quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Leilão

Os petroleiros de São Paulo entraram em greve, ao mesmo tempo em que são registradas manifestações em todo o país, contra o leilão do pre-sal, previsto para a próxima segunda-feira. O ministro das Minas e Energia, Edson Lobão, no entanto, confirmou a realização do leilão para aquela data, apesar dos protestos. Quando a própria Petrobrás utiliza em sua propaganda institucional na televisão imagens antigas das passeatas dos brasileiros defendendo o petróleo, com faixas dizendo "o petróleo é nosso", o que inclusive garantiu a criação da empresa, parece um contra-senso a decisão do governo Dilma de querer leiloar o pre-sal. Na prática isso será uma privatização, contra o que sempre lutou o PT. Qual a justificativa?

Um comentário:

Anônimo disse...

Estranho a falta de informação do post!
Se eu possuo um supermecado e vendo uma área de 200 m2 internamente, mas com entrada independent,e para um interessado em fazer funcionar uma farmácia, por exemplo, estou privatizando uma área. ISSO É PRIVATIZAÇÃO! Não posso mais reavê-la por decreto nem por outro artifício legal, a não ser por recompra.
Por outro lado, mantendo a área sob meu domínio e se apenas terceirizo A OPERAÇÃO dessa farmácia, isso é algo como concessão do direito de uso. No caso da Petrobrás, chamou-se a concessão de partilha, porque a Petrobrás será a operadora geral do empreendimento e pode, pelos contratos, revogar essa concessão e mais; terá percentual sobre o lucro das operações.
Como se vê, faltou esclarecimento seu e do próprio Governo (que tem obrigação de fazer isto), pois toda a oposição, por causa do desconhecimento do público, aproveita-se e esculacha o Governo por estar "privatizando" nos moldes do FHC !!!