúncio sem o menor sentido, pois se o assunto é de natureza interna não seria mais lógico mandar correspondência aos funcionários, aposentados e pensionistas? O que o público leitor da mídia impressa tem a ver com o problema? Ou será que o anúncio tem apenas o objetivo de manter o fluxo de caixa aos jornais para mantê-los de bico fechado? Mais abaixo publico uma análise detalhada sobre o "Problema-CAPAF" do engenheiro aposentado José Roberto Duarte.

4 comentários:

Anônimo disse...

Comentários no site da AEBA, sobre o assunto:

Evandro Show
22/08/2012
A CAPAF TÁ DOIDA, TÁ ?

Tenho o desprazer de comunicar que recebi, ontem, o material pró-adesão da CAPAF, que já o apelidei de " o pacotão ". Papel caro e ainda via sedex, com o seu e meu dinheiro. Vamos ao que interessa :
1 - Ganhei na Justiça o direito de não mais contribuir para a entidade, desonerando minha folha de pagamento em 1.100 reais e ainda fui buscar os valores pagos indevidamente. Agora, vejam bem, se eu aderir ao novo ( novo ? ) plano, passo a contribuir com mais de 2 mil reais e, em troca, a dupla BASA/CAPAF promete me pagar o CAF. Trocando em miúdos, a vantagem entra por uma porta e sai pela outra, ficando apenas 900 reais. Pior, com a desvantagem de correr o risco de o plano fracassar ( os indicativos apontam que sim , e eu ficar sem pai nem mãe. A CAPAF tá ficando doida, tá ?
2 - O mais grotesco, exdrúxulo, desumano, desleal, truculento e maquiavélico é o anexo " Termo de Adesão ". Quem vai ter coragem de apor sua assinatura nesse documento ?
Meus amigos e amigas, nem sob tortura de pau-de-arara, choque nas partes genitais, asfixia, imersão na tina, extração de unha sem anestesia ou suplício chinês, vai nos fazer aderir aos novos planos. Já estamos com o pé na cova mesmo !
BASA e CAPAF: deixe-nos viver o pouco de dias que nos restam em comunhão com a paz. Já cumprimos com nossa obrigação e nada mais devemos a vocês!
Como diria Altemar Dutra: QUE QUERES TU DE MIM, SE TUDO JÁ TE DEI ?
3 - E o modelo do Acordo de Desistência das Ações ? É nitroglicerina pura contra os participantes do plano BD-375/69 que não optaram pelo PCS/94 e tentam, na Justiça, o cumprimento de cláusulas pétreas. A CAPAF tá ficando doida, tá ?
Peço pelo amor de Deus, pelo amor de suas famílias, não assinem nenhum documento desses contidos no pacotão.
Meu abraço, e estamos novamente a postos para defender os amigos aposentados e pensionistas.
Meu abraço
----------------------------------
Comentário 2:

Evandro Show
22/08/2012
FALA SÉRIO !!

A raposa CAPAF vem, há muito, tentando cercar os frangos da raça BD-375/69. Na arapuca do PCS/94, pegou alguns indefesos e frágeis frangotes.
No ano passado, reforçando a armadilha, capturou outros, também frágeis , indefesos e incautos. Nesse balaio, entraram até aves de outras raças que nada tinham a ver com a fome da raposa, os aposentados e pensionistas sob a responsabilidade do BASA.
Pois bem. Eis que de repente, não mais que de repente, o animal volta à carga, desta vez com milhos envenedados e banhados de ouro, como forma de dizimar, de vez, o restante dos galináceos de raça pura. A dona raposa mal sabe, mas até os ratos sabem muito bem, que a mesma armadilha só funciona uma vez. É perder tempo e dinheiro buscar seduzir o restante dos agora astutos galos da raça BD-375/69. Mesmo porque, já vacinados, do alto do poleiro e sob a proteção da Justiça, não vão se deixar iludir pelo jogo da sedução.
Até parece que a CAPAF esteja falando sério.
FALA SÉRIO CAPAF, me engana que eu gosto...
Meu abraço
obs: mensagens para:
evandrofernandesouza@gmail.com



Anônimo disse...

AERUS - UMA NOVA VITÓRIA

UMA LIÇÃO PARA REJEITARMOS AS PROPOSTAS INDECOROSAS DO CASAL BASA/CAPAF & CIA

O motivo do silêncio
Postado por Maia at 20:50 sob Uncategorized

Recebi vários e-mails nos últimos dias reclamando do silêncio do blog. De fato, o silêncio se impôs nos últimos dias.

Apesar de, na nossa opinião, a antecipação de tutela ser irrecorrível, visto que a Suprema Corte do país é que havia determinado o seu cumprimento a partir da sentença de primeiro grau, na SL 127, a União nos surpreendeu entrando com novo pedido de Suspensão de Liminar, na semana passada, desta vez junto à Presidência do TRF1.

Essa medida realmente nos preocupou, pois nos autos da ação principal a União afirma que está buscando todos os esforços para cumprir o quanto antes com a antecipação de tutela.

Apresentamos memoriais nessa medida proposta pela União apontando os motivos pelos quais não se poderia conceder a suspensão desejada.

Hoje à tarde saiu a decisão do TRF1. Não foi concedida a suspensão de segurança. A SL 127 continua em plena vigência, apoiada nas provas da ação civil pública. A antecipação de tutela não foi derrubada pela União. A decisão de hoje afirma o seguinte:

Diante disso, uma vez prolatada, não há motivos para que a sentença não produza seus efeitos, frustrando, mais um vez, justas expectativas de aposentados e pensionistas de perceberem a complementação de seus proventos após o julgamento do mérito da Ação Civil Pública 2004.34.00.010.319-2 na primeira instância, como decidiu a Suprema Corte no Agravo Regimental na Suspensão de Liminar 127-2, em 14/04/2010. Isto posto, Indefiro o pedido da União.

Cabe recurso dessa decisão, porém sem efeito suspensivo. Ou seja, a União DEVE pagar já no próximo mês, o que não significa que ela irá pagar. De qualquer forma, estamos batalhando para isso, a partir de agora apoiados em mais uma decisão judicial. Caso o pagamento não ocorra, tomaremos as medidas necessárias.

Por fim, novamente peço calma a todos, pois os questionamentos que continuam surgindo serão respondidos no devido tempo, assim que forem julgados os Embargos de Declaração interpostos

Anônimo disse...

DEU NO ESPAÇO ABERTO

quarta-feira, 22 de agosto de 2012Caso da Capaf vai ser levado ao Congresso Nacional
O relançamento dos planos saldados, como salvação da Capaf, mais uma vez está provocando polêmica e indignação.
A coisa funciona mais ou menos assim: o Banco da Amazônia não deseja debate e sim aprovação da opção oferecida em forma de prato feito e acena com uma pérola do "despotismo iluminado": ou o prato feito ou a liquidação da Capaf, na base do "Aprés moi, le deluge" (depois de mim, o dilúvio).
A Associação dos Empregados do Banco da Amazônia (Aeba) a Associação dos Aposentados do Banco da Amazônia (Aaba) estão denunciando ao Ministério Público a prática de assédio moral de parte do Basa e da Capaf e vão levar essa denúncia ao Congresso Nacional, através dos senadores Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e José Pimentel (PT-CE), este, por sinal, ex-ministro da Previdência Social, ao qual se subordina a Superintendência da Previdencia Complementyar (Previc).

Anônimo disse...

Caro Evandro: (a propósito da Fábula dos Galináceos e da Raposa).
Você disse tudo, mas permita-me ainda acrescentar uma questão (sobre a qual, você, aliás, já fez muito apropriadamente um ALERTA): como disse o seu xará da Banda Blitz, naquela música das batatas fritas , "tá tudo muito bom, tá tudo muito bem", todo mundo assina o Plano Requentado e aí passa no Congresso aquela Lei, Decreto ou coisa que o valha, que o Governo Federal está querendo IMPOR e que RETIRA O PATROCINADOR do Fundo!!!! Ironias à parte, e aí, como é que ficamos todos nós? Todo mundo seguro no pincel apenas? Somos velhinhos mas não somos de Taubaté. . .
É, caro Evandro, você está certíssimo, essa raposa está delirando mesmo se pensa que vai conseguir pegar os galináceos todos.
Moral da fábula dos galináceos: no caso AERUS (fundo privado de empresa privada que faliu): a União NÃO foi condenada A REPASSAR VERBAS PARA ELE! Foi MUITO MAIS que isto: foi condenada A ARCAR DIRETAMENTE com a folha de pagamentos mensais de seus participantes! Este fato FAZ TODA A DIFERENÇA! (Só a "esperta" raposa não enxerga isso e pensa que pode iludir os participantes, retirando-lhes os seus direitos).